quarta-feira, 9 de julho de 2025

Acusado de executar homem dentro de hospital na Bahia é condenado

Um dos acusados de participar da execução de um paciente dentro do Hospital Municipal de Brumado, no sudoeste da Bahia, foi condenado a 17 anos e 6 meses de prisão. O julgamento, realizado por júri popular, começou na manhã de terça-feira, 8, e avançou até a madrugada desta quarta-feira, 9.

O crime aconteceu no dia 28 de abril do ano passado, quando Vanderson de Oliveira e Fabrício Santos Meira, usando capuzes para esconder o rosto, invadiram a unidade de saúde e assassinaram Filipe Batista com 23 tiros. No momento do ataque, a vítima estava sendo submetida a um exame de raio-X, após ter dado entrada no hospital um dia antes, baleado dentro de casa

De acordo com as investigações, os criminosos chegaram a se passar por pacientes para ter acesso ao interior do hospital. Imagens das câmeras de segurança flagraram a dupla mostrando uma arma a uma funcionária antes de se dirigir até o local onde Filipe estava internado. Após os disparos, eles fugiram.

O que diz a sentença?

Na sentença, a Justiça destacou que Vanderson agiu de forma premeditada e com dissimulação, dificultando a defesa da vítima. Também pesou contra ele a reincidência, pois já havia sido condenado anteriormente por tráfico de drogas.

Morte do comparsa

Já o comparsa Fabrício foi localizado pela polícia no dia seguinte, em Vitória da Conquista, cidade vizinha a cerca de 136 km de Brumado. Segundo a polícia, Fabrício reagiu à abordagem, houve troca de tiros, ele foi baleado e não resistiu aos ferimentos após ser levado para atendimento médico.

Morte do comparsa

Já o comparsa Fabrício foi localizado pela polícia no dia seguinte, em Vitória da Conquista, cidade vizinha a cerca de 136 km de Brumado. Segundo a polícia, Fabrício reagiu à abordagem, houve troca de tiros, ele foi baleado e não resistiu aos ferimentos após ser levado para atendimento médico.

Durante a operação policial, foram apreendidos com Fabrício:

um revólver calibre 38;

munições calibre 45;

drogas como maconha e crack;

balança de precisão;

materiais usados para embalar entorpecentes.

Um porteiro do hospital também foi denunciado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) sob suspeita de ter facilitado a ação criminosa, deixando o portão aberto e informando a localização da vítima. No entanto, ele foi absolvido pelo júri após negar qualquer participação.

Aluno agride professora com tapa no rosto e foge pulando muro em Brumado

Uma professora do Colégio Estadual de Tempo Integral de Brumado (CETIB), no sudoeste da Bahia, foi agredida por um aluno do 2º ano do ensino médio durante uma aula na tarde de terça-feira (08/07). A situação foi registrada por uma câmera de segurança instalada na sala.

Nas imagens, o estudante se aproxima da docente e desfere um tapa no rosto. Em seguida, ele abandona a sala e foge da escola pulando o muro, antes que pudesse ser contido por funcionários.

Segundo informações do site Achei Sudoeste, a vítima procurou a Delegacia Territorial de Brumado, onde registrou um boletim de ocorrência. A direção da escola informou que medidas disciplinares já estão sendo adotadas. Até o momento, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia não se manifestou sobre o caso.

Paciente é preso após mostrar partes íntimas a dentista durante atendimento

Um homem de 43 anos foi preso por importunação sexual contra uma dentista, de 35, em Igarapé, na Grande Belo Horizonte. O caso aconteceu na última terça-feira (8) durante atendimento no consultório de uma clínica.

De acondo com a dentista, Rames Ossen Ali Júnior efetuou o pagamento do serviço e entrou no consultório para o início do trabalho. Um tempo depois, ele tentou tirar a máscara cirúrgica que ela usava, mas foi impedido

Em seguida, a vítima percebeu que ele estava com as partes íntimas à mostra e saiu correndo do consultório para pedir ajuda. A Polícia Militar foi acionada e localizaram o homem

O suspeito é comerciante de uma drogaria na cidade e alegou que não se lembrava do que tinha acontecido porque faz uso de uma medicação para ansiedade e que isso o deixa "atordoado". Rames foi encaminhado ao Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, e segue sob investigação

Urgente em Conquista: Grave acidente com vítima entre ônibus e moto agora, veja vídeo

Um grave acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (9) no anel rodoviário de Vitória da Conquista, nas proximidades do acesso ao Bairro Vila América. A colisão envolveu pelo moto e ônibus com uma vítima.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local. A vítima, cuja identidade ainda não foi divulgada, foi encaminhada para uma unidade hospitalar da cidade. O estado de saúde não foi informado.

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.. Blog do ferraz 

Adab apreende 1,5 tonelada de carne clandestina e prende homem por crime ambiental no Sul da Bahia

Uma operação em Aurelino Leal, Itapitanga, Canavieiras e Una, no Sul da Bahia, resultou na apreensão de quase 1,5 tonelada de carne e miúdos bovinos oriundos de abate clandestino, além da prisão de um homem por crime ambiental. As ações foram realizadas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com apoio da Polícia Militar (PM-BA) na última semana. O balanço da operação foi divulgado nesta quarta-feira (9)
Segundo a Adab, denúncias anônimas levaram a equipe da pasta aos espaços indicados, fazendo o flagrante em pontos de abate clandestino e locais de armazenamento inadequado de produtos de origem animal.

“Os produtos estavam sendo manipulados e armazenados sem qualquer controle sanitário, em ambientes insalubres e sem refrigeração adequada, o que representa grave ameaça à saúde da população”, disse a médica veterinária Lorena Silva.

Além das irregularidades sanitárias, a fiscalização também flagrou o descarte inadequado de resíduos de abate às margens de um curso d’água. A prática é considerada crime ambiental. Devido ao fato, o responsável foi detido em flagrante e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais
Ainda segundo a Adab, a carne apreendida foi destruída em graxarias de dois matadouros sob o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), conforme os protocolos sanitários vigentes.

A agência ainda reforçou a importância da colaboração por meio de denúncias e alertou sobre os riscos do consumo de carne adquirida em estabelecimentos sem certificação sanitária

Aluno agride professora em sala de aula de escola no Sudoeste baiano

Um caso de agressão foi registrado em um colégio de Brumado, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano. Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o fato ocorreu nesta terça-feira (8) no Colégio Estadual de Tempo Integral de Brumado (Cetib).
Uma imagem mostra a situação que envolveu um estudante do 2º ano do ensino médio e uma docente. Nas imagens se vê um jovem se aproximando da professora e desferindo um tapa. Depois, o jovem sai da sala e evade da escola, pulando um muro.

Ainda segundo informações, a professora agredida registrou um boletim de ocorrência contra o aluno na delegacia de Brumado. A direção do colégio informou que já começou a tomar as providências em relação ao fato. Até o momento, a Secretaria da Educação do Estado não emitiu nota sobre o ocorrido.

Porto Seguro: Motorista de ônibus sai na mão com passageiro após ser ofendido: "Filho da p*ta"

Uma briga entre o motorista de um ônibus, que fazia a linha Terminal - Via Outeiro, e um passageiro terminou no meio da rua e com derrame de sangue. O caso ocorreu nesta quarta-feira (9) em frente à Praça da Bíblia em Porto Seguro, sul da Bahia, após um homem se recusar a pagar a passagem por afirmar ser idoso.

O motorista, então, parou a viagem, desligou o ônibus e afirmou que só iria seguir a viagem se o passageiro pagasse. O homem então começou a afirmar que já havia trabalhado na empresa de ônibus e que, por isso, não iria pagar, além de ameaçar ir até à empresa e reclamar diretamente com o gerente

Em meio a discussão, uma passageira chegou a se oferecer para pagar a passagem, porém o homem não aceitou e continuou ofendendo o motorista e a situação saiu de controle, quando o homem insultou a mãe do condutor, resultando em luta corporal. É possível ver nas imagens o desespero das pessoas ao redor enquanto os dois se agridem. A cena só termina após um morador em situação de rua separar os dois

A identidade do passageiro foi verificada e comprovou-se que o homem não tinha 60 anos, deixando os passageiros indignados com a falta de respeito sofrida pelo motorista. De acordo com o portal Namídia News, ainda não se sabe se a empresa de transporte e a polícia foram acionadas para a ocorrência.

VÍDEO: vereadora é presa suspeita de furtar loja de roupa

A vereadora Carla Andreia Dressler (PSDB), do Vale de São Domingos, a 491 km de Cuiabá, foi presa suspeita de furtar peças de roupas em uma loja localizada na Avenida Bom Jesus, no Centro de Pontes e Lacerda, a 483 km da capital, nesta terça-feira (8).

O g1 tenta localizar a defesa da parlamentar.

De acordo com a Polícia Militar, funcionários da loja chamaram a equipe após perceberem a ação suspeita da parlamentar. Carla Andreia foi localizada em um endereço próximo ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisc) do município. Os itens furtados somam cerca R$ 600.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que a vereadora coloca duas peças de roupa, um top canelado “seamless” e uma calça legging dentro da bolsa (assista acima). O vídeo mostra ainda que a parlamentar estava acompanhada de uma criança, que presencia o furto.

A diretora comercial da loja reconheceu a parlamentar nas imagens e confirmou à polícia que as peças apresentadas durante a abordagem policial pertenciam ao estabelecimento.

Durante depoimento, a vereadora afirmou que já havia se desfeito de uma das peças e estava apenas com um conjunto de academia verde, que foi recolhido no momento da prisão

Vídeo;


Conquista: Fábrica Dass oferece diversas vagas de emprego

A unidade da fábrica Dass, em Vitória da Conquista, está com diversas vagas de emprego abertas para o cargo de multioperador. A oportunidade representa uma chance para quem busca inserção no setor industrial da cidade.

O processo seletivo será realizado nesta sexta-feira (11), a partir das 8h, na própria unidade da Dass. Os candidatos interessados devem comparecer ao local com documentos pessoais, currículo atualizado.

A Dass é uma das maiores fabricantes de artigos esportivos do país e tem atuação de destaque na região. As novas contratações visam reforçar o quadro de produção da unidade conquistense.

A empresa destaca a importância de pontualidade e organização no momento da seleção. Mais informações podem ser obtidas diretamente na portaria da fábrica.


Carlo Ancelotti é condenado a um ano de prisão por fraude fiscal na Espanha

Atual técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti foi condenado pela Justiça espanhola a um ano de prisão por fraude fiscal cometida em 2014, quando comandava o Real Madrid em sua primeira passagem pelo clube. A decisão também prevê o pagamento de uma multa de 387 mil euros (cerca de R$ 2,4 milhões na cotação atual), além da proibição de receber subsídios ou benefícios públicos por um período de três anos.

Segundo o Ministério Público da Espanha, Ancelotti deixou de declarar corretamente rendimentos relacionados a direitos de imagem, sonegando cerca de 1.062.079 euros — o equivalente a aproximadamente R$ 6,6 milhões. O caso se refere especificamente ao ano de 2014, já que o técnico foi absolvido de acusações semelhantes relativas a 2015. As informações foram divulgadas inicialmente pela agência EFE.

Durante o julgamento, realizado nos dias 2 e 3 de abril deste ano, Ancelotti alegou desconhecimento da irregularidade e afirmou que seu foco era apenas no recebimento do salário líquido negociado com o clube espanhol. “Eu só estava preocupado em receber o salário líquido de seis milhões por três anos, e nunca percebi que algo estava errado, nem recebi nenhuma notificação de que o Ministério Público estava me investigando”, declarou o treinador durante a audiência.

A sentença, no entanto, não deve afetar sua atuação à frente da Seleção Brasileira. Ancelotti foi anunciado como novo técnico do Brasil em maio deste ano e já fez sua estreia em jogos oficiais. Sob seu comando, a equipe empatou com o Equador e venceu o Paraguai pelas rodadas 15 e 16 das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, assegurando matematicamente a vaga no torneio que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá

Golpe do pix: Empresário perde R$ 100 mil ao tentar fazer negócio

Um homem de 41 anos sofreu um golpe do pix e perdeu R$100 mil reais. A vítima, que atua como empresário, perdeu os valores ao tentar comprar 2 mil sacas de milho por meio de transferência.

O caso ocorreu na última terça-feira (8) na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e foi registrado na delegacia como crime de estelionato. De acordo com o portal G1, o boletim de ocorrência aponta que um funcionário da empresa repassou ao empresário a chave PIX para o pagamento, que foi efetuado.

Inicialmente, porém, o valor ficou bloqueado na conta e ao entrar em contato com a outra pessoa envolvida na transação, o empresário foi informado que o negócio estava regular.

Após isso, o empresário percebeu que o caminhão com a carga não tinha sido liberado por suposta falta de pagamento. Após algumas ligações, o funcionário confirmou a transferência e solicitou que o veículo fosse liberado.

Depois da confirmação do pagamento, o empresário não conseguiu mais contato com o vendedor. Com certa desconfiança, foi então até a empresa responsável e ficou sabendo que a mercadoria não existia e que sofreu um golpe.

A Polícia Civil está acompanhando o caso e o BNews está em contato para saber mais detalhes.

Saiba qual é a cidade mais fria da Bahia que registrou 11°C nas últimas 24h

Com 11,9 ºC, a cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, registrou a temperatura mais baixa nas últimas 24h. De acordo com o Climatempo, ao longo da semana, a previsão é que a temperatura fique entre 12º C e 20º C.

Outros municípios da Bahia tiveram temperaturas abaixo dos 15° C na última terça-feira (8). De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de Itiruçu, por exemplo, bateu 13,6 ºC. Ainda tivemos Correntina com 13,8 ºC, Guaratinga com 14,2 ºC, e Barreiras com 14,4 ºC, completando o ranking.

Apesar das baixas temperaturas, nenhum dos municípios estão entre os 100 mais frios do país. A menor temperatura do Brasil foi em General Carneiro (PR), com 2,1 °C. Veja o ranking:

Cidades mais frias da Bahia:

Vitória da Conquista – 11,9 °C

Itiruçu – 13,6 °C

Correntina – 13,8 °C

Guaratinga – 14,2 °C

Correntina (outra estação) – 14,3 °C

Barreiras – 14,4 °C

Lençóis – 14,4 °C

Idosa é esquecida em posto de saúde e fica trancada por quase duas horas em Ipiaú

Uma idosa, de 69 anos, foi esquecida em um posto de saúde em Ipiaú, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano. O fato ocorreu no final da manhã da última segunda-feira (7) no Centro de Saúde Dr. Elvídio Antônio Santos, no bairro Democracia.
Segundo o site Giro em Ipiaú, a idosa ficou trancada sozinha por quase duas horas. Hipertensa e diabética, ela precisou ser atendida assim que o local foi reaberto. O caso gerou indignação entre os familiares.

A situação aconteceu quando a idosa era submetida à administração de um soro com vitaminas em uma das salas. Após o término da aplicação, ela percebeu que os funcionários, incluindo o segurança, tinham saído do local. Em desespero, a paciente entrou em contato com a filha, residente em Salvador, que por sua vez acionou a Polícia Militar e uma amiga ligada à Secretaria Municipal de Saúde.

Pouco depois, servidores do turno da tarde chegaram à unidade e ouviram os pedidos de socorro da idosa. Os funcionários precisaram ainda recorrer a moradores da vizinhança para localizar o segurança, que retornou e abriu a porta da unidade, já por volta das 13h40. A paciente registrou a situação em vídeo.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Ipiaú disse que o episódio foi “lamentável” e informou que adotará as providências administrativas e legais para apurar o caso. A pasta disse ainda que está à disposição da paciente e dos familiares dela para prestar o apoio

Tela demais, cuidado de menos: Exposição digital pode gerar transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes

No sofá da sala, na mesa da cozinha, na cama, no banheiro, nas rodas de conversa, em eventos sociais ou até mesmo em momentos improváveis — o celular está sempre presente na vida e na rotina das pessoas. As histórias rolam, os vídeos passam, o jogo continua, as notificações chegam uma atrás da outra e os olhos se perdem no brilho dos dispositivos, enquanto o mundo ao redor parece ficar em segundo plano.

As interações presenciais perdem espaços para engajamentos virtuais, e o tempo diante das telas vai passando quase sem ser percebido. Para crianças e adolescentes – geração Z, nascidos no final dos anos 1990 e meados dos anos de 2010 – a situação é ainda mais crítica, pois, muitas vezes, esses hábitos começam, ainda, nos primeiros anos da infância e levanta preocupações sobre os impactos no desenvolvimento cognitivo, no âmbito comportamental e, acima de tudo, na saúde psíquica.

A dona de casa, Verônica Galvão, percebeu que a filha, Maria Isabela, de 14 anos, estava utilizando telas mais do que o normal. O auge foi quando a menina passou a ser afetada na escola, com reflexo direto nas notas adicionadas ao boletim. “O tempo excessivo no celular estava prejudicando os estudos dela, tirando o foco e causando desconcentração”, afirmou.

O Governo Federal sancionou, em janeiro de 2025, a Lei nº 15.100/2025, que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos por estudantes da educação básica durante o período letivo, exceto em situações pedagógicas autorizadas pelo professor ou por motivos de acessibilidade, saúde e segurança.

A jovem, não utiliza o celular na escola. Segundo a mãe, ela passa a maior parte do tempo conectada a vídeos no YouTube, navegando em redes sociais ou em jogos online. “Quando precisa se desconectar, ela reclama”, lembrou. O diretor clínico da Clínica Apice e professor de Psiquiatria, Ivan Araújo Apice, apontou alguns cuidados que os pais e responsáveis devem observar:

Alterações bruscas de humor após o uso ou ao ser interrompido;

Irritabilidade, isolamento social, perda de interesse por outras atividades;

Queda no rendimento escolar, procrastinação excessiva;

Alterações no sono, cansaço durante o dia e inversão do ritmo circadiano;

Comportamento evasivo ou secreto em relação ao uso (mentir sobre o tempo de tela, esconder o celular);

Sintomas de ansiedade, depressão ou agitação quando está sem acesso à internet.

“As queixas mais frequentes incluem irritabilidade, instabilidade do humor, dificuldade de concentração, impulsividade, distúrbios do sono e sintomas de ansiedade. Além disso, a exposição crônica a estímulos digitais, especialmente a conteúdos rápidos, fragmentados e altamente recompensadores, pode favorecer um padrão de comportamento hiper estimulável e redução da tolerância à frustração”, informou o psiquiatra.

Segundo o profissional, os sinais devem ser acompanhados de forma empática, com escuta ativa, evitando punições rígidas e promovendo educação digital, com rotina balanceada e momentos offline compartilhados em família.

Problema de saúde física e mental

O uso excessivo de telas é um desafio crescente para a saúde física e mental de crianças e adolescentes no Brasil. Um estudo publicado no início de 2025 pela Revista de Saúde Pública, liderado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), revelou que adolescentes entre 11 e 18 anos passam em média mais de 9 horas diárias em dispositivos digitais, ultrapassando o limite recomendado de até 3 horas diárias pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Já o Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) apontou que cerca de 33% das crianças de até 5 anos têm mais de 2 horas diárias de exposição às telas, um hábito que pode comprometer o desenvolvimento cognitivo e social nesta faixa etária.

“A primeira infância (0 a 6 anos) é especialmente vulnerável, pois é nessa fase que ocorrem marcos fundamentais do desenvolvimento cerebral, como a linguagem, atenção sustentada, empatia e regulação emocional. A exposição precoce e excessiva a telas pode interferir na aquisição dessas competências e comprometer vínculos interpessoais”, explicou o psiquiatra.

“Em paralelo, adolescentes entre 12 e 17 anos compõem outro grupo de risco devido à maior sensibilidade à recompensa social, ao sono irregular e à vulnerabilidade emocional típica do período. De acordo com dados do IBGE (PeNSE 2019), 89% dos adolescentes brasileiros entre 13 e 17 anos usam a internet diariamente”, continuou.

O médico alerta que o uso de telas não regulado pode evoluir para dependência digital ou comportamental com características semelhantes às adições químicas, como uso compulsivo, aumento progressivo do tempo de exposição, sintomas de abstinência, prejuízo funcional, emocional e social, embora ainda não exista um código específico para o chamado ‘vício em celular’ ou ‘dependência de redes sociais’ no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Ainda, ele destacou que o uso por mais de três horas diárias, especialmente para fins recreativos sem supervisão, está associado a maior risco de depressão, comportamentos autolesivos e insatisfação com a própria imagem.

“Há robustas evidências científicas associando o uso prolongado de redes sociais com o aumento dos sintomas de depressão, ansiedade social e sentimento de inadequação, especialmente entre meninas adolescentes. Em relação ao TDAH, estudos apontam que crianças com uso excessivo de dispositivos digitais apresentam piora da atenção sustentada, aumento da impulsividade e comportamento opositor, além de impacto negativo sobre o sono”, relatou Apice.

Verônica buscou alternativas para evitar a dependência e limitar o tempo de uso da filha. “Eu tento impor limites no celular dela usando um aplicativo específico", disse, ressaltando que em período de férias acaba sendo mais flexível. Ela conta ainda que passou a estimular atividades como da leitura ou momentos de interações sociais.

Controle parental

O Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal, lançaram, neste ano, o guia ‘Crianças, Adolescentes e Telas’, destacando a importância do acompanhamento parental para promover o uso saudável de telas.

O servidor público federal, Alex Laurentino, por exemplo, explica que recorreu a métodos para restringir o tempo de tela no celular do irmão, Rafael Ferreira, de 15 anos. Ele passou a utilizar as configurações do controle parental, e assim, administrar os horários e os conteúdos acessados.

“Rafael sempre teve o tempo de tela controlado, desde o primeiro celular e também no videogame. Por isso, não conseguimos relacionar o antes e o depois, mas quando comparado com outras crianças de mesma idade, percebemos que existia uma diferença grande em aspectos importantes, como: socialização, em que sempre buscou interagir e estar presente nas conversas, e não dividindo atenção com o celular; rotina de sono, pois o celular dele bloqueia as 21 horas, e assim, não consegue ficar mexendo na cama ou antes de dormir; e atividades fora das telas, como brincar na rua com outras crianças”, pontuou Laurentino.

“Nós sempre fomos resistentes ao primeiro celular, que ele ganhou aos 10 anos e o videogame aos 12. Porém, como condição, já foi implantado os sistemas de controle de acesso, aplicativos permitidos e as limitações de tempo geral e por aplicativo. Aumentávamos o tempo no período de férias, porém, apenas 1 hora a mais do que a rotina padrão. Essa foi o único período em que ele pediu para aumentar, pois sabia que no restante do ano era inegociável”, continuou, ressaltando que o futebol é a atividade fora de tela mais praticada pelo jovem.

Por fim, o psiquiatra destaca a necessidade de propor o uso saudável de telas, com prioridade em conteúdos de qualidade, com supervisão ativa, respeitando a idade de cada pessoa. “O desafio contemporâneo não é proibir as telas, mas educar para o uso consciente e saudável, inserindo o diálogo, o exemplo parental e o equilíbrio como pilares da mediação digital. Promover espaços offline, reconectar crianças com o mundo real e cultivar experiências sensoriais, motoras e afetivas é uma missão compartilhada entre famílias, escolas e profissionais de saúde”, concluiu ele.

Bebê de um ano morre após ingerir substância venenosa em Salvador; saiba mais

Um bebê, identificado como Rhavy Ferreira Santana, de 1 ano, morreu momentos depois de ingerir um suposto veneno, na madrugada quarta-feira (9), em uma residência no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.

Informações iniciais obtidas pelo Bnews dão conta de que a mãe da criança levou o garotinho até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Caetano alegando que o filho tinha ingerido uma substância usada para matar ratos. Entretanto, apesar do socorro, o bebê já teria chegado sem vida na unidade médica.

Por meio de nota enviada ao Bnews, a Polícia Civil informou que a 3ª Delegacia de Homicídios já iniciou as investigações e outras diligências investigativas para apurar as circunstâncias da morte da criança. "Análises de perícia realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica, auxiliarão no esclarecimento das razões do óbito", disse a instituição

BR-101 é liberada após mais de 35 horas de bloqueio por indígenas no Extremo Sul baiano

O trecho da BR-101 em Itamaraju, no Extremo Sul, foi liberado após mais de 35 horas de bloqueio na tarde desta terça-feira (8). O protesto ocorreu na altura do km 794 e foi realizado por indígenas da etnia Pataxó, que cobravam a soltura do cacique Suruí, preso desde a semana passada.

Segundo o Radar News, a manifestação provocou um congestionamento de cerca de 15 quilômetros em cada sentido da rodovia. O tráfego de carros, caminhões e ônibus foi interrompido, e diversas cargas perecíveis ficaram retidas.

Ao site, o cacique Atxuab Pataxó, do território indígena de Barra Velha, disse que além da soltura do cacique Suruí, a manifestação denunciava também a morte de indígenas na região. Ainda segundo informações, um pedido de habeas corpus em favor de Suruí foi negado pela Justiça de primeira instância, mas uma nova solicitação foi requerida.

Caso haja nova negativa [a decisão judicial é esperada ainda nesta quarta-feira (9), os indígenas não descartam uma nova manifestação.

O cacique Suruí foi preso em meio a um conflito fundiário com fazendeiros, sendo encontrado com armas e munições no momento da detenção.

Durante o bloqueio, incidentes também foram registrados, como a depredação de um caminhão na tarde da segunda-feira (8), quando uma empresária, de 40 anos, tentou atravessar o bloqueio

Juiz eleitoral de Simões Filho é afastado por morosidade e suposta violação de deveres funcionais

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou o afastamento cautelar do juiz eleitoral Gustavo Hungria, da 33ª Zona, sediada em Simões Filho, e a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o magistrado. A decisão, proferida em 4 de julho de 2025, veio após denúncias de inércia na prestação jurisdicional e morosidade processual, além de uma aparente violação do dever de residir na comarca.

As petições que deram origem ao caso foram ajuizadas por duas pessoas, que relataram a paralisação de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) cruciais para as eleições municipais de 2024 na cidade: uma por abuso de poder político e outra sobre fraude à cota de gênero.

Conforme relatório da Coordenadoria Judiciária Remota do 1º Grau de Jurisdição (COJUR), um volume considerável de 246 processos aguardava a atuação do magistrado. Desse total, 240 processos estavam pendentes na tarefa "Assinar ato", com minutas de sentenças, decisões e despachos já elaborados, prontos para a chancela final. Apenas seis processos estavam na fase de "Minutar ato".

Um dos pontos mais graves apontados na decisão é a questão da residência do magistrado. Certidões subscritas por Oficial de Justiça atestaram que o juiz reside na cidade do Rio de Janeiro, e não em Simões Filho, sede da comarca. O Estatuto da Magistratura (Lei Complementar nº 35/1979) estabelece, em seu artigo 35, inciso V, o dever do magistrado de residir na sede da comarca, salvo autorização expressa do órgão disciplinar. Ocorre que o TRE-BA não concedeu qualquer permissão para que o juiz residisse fora de Simões Filho, configurando uma aparente violação de dever funcional.

A decisão também destaca a violação, em tese, dos incisos I, II e III do artigo 35 da Lei Orgânica da Magistratura (Loman), que impõem ao magistrado o dever de cumprir e fazer cumprir as disposições legais com independência, não exceder injustificadamente os prazos para sentenciar ou despachar, e determinar as providências necessárias para que os atos processuais se realizem nos prazos legais.

Diante do quadro de morosidade e da aparente violação dos deveres funcionais, o presidente e o vice-presidente e corregedor Regional do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta e desembargador Maurício Kertzman Szporer, respectivamente, determinaram, ad referendum do Pleno do Tribunal, o afastamento cautelar do juiz eleitoral da 33ª Zona

Anvisa manda recolher polpa de frutas, champignon, molho de alho e azeite por irregularidades


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou, nesta segunda-feira (7), o recolhimento de lotes de polpa de frutas, champignon em conserva e molho de alho por não estarem dentro dos parâmetros ideais, após análises feitas em laboratórios públicos.

Segundo os laudos, o champignon inteiro em conserva, da marca Imperador, e o molho de alho, da marca Qualitá, apresentam dióxido de enxofre acima do limite permitido. A polpa de morango da De Marchi possui “matérias estranhas” e, por isso, também está imprópria para consumo.

Além dos produtos citados, o azeite extravirgem do Vale dos Vinhedos também foi recolhido por ser de origem desconhecida e não estar de acordo com os padrões da legislação vigente. Segundo a Anvisa, os produtos devem ser retirados das prateleiras para evitar o consumo.

Por Carol Souzza

terça-feira, 8 de julho de 2025

Aposta de Salvador acerta 15 números e ganha mais de R$ 700 mil na Lotofácil

O concurso de nº 3437 do jogo lotérico Lotofácil, da Caixa Econômica Federal, sorteado nesta terça-feira (8), teve uma bilhete soteropolitano como grande vencedor da noite. A aposta acertou os 15 números sorteados e levou um montante de R$ 798,4 mil. Uma segunda aposta, feita em São Paulo, também acertou os 15 números e receberá um prêmio no mesmo valor.

A aposta foi feita na Lotérica Show da Sorte, localizada na Rua Ceara, no bairro da Pituba. Os números sorteados foram: 01-05-06-08-09-11-12-14-15-17-19-20-22-24-25. Outras cinco apostas de Salvador acertaram 14 número e ganharam R$1.144,37 cada uma delas

Há dois meses, em abril, a mesma lotérica registrou um bilhete vencedor do sorteio da Lotofácil. Na ocasião, a aposta soteropolitana foi uma das três vencedores do prêmio principal de R$ 7 milhões e levou para casa cerca de R$ 2,8 milhões

A expectativa de valor para o próximo sorteio, desta quarta-feira (9), é de R$ 1,8 milhão

Pedreiro morre após se engasgar com pedaço de carne durante almoço

Um pedreiro morreu após se engasgar com um pedaço de carne em um almoço no Parque Sisi, em São Carlos, interior de São Paulo, no último domingo (6)

Cássio Alves de Carvalho, de 53 anos, estava na casa de um amigo durante o almoço. Ao se engasgar com a carne, ele passou mal e chegou a perder a consciência. De acordo com informações do boletim de ocorrência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e os agentes de saúde tentaram reanimar o pedreiro, mas ele não resistiu.

A ocorrência foi registrada como "obstrução de via aérea seguida de parada cardiorespiratória". O corpo de Cássio foi sepultado nesta segunda (7), no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo.

O que fazer em caso de engasgo

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes por engasgo, de acordo com dados divulgados no ano passado.

O engasgo ocorre quando um objeto ou mesmo uma partícula obstrui o canal da respiração, impedindo a passagem do ar. O corpo como mecanismo de defesa apresenta o reflexo da tosse. Ele pode ser fatal quando a tosse não é suficientemente forte para desobstruir a via aérea.

Em caso de engasgo, entre as medidas aplicadas está a manobra de Heimlich. Esta manobra, de acordo com informações do EduCapes, utiliza as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Para isso, uma pessoa deve se posicionar atrás da vítima do engasgo e, com o punho de uma das mãos fechado com o polegar para cima, posicionar a mão na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica, e com a outra agarra o punho e puxar para dentro e para cima até que o alimento seja eliminado.

Se a vítima estiver sozinha, pode usar o próprio punho com o apoio de algum objeto que pode ser, por exemplo, uma cadeira e fazer força para cima

Mulher fica sem luz, chama concessionária e é estuprada por eletricista em casa

Uma jovem de 18 anos foi estuprada por um eletricista terceirizado da Companhia Paranaense de Energia (Copel), dentro de casa, em Ponta Grossa, no Paraná. A vítima acionou a concessionária por estar sem luz.

A delegada Cláudia Krüger disse que o boletim de ocorrência foi registrado em 9 de junho e agora o acusado foi indiciado por estupro.

Ao RPC, a delegada explicou que o terceirizado foi com a vítima até o porão da casa, em busca de uma ferramenta para fazer o reparo, e a estuprou no local.

A vítima relatou que mora com a avó na casa e no dia 30 de maio faltou luz no local. Ela contou que um dos funcionários "me roubou um beijo e me levou para o porão (...) só que nisso ele já foi querendo fazer algo a mais". Ela diz que ficou em choque e que houve penetração. "Eu não queria aquilo, mas não consegui falar na hora, depois de alguns segundos eu falei pra ele parar porque fiquei com medo de engravidar, daí ele parou e a gente subiu para casa".

Testemunhas confirmaram a versão da vítima. A Copel e a empresa terceirizada, que não teve nome divulgado, ajudaram na identificação do suspeito.

A Copel informou em nota que ajudou na investigação e pediu que a terceirizada apurasse o caso. "No mesmo dia 6 de junho a Copel procurou a Delegacia da Mulher em Ponta Grossa para se colocar à disposição e colaborar na investigação. A empresa terceirizada comunicou a Copel que o funcionário acusado foi desligado dos seus quadros. O assunto segue com as autoridades policiais".

A lei brasileira prevê pena de até 10 anos de prisão para crime de estupro

Carreta com combustíveis tomba e interdita trecho de rodovia há 20h no sul daBahia

Uma carreta tombada interdita há 20h um trevo da BR-101, na cidade de Ubaitaba, no sul da Bahia. O acidente aconteceu na noite de segunda-feira (7) e, até o final da tarde desta terça (8), o processo de remoção do veículo seguia em andamento. Ninguém ficou ferido.

Pela manhã, um desvio foi feito pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) para permitir a passagem de carros ao lado da via principal, que dá acesso a Ubatã, Ipiaú e Jequié

Apesar disso, conforme apurou a TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, ainda há risco de explosão, porque parte dos combustíveis carregados pelo veículo derramaram na pista.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta tinha saído de Jequié e seguia para Eunápolis, no extremo sul do estado, quando o condutor perdeu o controle da direção e o acidente aconteceu, por volta das 20h.

O veículo tem três tipos diferentes de combustível: etanol, gasolina e diesel. Parte do material foi resgatado por uma empresa contratada pelo seguro, para permitir o destombamento da carreta. O processo deve ser finalizado ainda nesta terça-feira.

Homem forja sequestro para extorquir o pai em R$ 180 e é preso deitado

Um homem de 31 anos foi preso após forjar o próprio sequestro com o objetivo de extorquir R$ 180 mil do pai, em Apucarana, cidade do norte do Paraná. A farsa foi descoberta pela Polícia Civil do estado na última sexta-feira, 4, quando os investigadores localizaram o suposto cativeiro.

De acordo com o delegado André Garcia, responsável pelo caso, o homem foi encontrado deitado tranquilamente em uma cama, utilizando o celular, no momento em que a equipe chegou ao local. O imóvel ficava na zona rural de Cambira, município vizinho.

A investigação confirmou que o aparelho usado para acessar a internet na hora do flagrante era o mesmo utilizado para enviar mensagens ameaçadoras ao pai, um homem de 57 anos. Além dos textos, o suspeito também encaminhou imagens em que aparecia encapuzado e com os braços amarrados, simulando uma situação de cárcere privado.

A encenação teve início na segunda-feira, 30, quando o pai começou a receber as primeiras mensagens pedindo o dinheiro para que o suposto sequestro fosse encerrado.

Além do filho, o dono da casa onde ele estava também foi detido. A Polícia Civil do Paraná investiga se o segundo envolvido participou da tentativa de extorsão.

VíDEO: Suspeito de assalto é flagrado correndo armado logo após roubar idosa em bairro nobre de Salvador

Um homem, que não teve a identidade revelada, foi flagrado assaltando uma mulher idosa, na manhã desta terça-feira (8), no bairro de Jardim Armação, em Salvador. As imagens foram gravadas por populares e encaminhadas ao BNews.

No vídeo, é possível ver o momento em que o suspeito passa correndo com uma arma e sacola nas mãos e olhando para trás. Ele veste uma camisa azul, calça preta e chinelo. A situação teria acontecido na Rua Desembargador Vieira Lima.

Poucos segundos depois, a vítima passa atrás do indivíduo. Informações preliminares apontam que esta não seria a primeira vez que o suspeito teria roubado pessoas que transitam na região.

A equipe de reportagem do BNews tentou contato com a Polícia Militar (PM-BA), que informou que a 39ª Companhia Independente (CIPM) não foi acionada para atender a ocorrência.

ASSISTA;


VÍDEO: Vaca invade casa e surpreende moradora ao mergulhar na piscina para se refrescar

Uma cena inusitada repercutiu e surpreendeu internautas nas redes sociais nesta terça-feira (8). Uma vaca invadiu a residência de uma moradora, na cidade de Porto José, interior do Paraná, e entrou na piscina da casa da mulher. O caso, que ocorreu no dia 14 de maio, repercutiu nesta terça na web.
O vídeo foi compartilhado por Regina Ribeiro, que estava em casa, quando de repente encontrou com o animal, na área externa. A vaca se refrescava na piscina e só saiu quando se assustou com a presença dos humanos.

Molhada, o animal saiu do local e foi em direção ao pasto. Antes, o bicho ainda tinha escorregado na parte de concreto da casa. A situação ocasionou momentos de humor e risos dos seguidores de Regina, onde o vídeo atingiu mais de 15 mil visualizações.