domingo, 21 de dezembro de 2025

FARRA DO LIXO: Prefeito de Santo Amaro é apontado por fraude em licitação e entra na mira do MPF

Farra e desvios com lixo e limpeza urbana no interior baiano têm se tornado cada vez mais comuns. Desta vez, os holofotes estão no atual prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bonfim (União Brasil), que entrou na mira do Ministério Público Federal (MPF). Uma ação judicial, a qual a BNews Premium teve acesso, aponta a prática de diversos atos ilegais e de improbidade administrativa pelo gestor e outros envolvidos durante um processo de licitação que visava a contratação de empresa para a prestação de serviços de limpeza urbana, conservação do meio ambiente e coleta de resíduos sólidos de saúde.

Segundo o MPF, a prefeitura da cidade, que fica no Recôncavo Baiano, a cerca de 79 km de Salvador, contratou a empresa UNILIMP Construções e Serviços LTDA (UNILIMP Soluções Ambientais), por mais de R$ 8 milhões. No entanto, há suspeita de favorecimento e direcionaramento em benefício da empresa por conta dela ofertar preço absolutamente acima do valor de mercado.

Diz ainda o MPF que os envolvidos fizeram prorrogações indevidas para incremento de preço e prazo do contrato sem justificativa, aumentando o prejuízo total decorrente dos valores superfaturados e causando um rombo ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município. São réus da ação, além do prefeito, o pregoeiro municipal, Josemar Mario Almeida, a UNILIMP e seus sócios, Giovani Oliveira dos Reis e Sarah Nila Freitas Araújo.

Mas qual a relação entre o lixo e o SUS? A BNews Premium detalha agora, passo a passo, o caminho ilícito percorrido pelos envolvidos para lesar os cofres públicos e de que forma a saúde da cidade e os moradores que dela dependem foram as principais vítimas. 

A BNews Premium traz uma série de reportagens especiais sobre denúncias, investigações e apurações exclusivas, sempre aos domingos. Clique aqui, confira os outros materiais e compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário