Um vídeo gravado na noite da última quarta-feira (26), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, mostra o momento em que o escorregador inflável da porta traseira esquerda de um Airbus A321neo da Latam foi acionado enquanto o avião estava estacionado no pátio do aeroporto.
Segundo informações não oficiais, o procedimento de pushback (quando um veículo de reboque empurra o avião para afastá-lo da ponte de embarque) já havia sido iniciado quando um passageiro teria se levantado e aberto a porta 4L, ativando o escorregador. A tripulação solicitou a presença da Polícia Federal a bordo para controlar o passageiro.
Ainda não se sabe o motivo que levou o passageiro a acionar o escorregador. O incidente gerou impactos para a companhia aérea e transtornos para os demais passageiros, já que a aeronave precisou ser retirada de operação para que a equipe de manutenção reinstalasse o equipamento
Embora o avião possa decolar sem o escorregador, é necessário limitar o número de passageiros, pois uma das saídas de emergência fica inoperante devido à falta do dispositivo.
Em nota enviada ao Aeroin, a Latam confirmou o ocorrido e a necessidade de remover o passageiro.
"A Latam Brasil informa que solicitou apoio da Polícia Federal antes da decolagem do voo LA3180 (São Paulo/Guarulhos-Salvador) na última terça-feira (25) para realizar o desembarque de um passageiro devido a comportamento indisciplinado, após ele ter acionado o escorregador inflável traseiro da aeronave."
Por causa do incidente, foi necessário trocar a aeronave e o voo, inicialmente programado para decolar às 23h45, partiu às 3h41. A viagem seguiu sem problemas e o avião pousou em segurança no destino final, Salvador, às 5h20 da quarta-feira (26).
Nenhum comentário:
Postar um comentário