quarta-feira, 27 de março de 2024

Número de mortes por dengue na Bahia chega a 22; Vitória da Conquista lidera o número de casos e mortes

O número de mortes por dengue na Bahia subiu para 22 nesta quarta-feira (27). A nova morte pela doença foi registrada em Vitória da Conquista, no Centro Sul Baiano. Com cinco óbitos e 12.304 casos prováveis, a cidade lidera o número de casos e mortes no estado.

Os óbitos foram em: Vitória da Conquista (5), Jacaraci (4), Piripá (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Juazeiro (1) e Santo Estêvão (1).

Por conta da sistuação, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu recomendações urgentes para que o município intensifique suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, amplie o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados, para garantir assistência aos pacientes com suspeita de dengue.

Um ofício também foi direcionado à Prefeitura sugerindo imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário.

Segundo a Prefeitura de Vitória da Conqusita, o atendimento no feriadão da Semana Santa e no domingo de Páscoa está garantido. Os horários foram ampliados para que as unidades possam dar suporte no acolhimento de paciente com suspeita de dengue e síndromes gripais. A depender da demanda, as unidades funcionarão até às 22h, mas as fichas serão feitas até às 20h.

Segundo a Sesab, Vitória da Conquista possui mais que o dobro do número de casos de Salvador (5.092) e quase quatro vezes mais o número de notificações de Feira de Santana (3.270).

Nenhum comentário:

Postar um comentário