O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) interditou 28 bombas de combustível durante a Operação Tô de Olho – Abastecimento Seguro, realizada entre os dias 3 e 5 de fevereiro em postos de combustíveis, na Região Metropolitana de Salvador. A ação integrada, coordenada nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), envolveu o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Durante os três dias de fiscalização no estado, foram vistoriados 513 bicos de abastecimento em postos de combustíveis. Deste total, 218 bicos foram reprovados – o que representa 42,5% dos equipamentos fiscalizados. Além das 28 interdições, a operação resultou em 26 autuações.
“A Operação Tô de Olho reforça o compromisso do Ibametro com a proteção dos direitos do consumidor baiano. Os números expressivos de irregularidades encontradas demonstram a importância da fiscalização permanente e rigorosa. Nossa atuação garante que os postos de combustíveis cumpram as normas metrológicas, evitando prejuízos aos cidadãos que confiam na medição correta ao abastecer seus veículos”, destacou Thales Dourado, diretor-geral do Ibametro.
A fiscalização verificou se a quantidade de combustível entregue ao consumidor correspondia ao volume indicado no painel da bomba, além das condições dos componentes de segurança dos equipamentos e a existência de possíveis manipulações eletrônicas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário