A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prestou apoio, na manhã dessa sexta-feira (22), em operação do Ministério Publico de Poções (BA), que, sob coordenação da Polícia Civil da Bahia (PC), tinha como objetivo desarticular uma complexa organização criminosa especializada no tráfico e venda de animais silvestres para todo o Brasil.
A operação Voo Livre, uma operação integrada das Forças de Segurança Publica, cumpriu dez mandados de prisão e de busca e apreensão, e é o resultado de uma investigação iniciada após apreensões de aves silvestres pela PRF em diversas localidades, incluindo Vitória da Conquista (BA) e nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A Polícia Civil conseguiu rastrear a origem dos animais resgatados e a investigação apontou a região de Poções (BA) como principal local de captura e venda, com animais sendo comercializados rotineiramente na feira livre da cidade.
A organização criminosa atuava com uma rede estruturada, que ia desde os capturadores na natureza, passando pelos traficantes responsáveis pela logística de comercialização e distribuição, até o transportador principal, que levava os animais para grandes centros, como São Paulo, onde os animais eram comercializados a preços muito mais elevados.
Na ação de hoje, os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Poções, Boa Nova e Iguaí, além dos distritos de Boa Vista (em Boa Nova) e Altamira (em Iguaí).
Os animais resgatados foram encaminhados para o Centro de Triagem de Aninais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista, que também apoiou a operação garantindo o correto manuseio, saúde e bem-estar dos animais.Blog do ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário