sábado, 9 de agosto de 2025

Sete dias sem luz: MP-BA pede condenação da Coelba por serviço precário em cidade baiana

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) por causa de constantes interrupções, apagões e falta de energia elétrica no município de Belmonte, no sul da Bahia. A companhia, por sua vez, diz que um "plano robusto de manutenções" está em execução no município.

Segundo o promotor de Justiça Bruno Gontijo, a descontinuidade do serviço tem ocorrido em qualquer momento do dia, em dias úteis, feriados e finais de semana. As apurações do MP-BA apontam a existência de uma estrutura obsoleta e ineficiente, que não tem a devida manutenção preventiva.

O promotor solicitou que a Justiça obrigue a Coelba a adotar as providências técnicas para manter a adequação e a continuidade do serviço na sede de Belmonte e em seus distritos. Também foi solicitado que a companhia evite interromper o serviço sem prévia notificação ou justificativa idônea, além das oscilações e quedas de tensão, sob pena de pagamento de multa.

As consequências dessa negligência estrutural são devastadoras para a população de Belmonte. Na localidade de Boca do Córrego, chegaram a ficar sete dias consecutivos sem energia elétrica, comprometendo inclusive a conservação de vacinas”, diz trecho da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário