Passageiros que pretendem viajar de ônibus ou avião a partir do Piauí devem se atentar às novas regras: a Carteira de Identidade Nacional (CIN) passou a ser obrigatória para embarques em aeroportos e rodoviárias do estado.
A exigência vale para viagens interestaduais e internacionais e começa a ser adotada justamente no período que antecede o Carnaval, quando há aumento no número de viajantes
O alerta foi feito pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí, por meio do Instituto de Cidadania Digital, que orienta a população a atualizar o documento para evitar transtornos no embarque. A CIN é o novo modelo de identidade adotado em todo o país, utiliza o CPF como número único e possui recursos de segurança que dificultam fraudes. Para países do Mercosul, o documento também é aceito em viagens internacionais.
Devem solicitar a atualização pessoas que ainda usam o antigo RG, crianças e adolescentes sem documento com foto válido e cidadãos que desejam utilizar a versão digital da identidade. No Piauí, há mais de 190 unidades de atendimento disponíveis, sendo 19 em Teresina.
Devem providenciar a nova Carteira de Identidade Nacional:
Pessoas que ainda utilizam o antigo modelo do RG;
Crianças e adolescentes sem documento com foto válido;
Cidadãos que desejam utilizar a versão digital da identidade em viagens e serviços.
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita. Já a segunda via, em casos de perda ou roubo, pode ser solicitada presencialmente ou pelo aplicativo Gov.PI Cidadão, com taxa de R$ 22,60.

Nenhum comentário:
Postar um comentário