quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Mochilas escolares não devem superar 10% do peso de crianças e adolescentes, alerta ortopedista

Com a proximidade do retorno às aulas em Feira de Santana, previsto para a próxima semana em muitas escolas, pais e responsáveis precisam redobrar a atenção com um item essencial da rotina escolar: a mochila. O uso inadequado e o excesso de peso podem provocar dores, alterações posturais e até problemas na coluna de crianças e adolescentes, segundo alerta o médico ortopedista Kelvin Quintela.

Ao Acorda Cidade, ele explicou que o carregamento de mochilas pesadas pode gerar uma série de consequências à saúde que podem ser evitadas.
Desde marcar a pele nos ombros, a dores nas costas, às vezes uma escoliose adaptativa, a criança pode ficar um pouco torta ali, às vezes vai depender da forma que utilize a mochila de forma inadequada. […] Pode estar sentindo dor nos ombros, essa dor no pescoço, às vezes quando está movimentando o pescoço, sente incômodo, sente dor.”

Regra dos 10%

De acordo com o ortopedista, o principal cuidado está relacionado ao peso transportado diariamente. “A Organização Mundial da Saúde preconiza que esse peso seja inferior a 10% do peso corporal da criança, então se a criança pesa 20 quilos, menor que 2 quilos; 30 quilos, menor que 3 quilos.”

O especialista reforça que não existe um peso fixo, mas sim um cálculo proporcional. “A mochila não pode ultrapassar 10% do peso da criança. Então, se a criança pesa 20 quilos, 2 quilos, a mochila não pode ultrapassar o peso total dela.”

Ergonomia também protege a coluna

Além do peso, a ergonomia do acessório é fundamental. O ortopedista destaca que as alças devem ser largas e macias, e a mochila deve estar bem posicionada no corpo. Na hora da compra, alguns detalhes fazem a diferença. “Optar por uma mochila, apesar de resistente, que seja com material mais leve, que a mochila pese em torno de meio quilo”, orientou.

Ajuste: a base da mochila deve ficar cerca de 5 centímetros acima da linha da cintura.

Distribuição: deve-se usar sempre as duas alças nos ombros. O uso de uma alça só, comum entre adolescentes, favorece o desvio da coluna.

Estabilidade: se possível, utilize a alça frontal, na cintura, para evitar que o acessório balance excessivamente.

Organização escolar faz diferença

Nenhum comentário:

Postar um comentário