No último ano, fraudes digitais e roubos de celulares provocaram um prejuízo de R$ 71,4 bilhões ao Brasil, segundo pesquisa do Datafolha. Segundo o levantamento, uma em cada pessoas sofrem tentativas de golpes on-line no país.
A notícia foi divulgada em reportagem de o jornal Folha de São Paulo. O estudo foi encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo veículo de notícias
Os roubos ocorrem a partir de máquinas de cartão adulteradas, golpes com Pix e boletos falsos e fraudes em cartões de crédito, segundo a pesquisa.
Ainda segundo a matéria, “o prejuízo de R$ 71,4 bilhões diz respeito às principais modalidades de crime identificadas pela pesquisa, num universo de 13 tipos de delito que envolvem o uso do celular e o ambiente virtual. Os dados mostram, por exemplo, como os crimes patrimoniais cometidos por meio da internet e de falsas centrais telefônicas estão divulgados na sociedade”.
Vale salientar que, menos da metade das vítimas faz Boletim de Ocorrência – BO de crimes digitais, ou seja, mais precisamente, apenas 18% informaram à Polícia Civil quando se tornaram vítimas de algum desses golpes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário