quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Produtores de cacau protestam e interditam BR-101 no sul da Bahia

Um protesto realizado na manhã desta quarta-feira (04/02) interditou a BR-101, no trecho de Itamarati, distrito do município de Ibirapitanga, no sul da Bahia. A manifestação foi organizada por produtores de cacau e apoiadores do setor, que cobram o fim da importação do produto e a valorização do cacau nacional.

De acordo com os manifestantes, a mobilização é motivada pela forte queda no preço da arroba do cacau, registrada após a chegada, em janeiro, de um navio carregado com produto importado. A entrada do cacau estrangeiro no mercado teria provocado impactos diretos na renda dos agricultores da região.

Atualmente, segundo os produtores, a arroba do cacau está sendo comercializada por cerca de R$ 220, valor considerado insuficiente para cobrir os custos de produção. A situação tem gerado apreensão entre pequenos e médios agricultores, que dependem da cultura cacaueira como principal fonte de renda.

Este é mais um protesto realizado no sul da Bahia nas últimas semanas. A maior mobilização ocorreu no dia 28 de janeiro, em frente ao porto de Ilhéus, reunindo produtores rurais, empresários, lideranças políticas e moradores de vários municípios da região.

O tema também ganhou repercussão durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município de Gandu, quando produtores organizaram um ato para cobrar providências dos governos estadual e federal em defesa da cacauicultura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário