terça-feira, 23 de junho de 2026

Cantor faz show apenas para mãe e tia em festa junina na Bahia, viraliza nas redes e ganha milhares de seguidores; saiba quem é

O que poderia ter sido apenas um registro de um momento com pouco público acabou se transformando em uma grande vitrine para o cantor Ronny Seresteiro, um dos nomes conhecidos da música de Ubaitaba, no sul da Bahia. Um vídeo da apresentação do artista durante o São João da cidade viralizou nas redes sociais e fez o músico ganhar milhares de novos seguidores.

As imagens, divulgadas pelo site Acorda Ubaitaba, mostram Ronny se apresentando no palco diante de poucas pessoas durante a abertura dos festejos juninos, realizada no dia 19 de junho. O registro chamou atenção justamente pela diferença entre a estrutura do evento e o número de pessoas acompanhando o show naquele momento.



Após a repercussão, internautas passaram a compartilhar mensagens de apoio ao cantor. Segundo relatos que circularam após a divulgação, as pessoas que estavam mais próximas ao palco eram a mãe e uma tia de Ronny, o que aumentou ainda mais a comoção nas redes

Vitória da Conquista registra 8,9°C e tem a menor temperatura da Bahia


A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, registrou 8,9°C na manhã de segunda-feira (22) e teve a menor temperatura do estado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O município também apareceu entre os mais frios do país, ocupando a 65ª posição no ranking nacional divulgado pelo órgão. Apesar do destaque estadual, a temperatura ficou distante da menor marca registrada no Brasil, que foi de 1,8°C em Monte Verde, em Minas Gerais.

No ranking baiano, Correntina, no oeste do estado, ficou em segundo lugar, com temperatura mínima de 10,8°C. O município ocupou a 129ª colocação entre as cidades mais frias do país.

Lençóis, na Chapada Diamantina, registrou 12,3°C e apareceu na terceira posição entre os municípios baianos, além de ocupar o 178º lugar no ranking nacional.
Os registros ocorrem nos primeiros dias do inverno, que começou oficialmente no último domingo (21). A estação é caracterizada por temperaturas mais amenas em diversas regiões da Bahia, especialmente em áreas de maior altitude, como a Chapada Diamantina e o sudoeste do estado.

Considerada a cidade mais fria do Nordeste, Piatã, na Chapada Diamantina, tem previsão de temperaturas entre 12°C e 30°C nesta terça-feira (23), segundo o Inmet.

Confusão e Tentativa de Homicídio Assustam Populares em Posto de Combustíveis de Conquista

A madrugada desta terça-feira (23) foi marcada por cenas de violência em Vitória da Conquista. Uma briga generalizada registrada em um posto de combustíveis nas proximidades do Parque de Exposições causou pânico entre clientes e funcionários.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da confusão. Nas imagens, um homem aparece tentando atacar outro durante a briga, enquanto diversas pessoas correm para se proteger. Um dos envolvidos utilizava capacete.

Quem estava na loja de conveniência do estabelecimento se assustou com a situação e deixou o local às pressas. Até o momento, não há informações sobre feridos nem se a Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.

A motivação da confusão ainda é desconhecida.

Mãe encontra vídeos do namorado abusando sexualmente da filha de 3 anos; saiba mais

Um caso bárbaro chocou a cidade de Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco, após uma garota de 3 anos ter sido estuprada pelo nmorado da mãe. O caso veio à tona após a mãe da vítima encontrar vídeos dos abusos no celular do companheiro.

Ao g1, a mãe, que mantinha um relacionamo com o criminoso há três meses, revelou que o crime foi descoberto na noite do último domingo (21). A polícia foi acionada de imediato e o homem detido. Ainda na entrevista, a mulher contou que, por desconfiar de traições, decidiu embriagar o suspeito para tentar descobrir a suposta traição.

Eu peguei o celular dele e vi que, na lixeira, tinha três vídeos dele se masturbando e abusando da minha filha e, em outros, mexendo nas partes íntimas dela. Eu liguei para a polícia na mesma hora, e disseram para eu não fazer nenhuma movimentação na comunidade, para evitar linchamento", contou a mãe, ao g1.

Filho confessa ter matado e decapitado mãe dentro de casa

Uma mulher de 54 anos, identificada como Jussara Maria Rodrigues da Cruz, foi morta e decapitada pelo próprio filho na madrugada desta segunda-feira (22), no bairro Ermelinda, em Belo Horizonte (MG). O suspeito, que teria esquizofrenia, confessou o crime à polícia.

Segundo relatos de parentes, o jovem, de 27 anos, estava trancado em casa com a mãe havia cerca de três dias

A Polícia Militar foi acionada após parentes estranharem o sumiço de Jussara, que não aparecia em compromissos e não era vista na região há dias. Ao chegarem ao apartamento, os agentes precisaram arrombar a porta e encontraram a vítima já sem vida no quarto.

O filho estava no imóvel e, de acordo com a polícia, admitiu ter cometido o crime no momento da abordagem. Ele foi detido e encaminhado inicialmente ao Hospital Odilon Behrens para atendimento médico.

Testemunhas relataram que uma vizinha teria ouvido pedidos de socorro antes do silêncio repentino vindo do apartamento. Jussara foi descrita por conhecidos como uma pessoa dedicada e próxima aos filhos.

Mistério em Conquista: Idoso é encontrado sem vida dentro de carro no Bairro Miro Cairo

A manhã desta terça-feira (23) começou com uma ocorrência que chamou a atenção dos moradores de Vitória da Conquista. Um homem de 65 anos foi encontrado morto dentro de um veículo estacionado no bairro Miro Cairo.

A vítima foi identificada como Vitório Ribeiro. O corpo estava no interior do automóvel, localizado na Rua Circular. Equipes da Polícia Técnica foram acionadas para realizar os procedimentos necessários.

Segundo as primeiras informações, não foram encontrados sinais aparentes de violência. A principal suspeita é de que o idoso tenha sofrido um mal súbito enquanto estava no veículo.

O corpo foi encaminhado para os procedimentos legais, e as circunstâncias da morte deverão ser esclarecidas pelas autoridades competentes.

Justiça condena mulher que matou crianças com ovo de Páscoa envenenado; relembre o caso

A Justiça condenou, na madrugada desta terça-feira (23), Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos e três meses de prisão em regime fechado por matar duas crianças com um ovo de Páscoa envenenado. O crime aconteceu em Imperatriz, no Maranhão, em abril de 2025
As vítimas foram identificadas como Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13. A mãe deles, Mírian Lira Rocha, também ingeriu o doce e chegou a ficar internada em estado grave, mas sobreviveu

Segundo a denúncia do Ministério Público do Maranhão (MPMA), Jordélia enviou o ovo de Páscoa à residência da família contendo chumbinho, pesticida utilizado como veneno para ratos. A investigação apontou que o crime foi motivado por ciúmes e desejo de vingança, já que a condenada era ex-companheira do então namorado de Mírian.

A acusada teria saído da cidade de Santa Inês, se hospedado em um hotel em Imperatriz usando identidade falsa e contratado um mototaxista para entregar o presente. O ovo foi enviado acompanhado de um bilhete com a mensagem: "Com amor para Mirian Lira. Feliz Páscoa!!!".

Durante o julgamento, o Tribunal do Júri reconheceu Jordélia como autora de dois homicídios qualificados, pelas circunstâncias de motivo torpe, uso de veneno, dissimulação e pelo fato de as vítimas serem menores de 14 anos. Ela também foi condenada por tentativa de homicídio qualificado contra Mírian, que sobreviveu graças ao rápido atendimento médico

Show de Tarcísio do Acordeon no São João de Serrinha é cancelado após acidente na BR

O show do cantor Tarcísio do Acordeon nos festejos juninos de Serrinha foi cancelado após a equipe sofrer um acidente na BR. A apresentação estava programada para ocorrer na segunda-feira (22).

A informação foi divulgada pela organização do São João de Serrinha através de uma nota publicada nas redes sociais oficiais do evento. (confira a íntegra da publicação no final)

Ainda segundo a organização, o acidente impossibilitou o deslocamento e a chegada da equipe técnica e dos músicos do artista ao circuito junino a tempo de realizar o show.

Confira a nota

Até a publicação desta matéria, não havia mais detalhes sobre o acidente.

Susto no São João: Parte de palco desaba durante show de Amado Batista em Itapetinga

Parte da estrutura do palco do São João de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, desabou durante a apresentação do cantor Amado Batista, na noite de segunda-feira (22). O incidente provocou susto no artista, na equipe técnica e no público que acompanhava o show.

Vídeos gravados no local mostram o momento em que a estrutura cede. Nas imagens, Amado Batista deixa rapidamente o palco enquanto integrantes da produção e o público reagem à situação.

Em nota, a Prefeitura de Itapetinga informou que o caso ocorreu antes do início da apresentação do cantor. A gestão municipal afirmou ainda que as pessoas que caíram tiveram ferimentos leves e receberam atendimento prestado por equipes do Corpo de Bombeiros e dos profissionais de apoio que atuavam no evento.

Segundo a prefeitura, após as intervenções necessárias e a confirmação das condições de segurança, o palco foi liberado novamente para uso. O cantor Amado Batista retornou e continuou a apresentação.

"A programação seguiu garantindo a integridade de artistas, trabalhadores e da população", informou a administração municipal em nota.



segunda-feira, 22 de junho de 2026

Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional

A versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser acessada no aplicativo GOV.BR no celular e usada como documento de identificação. Para lembrar a população sobre esse recurso, o governo federal enviou notificações no WhatsApp e na Caixa Postal GOV.BR.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), “muitas pessoas” emitiram a nova carteira, mas não acessaram a versão disponível na plataforma eletrônica de acesso a serviços públicos federais e também de estados e municípios.

Até 12 de junho, 55,8 milhões de pessoas emitiram a CIN, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo para baixar a CIN em formato digital, que fica na seção “carteira de documentos”.

O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, explicou que o governo incentiva o uso desse recurso pela população.

“Ter esse documento em seu celular facilita em viagens, entrada de shows ou eventos e em qualquer outra situação em que seja necessário se identificar”, disse. “Estamos enviando essas notificações para que as pessoas passem a usar o aplicativo GOV.BR e tenham acesso a esse benefício que facilita a vida na palma da sua mão”, afirmou

O novo documento, válido em todo o país, adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, em substituição ao antigo Registro Geral (RG).

A versão digital da CIN pode incluir outros documentos e registros como:

o Título de Eleitor,

a Carteira Nacional de Habilitação (CNH),

a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS),

a identidade funcional, o certificado militar,

o Número de Identificação Social (NIS),

o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e

os números dos programas PIS e Pasep.

Para fazer essa inclusão, esses documentos deverão ser apresentados no momento da solicitação da carteira. Esta página do MGI informa onde solicitar no seu estado a CIN.

Cuidado com golpes

O MGI alerta que os usuários devem desconfiar “de qualquer mensagem recebida fora da plataforma GOV.BR que solicite acesso para verificar saldos ou atualizar dados”.

Conforme o ministério, não são solicitados “dados pessoais, como CPF e endereço, nem são realizadas cobranças ou pedidos de pagamento via WhatsApp”.

Em caso de dúvidas, o MGI recomenda que os usuários acessem gov.br/conta ou gov.br/atendimento. Também é possível receber atendimento presencial em uma unidade do Balcão GOV.BR em gov.br/presencial.

Porto Seguro: Homem é preso com R$ 700 mil em dinheiro vivo; PF investiga lavagem de dinheiro

Um homem foi preso em flagrante com R$ 700 mil em dinheiro vivo em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A prisão, feita pela Polícia Federal em ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), investiga possível lavagem de dinheiro na região.

A investigação indica que o montante de R$ 700 mil havia sido sacado em uma agência bancária pouco antes da abordagem policial.

A movimentação do valor em espécie foi compatível com as transações financeiras atípicas que já vinham sendo monitoradas e auditadas pelas autoridades.

Os policiais conduziram o suspeito para a Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro e o dinheiro foi encaminhado para um depósito judicial. O suspeito foi indiciado pelo crime de lavagem de dinheiro e a pena pode ser agravada caso as auditorias comprovem a conexão com outros delitos financeiros correlacionados.

A Polícia Federal informou que o inquérito continuará ativo para identificar outros integrantes da organização, além de rastrear a origem real e o destino final dos valores apreendidos.

Arraiá da Conquista: Portões poderão ser fechados novamente!

O assunto ainda repercute e preocupa: o grande público que tem comparecido ao Arraiá da Conquista, realizado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. O sucesso da festa trouxe também alguns desafios, principalmente relacionados à superlotação do espaço.

No sábado, primeiro dia do evento, a estimativa de público foi superada e o local chegou a ficar lotado. Já no domingo, apesar de o espaço não ter registrado a mesma situação, foi necessário que as autoridades de segurança fechassem temporariamente os portões. A entrada só foi liberada novamente horas depois, após a organização avaliar as condições do local. A medida ocorreu porque o público teria atingido a capacidade máxima de segurança, estimada em cerca de 30 mil pessoas.

Nesta segunda-feira, uma reunião foi realizada entre representantes da Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para reforçar as medidas de segurança e controle da lotação durante os próximos dias de festa.

Ficou definido que, caso o Parque de Exposições atinja novamente a marca de 30 mil pessoas, os portões poderão ser fechados mais uma vez. A reabertura acontecerá somente após a saída de parte do público, já que o fluxo de pessoas é considerado volátil. Vale lembrar que os portões do Parque de Exposições já estão abertos desde as 18h. As informações foram divulgadas em reportagem exibida pela TV Sudoeste.

Cantor Pablo é atingido por lata em show de São João na Bahia; assista vídeo

O cantor Pablo foi atingido por uma lata atirada da plateia durante uma apresentação no São João de Gandu, no sul da Bahia, na última sexta-feira (19).

A situação foi registrada durante a transmissão do evento nas redes sociais. Nas imagens, o cantor de arrocha apresentava uma versão da música 'Amor I Love You', de Marisa Monte, quando foi atingido por uma lata verde. O artista não sofreu ferimentos.

Após o impacto, Pablo interrompeu o show, pediu que os músicos da banda parassem de tocar e solicitou a intervenção da Polícia Militar.

Segura aí rapidinho. Por favor, Polícia Militar, retira esse rapaz que acabou de jogar uma lata em mim aqui. Rapaz, que cara miserável. Como é que pode um negócio desse? Espere que o seu está chegando. Vou te dar um presente", disse o cantor.

Cerca de dois minutos após o pedido do artista, os policiais retiraram o homem do local.

Antes de retomar a apresentação, Pablo desabafou com o público sobre o episódio: "Essa benção de Deus aqui. É brincadeira um negócio desse, rapaz? Obrigado à Polícia Militar e a toda a segurança. O cara bebe para fazer besteira. Meu Deus do céu".

Veja vídeo:




Conquista: Notícia triste sobre a banda Raneychas

A banda Raneychas anunciou o cancelamento de três apresentações que estavam programadas para os dias 21 e 22 de junho nas cidades de Ibicaraí, Cassilândia e Itapetinga. A decisão foi tomada em razão de problemas de saúde da vocalista Nataly Barreto, que ficou impossibilitada de cumprir a agenda de shows.

De acordo com nota divulgada pela equipe da banda, a cantora precisou receber atendimento médico em Ibicaraí, onde se apresentaria na noite do último sábado (21). Após avaliação, os profissionais de saúde recomendaram repouso, impossibilitando sua participação nos compromissos programados para o fim de semana.

Ainda segundo o comunicado, a prioridade neste momento é a recuperação completa da artista e a preservação do bem-estar de todos os integrantes da equipe. A banda agradeceu o carinho, a compreensão dos fãs, contratantes e organizadores dos eventos, ressaltando que espera retomar as atividades o mais breve possível.

O cancelamento gerou repercussão entre admiradores do grupo, especialmente nas cidades que aguardavam as apresentações durante os festejos juninos. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre possíveis remarcações dos shows.

A equipe da banda informou que novas atualizações sobre o estado de saúde de Nataly Barreto serão divulgadas pelos canais oficiais nos próximos dias.

Messi marca contra Áustria e se isola na artilharia das Copas do Mundo

Histórico! Após marcar três vezes contra a Argélia, na estreia da Argentina na Copa do Mundo de 2026, Lionel Messi cravou mais um gol, desta vez contra a Áustria, se isolando como o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 17 gols. O jogador estava empatado o alemão Miroslav Klose, que marcou 16 gols entre as Copas de 2002 e 2014.

Antes de balançar as redes na partida desta segunda-feira, 22, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, o camisa 10 argentino havia perdido um pênalti com menos de 10 minutos de jogo. No entanto, o jogador conseguiu se recuperar dentro da partida e teve frieza para marcar aos 38 minutos.

Longevidade

A Copa do Mundo de 2026 é a sexta edição que conta com a presença de Lionel Messi, que estreou em 2006. Desde então, o jogador superou duras eliminações, incluindo o vice-campeonato para a Alemanha em 2014, no Brasil.

Em 2022, no Catar, o jogador marcou sete gols, sendo dois na final contra a França, e liderou a Argentina para um título que não vinha desde 1986, com Maradona. Messi já tinha 35 anos à época, de forma que acreditava-se que aquele seria o seu último Mundial.

No entanto, ele contrariou as previsões que se tinham naquele momento e chegou para a Copa do Mundo de 2026 com quase 40 anos, idade que ele completa na próxima quarta-feira, 24 de junho. Já campeão do mundo, Messi agora coleciona recordes a cada vez que entra em campo no torneio.

Pênaltis

Com a cobrança de pênalti na partida contra a Áustria, Messi se tornou o jogador com mais penalidades cobradas na história das Copas: 7. Porém, ao desperdiçar a cobrança, o camisa 10 argentino também se tornou o jogador com mais pênaltis perdidos na história do torneio, com três penalidades não convertidas.

Tragédia: Jailton morre após grave acidente entre moto e caminhonete

Uma grave colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete terminou em tragédia na manhã desta segunda-feira (22), em Guanambi, no sudoeste da Bahia.

O acidente aconteceu por volta das 7h, no cruzamento das ruas Benjamin Vieira Costa e Joaquim Dias Guimarães, no bairro São Francisco. A vítima fatal foi identificada como Jailton Neves de Carvalho, de 51 anos, que conduzia uma motocicleta Honda Bros.

Com o forte impacto da batida envolvendo uma Chevrolet D-20, Jailton não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O irmão dele, que estava na garupa da moto, ficou ferido, recebeu atendimento do Samu 192 e foi encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi.

Equipes da Polícia Militar e dos órgãos de trânsito estiveram no local para controlar o tráfego e acompanhar os procedimentos de perícia. As circunstâncias do acidente serão investigadas.

VÍDEO: balões pegam fogo durante show de Thiago Aquino em São João na Bahia

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um comerciante se aproxima da frente do palco e apresenta os balões ao artista. Thiago Aquino sinaliza interesse em adquirir dois deles e, em seguida, um integrante de sua equipe realiza a compra.

Poucos segundos depois, os demais balões que permaneceram com o vendedor se elevaram e acabaram entrando em contato com a pirotecnia do show. As chamas começaram a poucos metros de onde o cantor se apresentava, provocando susto entre o artista e as pessoas que acompanhavam o evento.

O momento foi transmitido ao vivo pela internet e registrado por espectadores. As imagens mostram os balões caindo em chamas em uma área próxima ao palco. Rapidamente, pessoas que estavam no local conseguiram controlar o fogo. Em um dos vídeos, um homem aparece utilizando uma sandália para ajudar a apagar as chamas.

Apesar do susto, não há registro de feridos. Após o incidente, a apresentação de Thiago Aquino foi encerrada poucos minutos depois.

Video:


Conquista: Carro invade estabelecimento na Olívia Flores e acidente por pouco não termina em tragédia; veja vídeo

A sequência de acidentes registrados em Vitória da Conquista parece não ter fim. Desta vez, um incidente chamou a atenção de quem passava pela Avenida Olívia Flores, uma das mais movimentadas da cidade.

Segundo informações apuradas pelo Blog do Rodrigo Ferraz, um carro perdeu o controle e acabou invadindo a estrutura de um laboratório localizado na avenida. O impacto provocou danos materiais e assustou funcionários, clientes e pessoas que circulavam pela região.

Apesar do susto e da cena, a notícia positiva é que ninguém ficou ferido. O acidente resultou apenas em prejuízos materiais, evitando uma tragédia de maiores proporções.

As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle do veículo ainda não foram esclarecidas. Agentes de trânsito e equipes de apoio foram acionados para registrar a ocorrência e organizar o fluxo de veículos no local.

O caso rapidamente repercutiu nas redes sociais, onde internautas comentaram a sucessão de acidentes registrados nos últimos dias em Vitória da Conquista.

O Blog segue acompanhando a ocorrência e poderá trazer novas informações a qualquer momento.

Diretora de escola estadual e companheira são encontradas mortas dentro da própria casa

Uma diretora de colégio estadual, identificada como Tatiana Chagas dos Santos, 51 anos, e a companheira dela foram encontradas mortas dentro da residência onde moravam na cidade de Anápolis, em Goiás. O caso foi registrado na madrugada de domingo (21) e é investigado pela Polícia Civil, que aguarda a conclusão dos laudos periciais para esclarecer o que provocou as mortes. As informações são do g1.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para o imóvel, localizado no Jardim América, mas apenas constataram que as duas mulheres já estavam sem vida. A Polícia Técnico-Científica realizou a perícia no local, enquanto a Polícia Civil deu início às investigações.

A morte da educadora gerou comoção entre colegas, estudantes e ex-alunos, que usaram as redes sociais para prestar homenagens. Tatiana atuava havia 22 anos na educação pública de Goiás e era diretora do Colégio Estadual Professor Heli Alves.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lamentou a perda da gestora. "Ao longo de sua carreira, deixou uma contribuição significativa para a educação em Goiás, sendo reconhecida pelo profissionalismo, pela dedicação ao serviço público e pela defesa de uma educação de qualidade para todos", afirmou o órgão.

Urgente: Acidente com morte é registrado na manhã desta segunda-feira

A semana começou com uma notícia triste no sudoeste da Bahia. Um grave acidente registrado na manhã desta segunda-feira (22) resultou na morte de uma pessoa na cidade de Guanambi.

De acordo com as primeiras informações, a colisão envolveu dois veículos. Equipes do Samu 192 foram acionadas e duas ambulâncias seguiram para o local da ocorrência para prestar socorro às vítimas.

Apesar dos esforços das equipes de emergência, uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. A identidade da pessoa falecida não havia sido divulgada até o momento.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar o levantamento cadavérico e encaminhar o corpo para os procedimentos legais. As circunstâncias da colisão serão investigadas pelas autoridades competentes.

Enem 2026: prazo para pagar taxa de inscrição termina nesta segunda

Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta segunda-feira (22) para pagar a taxa de inscrição e garantir a participação na prova. O valor é de R$ 85 e pode ser pago por boleto, Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, dependendo da instituição financeira.

Para fazer o pagamento, o estudante deve gerar a GRU Cobrança pela Página do Participante.

Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 8 e 15 de novembro.

A taxa é obrigatória para todos os candidatos que não conseguiram a gratuidade. Tem direito a isenção:Matriculados no 3ª série do ensino médio em escola pública em 2026;

Aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
Participantes do programa Pé-de-Meia.

Conquista: Público tenta invadir Parque de Exposições após lotação para show de Pablo

A noite de ontem (21) foi marcada por grande movimentação no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Após o fechamento temporário dos portões devido à lotação do espaço, parte do público passou a tentar acessar o evento pulando o muro do parque.

Imagens que nossa reportagem acompanhou mostram pessoas tentando entrar no circuito dos shows por áreas não autorizadas, o que gerou preocupação entre as equipes de segurança responsáveis pelo evento.

O grande fluxo de pessoas foi impulsionado, principalmente, pela apresentação do cantor Pablo, considerada uma das mais aguardadas da programação do Arraiá da Conquista 2026. Desde as primeiras horas da noite, milhares de pessoas se concentraram no local para acompanhar o artista, conhecido como o “Rei da Sofrência”.

A Polícia Militar, por meio do CPRSO, e o Corpo de Bombeiros, que monitoram a capacidade do espaço, haviam informado anteriormente que os portões poderiam ser fechados temporariamente para garantir a segurança do público e evitar superlotação.

As autoridades reforçam que tentativas de acesso por locais inadequados colocam em risco a integridade física dos participantes e comprometem o trabalho das equipes de segurança. Apesar da situação, o evento seguiu com reforço no policiamento e monitoramento constante da área.

O Arraiá da Conquista segue como um dos maiores festejos juninos do interior da Bahia, atraindo milhares de pessoas ao Parque de Exposições durante todas as noites de programação.

Homem é esfaqueado no tórax em município na Bahia

Um homem de 46 anos deu entrada no hospital municipal de Palmas de Monte Alto, na tarde deste sábado (20), após ser ferido por um golpe de faca no lado esquerdo do tórax. O 17º Batalhão de Polícia Militar foi acionado por funcionários do Hospital Municipal logo após o atendimento inicial da vítima.

Segundo o portal Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, um médico plantonista confirmou aos policiais na unidade de saúde que o ferimento, apesar de ter atingido a região do tórax, não apresentava risco de morte. Após receber os cuidados médicos necessários e passar por avaliação, o homem foi liberado.

De acordo com informações preliminares colhidas no local, o autor do crime seria um homem de 30 anos, que desferiu o golpe com a arma branca e fugiu imediatamente após o ocorrido. A motivação do ataque ainda não foi esclarecida.

Tabela da Copa do Mundo: veja a classificação dos grupos após os jogos de domingo (21)

A segunda rodada dos grupos G e H da Copa do Mundo de 2026 foi encerrada neste domingo (21) e deixou a disputa por vagas no mata-mata ainda mais acirrada. A Espanha se recuperou da estreia sem vitória, enquanto o Egito fez história e assumiu a liderança isolada do Grupo G após conquistar seu primeiro triunfo em Copas do Mundo.

No Grupo G, Irã e Bélgica abriram a rodada com um empate sem gols em Los Angeles. A partida foi marcada pela grande atuação do goleiro iraniano Beiravand e pela expulsão do zagueiro belga Ngoy. Com o resultado, as duas seleções chegaram aos dois pontos e seguem praticamente empatadas em todos os critérios de desempate.

No outro confronto da chave, o Egito venceu a Nova Zelândia por 3 a 1, de virada, e conquistou uma vitória histórica. Foi o primeiro triunfo da seleção egípcia em Copas do Mundo após nove partidas e quatro participações no torneio. Além disso, o resultado representou a primeira vitória registrada no Grupo G, que até então havia acumulado apenas empates. Com quatro pontos, os egípcios assumiram a liderança isolada e ficaram muito próximos da classificação para o mata-mata.

Pelo Grupo H, a Espanha deixou para trás o empate sem gols com Cabo Verde na estreia e goleou a Arábia Saudita por 4 a 0. A vitória levou os espanhóis aos quatro pontos e garantiu saldo positivo de quatro gols, colocando a seleção na liderança da chave.

No outro duelo do grupo, Cabo Verde voltou a surpreender ao arrancar um empate por 2 a 2 diante do Uruguai. Em sua primeira participação em uma Copa do Mundo, a seleção africana conquistou mais um resultado histórico e chegou aos dois pontos. Os uruguaios também somam dois, enquanto a Arábia Saudita permanece com apenas um ponto após duas rodadas.

Com os resultados, Egito e Espanha encerram a segunda rodada na liderança dos grupos G e H, respectivamente. Bélgica, Irã, Uruguai e Cabo Verde seguem vivos na disputa pelas vagas nas fases eliminatórias, enquanto Nova Zelândia e Arábia Saudita entram na última rodada precisando vencer e torcer por uma combinação de resultados para avançar no Mundial.

SELEÇÃO EM CAMPO: Neymar participa de treino e pode reforçar o Brasil contra a Escócia

A seleção brasileira realizou treino na manhã deste domingo no CT de Columbia Park, em Nova Jersey, em preparação para a partida contra a Escócia, última do Grupo C da Copa do Mundo.

O treino não contou com o atacante Raphinha, que teve lesão muscular na coxa direita confirmada. Neymar participou da atividade com o elenco. Segundo a comissão técnica, foi o primeiro treino completo do jogador na preparação para a competição.

Dos titulares na partida contra o Haiti, Alisson, Lucas Paquetá e Vini Jr estiveram no campo. Os demais jogadores fizeram atividade na academia.

O técnico Carlo Ancelotti informou que a definição do substituto de Raphinha será feita nos próximos dias. Os nomes citados para a posição são Luiz Henrique e Rayan.

O Brasil venceu o Haiti por 3 a 0 e soma quatro pontos no Grupo C, na mesma pontuação do Marrocos. A definição da posição final ocorrerá na última rodada. A equipe brasileira deve avançar à próxima fase. O cruzamento na segunda fase depende da colocação final no grupo

domingo, 21 de junho de 2026

Urgente em Conquista: Portões do Parque de Exposições poderão ser fechados hoje

A Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, através do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), informaram que seguem monitorando continuamente a ocupação do espaço do Arraiá da Conquista 2026 neste domingo.

Segundo comunicado oficial, os órgãos de segurança poderão realizar o fechamento temporário dos portões de acesso ao evento sempre que a capacidade do espaço atingir níveis considerados críticos. A medida tem como principal objetivo garantir a segurança, o conforto e o bem-estar do público presente.

As equipes trabalham com acompanhamento em tempo real do fluxo de pessoas, avaliando constantemente a lotação do circuito para evitar situações de risco, como superlotação e dificuldades de circulação.

A orientação é que os participantes mantenham a calma, sigam as recomendações das equipes de segurança e respeitem eventuais bloqueios temporários, que poderão ser adotados de forma preventiva.

O Arraiá da Conquista tem registrado grande público durante os festejos juninos, reunindo milhares de pessoas em uma das maiores celebrações do São João do interior da Bahia. As autoridades reforçam que as medidas de controle de acesso são essenciais.

Inverno Chega com Força: Conquista Deve Registrar Frio Intenso e Possibilidade de Chuva

Conquista terá semana de muito frio, céu fechado e chance de chuva; temperaturas podem chegar a 10°C

O inverno começou oficialmente neste domingo (21) e a nova estação já deve mostrar sua cara em Vitória da Conquista. A previsão aponta uma semana marcada por tempo fechado, céu nublado, possibilidade de chuva e queda nas temperaturas.

A atenção fica para as mínimas, que podem se aproximar dos 10°C. Nas áreas mais altas do município, a combinação entre altitude e ventos pode aumentar a sensação de frio, deixando o clima ainda mais gelado.

A mudança no tempo deve ser percebida principalmente entre terça e quarta-feira, com previsão de instabilidade e possibilidade de chuvas.

Mistério em Conquista: Corpo em Avançado Estado de Decomposição é Encontrado em José Gonçalves

Um corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição na zona rural de Vitória da Conquista, no distrito de José Gonçalves, causando preocupação entre os moradores da região.

Segundo informações iniciais, a vítima foi localizada dentro de uma residência por populares, que acionaram imediatamente as forças de segurança. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local para realizar a perícia e fazer a remoção do corpo.

Os restos mortais foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), onde exames deverão auxiliar na identificação da vítima e esclarecer as circunstâncias da morte.
A Polícia Civil acompanhará o caso e investigará o que ocorreu. Até o momento, a identidade da vítima não foi divulgada pelas autoridades.

Menina de 2 anos cai de varanda de prédio e mãe é presa por abandono de incapaz

Uma menina de 2 anos ficou gravemente ferida após cair da varanda de um prédio em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, na madrugada de sábado (20). A mãe dela foi presa.

Segundo informações do Cidade Alerta, da Record TV, a criança, que estava sozinha em casa, caiu do terceiro andar do edifício. Ela foi socorrida por vizinhos e levada para uma unidade de saúde, mas foi transferida para o Hospital de Urgência da cidade por causa da gravidade dos ferimentos. Não há informaçõe sobre o estado de saúde dela.

Após ser presa em flagrante, a mãe, de 20 anos, confirmou à polícia que não estava no apartamento no momento da queda. Ela relatou que se ausentou por um curto período antes do acidente.

Detento que escapou de Conjunto Penal na Bahia durante reparo na rede elétrica é recapturado

O detento que escapou do Conjunto Penal de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, na noite de quarta-feira (17), enquanto realizava um reparo na rede elétrica de um dos pavilhões da unidade, foi recapturado neste domingo (21).

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Edson Mascarenhas Primo cumpria pena por roubo em regime semiaberto. Ele realizava atividades de manutenção no perímetro do presídio sob autorização. A falta dele foi percebida durante a execução do serviço

De acordo com as investigações, Edson fugiu em direção a uma área de mata pertencente ao Exército. O Batalhão de Guardas da Polícia Militar, responsável pela segurança das guaritas, foi acionado logo após a constatação da ausência.

Equipes das forças de segurança realizaram buscas na região e fizeram varreduras na área de mata para tentar localizar e recapturar o detento, mas ele só foi encontrado neste domingo.

OMISSÃO DE SOCORRO: Motorista causa acidente, foge e é localizado pela GCM na Bahia

Um motorista envolvido em uma colisão entre um carro e uma motocicleta fugiu do local sem prestar socorro na região da Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador.

Segundo a GCM, o condutor deixou o local logo após o acidente. Durante as diligências, o veículo foi localizado estacionado em uma escola no bairro de Patamares. O proprietário do automóvel, que atua como vigilante da instituição, foi identificado e conduzido à Central de Flagrantes.

A vítima da colisão recebeu atendimento médico, foi liberada e também encaminhada à unidade policial. As partes foram ouvidas pela autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.

Homem é preso suspeito de envolvimento em latrocínio contra professora aposentada na Bahia

Um homem de 26 anos foi preso no sábado (20), na Fazenda Ipê, situada na zona rural de Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia, suspeito de envolvimento no latrocínio da professora aposentada Vivaldina de Jesus Bonfim, de 64 anos.

Segundo a Polícia Civil, a professora foi encontrada sem vida no dia 7 de junho deste ano, no banheiro da casa onde morava, no Centro do município. Ela estava envolta em um lençol, apresentando lesões aparentes na região da cabeça e das costas.

A polícia informou que durante as investigações, foram coletados depoimentos, analisadas imagens de videomonitoramento e reunidos elementos que subsidiaram o pedido de prisão temporária do investigado, que não teve o nome revelado.

Ainda segundo a polícia, o investigado já havia sido alvo de uma tentativa de cumprimento da ordem judicial na quinta-feira (18), mas conseguiu fugir dos policiais. Desde então, foram realizadas outras tentativas para localizar o paradeiro dele.