A meningite bacteriana, causa da morte de um professor de 33 anos na Bahia, é o tipo mais perigoso e fatal de uma doença grave, provocada pela inflamação do sistema nervoso central. É o que explica a infectologista Lorena Galvão, mestre e doutora em Ciências e integrante da equipe referenciada em infectologia do Hospital da Bahia, Hospital Santa Izabel e da Clínica AMO, todos em Salvador.
Conforme informou a Secretaria de Saúde da Bahia, 49 casos de meningite, em geral, foram registrados no estado durante esse ano, e seis pacientes morreram. Em 2024, a pasta confirmou 446 casos, dos quais 115 eram do tipo bacteriana. A doença provocou 24 óbitos no estado no ano passado.
Salvador liderou o ranking de registros, com 152 casos, seguida por Feira de Santana (17) e Vitória da Conquista, segunda e terceira maiores cidades baianas, respectivamente.
Ao g1, a Lorena Galvão detalhou que o tipo de meningite varia de acordo com as causas. Além de bactérias, a doença pode ser provocada também por vírus, fungos e microbactérias.
Enquanto as meningites bacterianas apresentam quadros mais graves, mais sintomáticos e com risco aumentado de morte, as meningites virais costumam ser mais leves e benignas, explicou a especialista.
Qualquer pessoa pode adoecer com meningite, mas os extremos etários, recém-nascidos, bebês, principalmente aqueles não vacinados e idosos, são aqueles com maior risco de adoecimento e das formas graves, incluindo o óbito. Também pacientes imunocomprometidos por algum motivo têm maior probabilidade de apresentar quadros graves".
➡️ Sintomas
"Os principais sintomas da meningite são febre, enjoos, vômitos, dor de cabeça e rigidez de nuca. Em alguns tipos de meningite bacteriana também é frequente o aparecimento de manchas no corpo".
➡️ Diagnóstico
"O diagnóstico é feito através da suspeita clínica e a confirmação através do exame do líquido, com a identificação de algumas alterações nesse líquido que vão sugerir a presença de infecção do sistema nervoso central, além da identificação do agente causador".
➡️ Tratamento
"O tratamento das meningites bacterianas se baseia principalmente no uso de antibióticos endovenosos e, em alguns casos, é recomendado também o uso do corticoide".
➡️ Sequelas
"Os indivíduos que sobrevivem ainda podem apresentar sequelas, como surdez, alterações de sistema nervoso central, paralisia de membros e alguns evoluem com amputação também, principalmente nos casos de meningococo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário