sábado, 10 de novembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA PECUÁRIA NA REGIÃO !!!


PECUÁRIA DE LEITE E CORTE, BRAÇO FORTE NA ECONOMIA REGIONAL

Não se pode entender, pois não é nada razoável, que a cidade de Itarantim que é pólo regional na pecuária de corte e de leite, comprovadamente uma das maiores bacias leiteiras da Bahia, não disponha de um organismo municipal com força e estrutura suficientes para alavancar, incentivar e apoiar o crescimento deste segmento nas hostes municipais. Os produtores e pecuaristas de Itarantim são absolutamente órfãos desassistidos de políticadas estatais para o fomento das suas atividades, carentes das políticas do estado que, quando não inexistentes são tímidas o suficientes para que não surtam os efeitos desejados. Do estado, só vem dificultadores, multas, entraves, falta de apoio e medidas tímidas que resultem em aquisição de insumos e medicamentos mas que podem honerar imensamente os custos de produção, sem resultados práticos na sua maioria, sem o devido acompanhamento técnico, mas que rendem divisas à industria  farmacológica  animal. O combate a febre aftosa, por exemplo; É de interesse do produtor, mas é tanto quanto do estado e este, por sua vez, deveria subsidiar fortemente o custo da vacina antídoto ao vírus. Nadica de Nada, a vacina encarece a cada ano. Por esta razão, entendemos que o prefeito eleito DR. PAULO FERNANDES deva criar uma SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO para atuar já no inicio da sua gestão. Não só criar, mas criar forte, com estrutura de funcionamento, técnicos preparados e competentes e de visão ampla. Melhoramento genético através da aquisição de sêmen, cruzamento industrial, confinamento, manejo e trato em curral, manejo e rotatividade de pastagens, melhoramento de pastagens com experiência de novos tipos de capim, culturas irrigadas, cursos para vaqueiros e para os produtores, palestras e seminários, tudo voltado para a evolução da pecuária que é a mola mestra da economia regional, intercâmbio com outras regiões já bem mais evoluídas nestas técnicas, tudo isso visando o nosso crescimento e destaque. Mas, também é salutar e em benefício da diversificação, o apoio a agricultura familiar, pois Itarantim pode se transformar em um pólo exportador de hortaliças, hortifrutigranjeiros e até fruticultura ou floricultura. Espaço tem, gente trabalhadora é o que não falta. Faltou, até agora, foi compromisso, vontade, visão e competência. É tirar a bunda da cadeira, sacudir o comodismo e colocar o pé na estrada. Tá dado o pontapé inicial; Alguém se habilita a começar as discussões?

2 comentários:

  1. Realmente nossa cidade tem um potencial sem igual; pena que este potencial está somente no casulo. Gostei muito da citação do autor; realmente precisamos de medidas neste aspecto que funcione pelo menos a médio prazo. Temos que mudar nossos índices produtivos e reduzir custos.Tudo está pronto, só precisa entrar nos trilhos. Na pecuária leiteira temos ótimas matrizes prontas para serem trabalhadas conseguindo assim uma superioridade genética; no corte, precisamos procurar raças que se adaptem bem ao nosso clima para se obter resultados precoces; tecnologia e conforto rural renderão inúmeros empregos; melhoramentos nas estradas vicinais também é muito importante. Outro fator importantíssimo que tem de ser dizimado é a monocultura, não podemos ficar dependentes de apenas uma economia forte!!! sou pecuarista é sei como é difícil alcançar nossas metas, mas temos que sonhar e praticar. É um assunto amplo, merece um fórum dedicado(aí blogueiro implante um fórum no seu site), tomara que venha outros afins do meio rural discutir por aqui, É ASSUNTO PARA UM ANO INTEIRO.

    Pecuária Boa Vista

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a criação, desta secretária.
    É preciso ter a frente uma pessoa capaz. Isto é muito importante! Precisamos explorar a agricultura, a terra tem potêncial. Itarantim tem um bom número de pequeno proprietário de terras, que se insentivado pode aderir ao programa de agricultura familiar. Chega minha gente de depender de olivia flores de Vitoria da conquista, para comer frutas, verduras,sendo que nossa terra é hápita. Esta terrinha tudo que planta dá. Só tá faltando o homem.

    ResponderExcluir