segunda-feira, 22 de junho de 2026

Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional

A versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser acessada no aplicativo GOV.BR no celular e usada como documento de identificação. Para lembrar a população sobre esse recurso, o governo federal enviou notificações no WhatsApp e na Caixa Postal GOV.BR.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), “muitas pessoas” emitiram a nova carteira, mas não acessaram a versão disponível na plataforma eletrônica de acesso a serviços públicos federais e também de estados e municípios.

Até 12 de junho, 55,8 milhões de pessoas emitiram a CIN, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo para baixar a CIN em formato digital, que fica na seção “carteira de documentos”.

O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, explicou que o governo incentiva o uso desse recurso pela população.

“Ter esse documento em seu celular facilita em viagens, entrada de shows ou eventos e em qualquer outra situação em que seja necessário se identificar”, disse. “Estamos enviando essas notificações para que as pessoas passem a usar o aplicativo GOV.BR e tenham acesso a esse benefício que facilita a vida na palma da sua mão”, afirmou

O novo documento, válido em todo o país, adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, em substituição ao antigo Registro Geral (RG).

A versão digital da CIN pode incluir outros documentos e registros como:

o Título de Eleitor,

a Carteira Nacional de Habilitação (CNH),

a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS),

a identidade funcional, o certificado militar,

o Número de Identificação Social (NIS),

o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e

os números dos programas PIS e Pasep.

Para fazer essa inclusão, esses documentos deverão ser apresentados no momento da solicitação da carteira. Esta página do MGI informa onde solicitar no seu estado a CIN.

Cuidado com golpes

O MGI alerta que os usuários devem desconfiar “de qualquer mensagem recebida fora da plataforma GOV.BR que solicite acesso para verificar saldos ou atualizar dados”.

Conforme o ministério, não são solicitados “dados pessoais, como CPF e endereço, nem são realizadas cobranças ou pedidos de pagamento via WhatsApp”.

Em caso de dúvidas, o MGI recomenda que os usuários acessem gov.br/conta ou gov.br/atendimento. Também é possível receber atendimento presencial em uma unidade do Balcão GOV.BR em gov.br/presencial.

Porto Seguro: Homem é preso com R$ 700 mil em dinheiro vivo; PF investiga lavagem de dinheiro

Um homem foi preso em flagrante com R$ 700 mil em dinheiro vivo em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A prisão, feita pela Polícia Federal em ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), investiga possível lavagem de dinheiro na região.

A investigação indica que o montante de R$ 700 mil havia sido sacado em uma agência bancária pouco antes da abordagem policial.

A movimentação do valor em espécie foi compatível com as transações financeiras atípicas que já vinham sendo monitoradas e auditadas pelas autoridades.

Os policiais conduziram o suspeito para a Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro e o dinheiro foi encaminhado para um depósito judicial. O suspeito foi indiciado pelo crime de lavagem de dinheiro e a pena pode ser agravada caso as auditorias comprovem a conexão com outros delitos financeiros correlacionados.

A Polícia Federal informou que o inquérito continuará ativo para identificar outros integrantes da organização, além de rastrear a origem real e o destino final dos valores apreendidos.

Arraiá da Conquista: Portões poderão ser fechados novamente!

O assunto ainda repercute e preocupa: o grande público que tem comparecido ao Arraiá da Conquista, realizado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. O sucesso da festa trouxe também alguns desafios, principalmente relacionados à superlotação do espaço.

No sábado, primeiro dia do evento, a estimativa de público foi superada e o local chegou a ficar lotado. Já no domingo, apesar de o espaço não ter registrado a mesma situação, foi necessário que as autoridades de segurança fechassem temporariamente os portões. A entrada só foi liberada novamente horas depois, após a organização avaliar as condições do local. A medida ocorreu porque o público teria atingido a capacidade máxima de segurança, estimada em cerca de 30 mil pessoas.

Nesta segunda-feira, uma reunião foi realizada entre representantes da Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para reforçar as medidas de segurança e controle da lotação durante os próximos dias de festa.

Ficou definido que, caso o Parque de Exposições atinja novamente a marca de 30 mil pessoas, os portões poderão ser fechados mais uma vez. A reabertura acontecerá somente após a saída de parte do público, já que o fluxo de pessoas é considerado volátil. Vale lembrar que os portões do Parque de Exposições já estão abertos desde as 18h. As informações foram divulgadas em reportagem exibida pela TV Sudoeste.

Cantor Pablo é atingido por lata em show de São João na Bahia; assista vídeo

O cantor Pablo foi atingido por uma lata atirada da plateia durante uma apresentação no São João de Gandu, no sul da Bahia, na última sexta-feira (19).

A situação foi registrada durante a transmissão do evento nas redes sociais. Nas imagens, o cantor de arrocha apresentava uma versão da música 'Amor I Love You', de Marisa Monte, quando foi atingido por uma lata verde. O artista não sofreu ferimentos.

Após o impacto, Pablo interrompeu o show, pediu que os músicos da banda parassem de tocar e solicitou a intervenção da Polícia Militar.

Segura aí rapidinho. Por favor, Polícia Militar, retira esse rapaz que acabou de jogar uma lata em mim aqui. Rapaz, que cara miserável. Como é que pode um negócio desse? Espere que o seu está chegando. Vou te dar um presente", disse o cantor.

Cerca de dois minutos após o pedido do artista, os policiais retiraram o homem do local.

Antes de retomar a apresentação, Pablo desabafou com o público sobre o episódio: "Essa benção de Deus aqui. É brincadeira um negócio desse, rapaz? Obrigado à Polícia Militar e a toda a segurança. O cara bebe para fazer besteira. Meu Deus do céu".

Veja vídeo:




Conquista: Notícia triste sobre a banda Raneychas

A banda Raneychas anunciou o cancelamento de três apresentações que estavam programadas para os dias 21 e 22 de junho nas cidades de Ibicaraí, Cassilândia e Itapetinga. A decisão foi tomada em razão de problemas de saúde da vocalista Nataly Barreto, que ficou impossibilitada de cumprir a agenda de shows.

De acordo com nota divulgada pela equipe da banda, a cantora precisou receber atendimento médico em Ibicaraí, onde se apresentaria na noite do último sábado (21). Após avaliação, os profissionais de saúde recomendaram repouso, impossibilitando sua participação nos compromissos programados para o fim de semana.

Ainda segundo o comunicado, a prioridade neste momento é a recuperação completa da artista e a preservação do bem-estar de todos os integrantes da equipe. A banda agradeceu o carinho, a compreensão dos fãs, contratantes e organizadores dos eventos, ressaltando que espera retomar as atividades o mais breve possível.

O cancelamento gerou repercussão entre admiradores do grupo, especialmente nas cidades que aguardavam as apresentações durante os festejos juninos. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre possíveis remarcações dos shows.

A equipe da banda informou que novas atualizações sobre o estado de saúde de Nataly Barreto serão divulgadas pelos canais oficiais nos próximos dias.

Messi marca contra Áustria e se isola na artilharia das Copas do Mundo

Histórico! Após marcar três vezes contra a Argélia, na estreia da Argentina na Copa do Mundo de 2026, Lionel Messi cravou mais um gol, desta vez contra a Áustria, se isolando como o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 17 gols. O jogador estava empatado o alemão Miroslav Klose, que marcou 16 gols entre as Copas de 2002 e 2014.

Antes de balançar as redes na partida desta segunda-feira, 22, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, o camisa 10 argentino havia perdido um pênalti com menos de 10 minutos de jogo. No entanto, o jogador conseguiu se recuperar dentro da partida e teve frieza para marcar aos 38 minutos.

Longevidade

A Copa do Mundo de 2026 é a sexta edição que conta com a presença de Lionel Messi, que estreou em 2006. Desde então, o jogador superou duras eliminações, incluindo o vice-campeonato para a Alemanha em 2014, no Brasil.

Em 2022, no Catar, o jogador marcou sete gols, sendo dois na final contra a França, e liderou a Argentina para um título que não vinha desde 1986, com Maradona. Messi já tinha 35 anos à época, de forma que acreditava-se que aquele seria o seu último Mundial.

No entanto, ele contrariou as previsões que se tinham naquele momento e chegou para a Copa do Mundo de 2026 com quase 40 anos, idade que ele completa na próxima quarta-feira, 24 de junho. Já campeão do mundo, Messi agora coleciona recordes a cada vez que entra em campo no torneio.

Pênaltis

Com a cobrança de pênalti na partida contra a Áustria, Messi se tornou o jogador com mais penalidades cobradas na história das Copas: 7. Porém, ao desperdiçar a cobrança, o camisa 10 argentino também se tornou o jogador com mais pênaltis perdidos na história do torneio, com três penalidades não convertidas.

Tragédia: Jailton morre após grave acidente entre moto e caminhonete

Uma grave colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete terminou em tragédia na manhã desta segunda-feira (22), em Guanambi, no sudoeste da Bahia.

O acidente aconteceu por volta das 7h, no cruzamento das ruas Benjamin Vieira Costa e Joaquim Dias Guimarães, no bairro São Francisco. A vítima fatal foi identificada como Jailton Neves de Carvalho, de 51 anos, que conduzia uma motocicleta Honda Bros.

Com o forte impacto da batida envolvendo uma Chevrolet D-20, Jailton não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O irmão dele, que estava na garupa da moto, ficou ferido, recebeu atendimento do Samu 192 e foi encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi.

Equipes da Polícia Militar e dos órgãos de trânsito estiveram no local para controlar o tráfego e acompanhar os procedimentos de perícia. As circunstâncias do acidente serão investigadas.

VÍDEO: balões pegam fogo durante show de Thiago Aquino em São João na Bahia

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um comerciante se aproxima da frente do palco e apresenta os balões ao artista. Thiago Aquino sinaliza interesse em adquirir dois deles e, em seguida, um integrante de sua equipe realiza a compra.

Poucos segundos depois, os demais balões que permaneceram com o vendedor se elevaram e acabaram entrando em contato com a pirotecnia do show. As chamas começaram a poucos metros de onde o cantor se apresentava, provocando susto entre o artista e as pessoas que acompanhavam o evento.

O momento foi transmitido ao vivo pela internet e registrado por espectadores. As imagens mostram os balões caindo em chamas em uma área próxima ao palco. Rapidamente, pessoas que estavam no local conseguiram controlar o fogo. Em um dos vídeos, um homem aparece utilizando uma sandália para ajudar a apagar as chamas.

Apesar do susto, não há registro de feridos. Após o incidente, a apresentação de Thiago Aquino foi encerrada poucos minutos depois.

Video:


Conquista: Carro invade estabelecimento na Olívia Flores e acidente por pouco não termina em tragédia; veja vídeo

A sequência de acidentes registrados em Vitória da Conquista parece não ter fim. Desta vez, um incidente chamou a atenção de quem passava pela Avenida Olívia Flores, uma das mais movimentadas da cidade.

Segundo informações apuradas pelo Blog do Rodrigo Ferraz, um carro perdeu o controle e acabou invadindo a estrutura de um laboratório localizado na avenida. O impacto provocou danos materiais e assustou funcionários, clientes e pessoas que circulavam pela região.

Apesar do susto e da cena, a notícia positiva é que ninguém ficou ferido. O acidente resultou apenas em prejuízos materiais, evitando uma tragédia de maiores proporções.

As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle do veículo ainda não foram esclarecidas. Agentes de trânsito e equipes de apoio foram acionados para registrar a ocorrência e organizar o fluxo de veículos no local.

O caso rapidamente repercutiu nas redes sociais, onde internautas comentaram a sucessão de acidentes registrados nos últimos dias em Vitória da Conquista.

O Blog segue acompanhando a ocorrência e poderá trazer novas informações a qualquer momento.

Diretora de escola estadual e companheira são encontradas mortas dentro da própria casa

Uma diretora de colégio estadual, identificada como Tatiana Chagas dos Santos, 51 anos, e a companheira dela foram encontradas mortas dentro da residência onde moravam na cidade de Anápolis, em Goiás. O caso foi registrado na madrugada de domingo (21) e é investigado pela Polícia Civil, que aguarda a conclusão dos laudos periciais para esclarecer o que provocou as mortes. As informações são do g1.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para o imóvel, localizado no Jardim América, mas apenas constataram que as duas mulheres já estavam sem vida. A Polícia Técnico-Científica realizou a perícia no local, enquanto a Polícia Civil deu início às investigações.

A morte da educadora gerou comoção entre colegas, estudantes e ex-alunos, que usaram as redes sociais para prestar homenagens. Tatiana atuava havia 22 anos na educação pública de Goiás e era diretora do Colégio Estadual Professor Heli Alves.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lamentou a perda da gestora. "Ao longo de sua carreira, deixou uma contribuição significativa para a educação em Goiás, sendo reconhecida pelo profissionalismo, pela dedicação ao serviço público e pela defesa de uma educação de qualidade para todos", afirmou o órgão.

Urgente: Acidente com morte é registrado na manhã desta segunda-feira

A semana começou com uma notícia triste no sudoeste da Bahia. Um grave acidente registrado na manhã desta segunda-feira (22) resultou na morte de uma pessoa na cidade de Guanambi.

De acordo com as primeiras informações, a colisão envolveu dois veículos. Equipes do Samu 192 foram acionadas e duas ambulâncias seguiram para o local da ocorrência para prestar socorro às vítimas.

Apesar dos esforços das equipes de emergência, uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. A identidade da pessoa falecida não havia sido divulgada até o momento.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar o levantamento cadavérico e encaminhar o corpo para os procedimentos legais. As circunstâncias da colisão serão investigadas pelas autoridades competentes.

Enem 2026: prazo para pagar taxa de inscrição termina nesta segunda

Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta segunda-feira (22) para pagar a taxa de inscrição e garantir a participação na prova. O valor é de R$ 85 e pode ser pago por boleto, Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, dependendo da instituição financeira.

Para fazer o pagamento, o estudante deve gerar a GRU Cobrança pela Página do Participante.

Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 8 e 15 de novembro.

A taxa é obrigatória para todos os candidatos que não conseguiram a gratuidade. Tem direito a isenção:Matriculados no 3ª série do ensino médio em escola pública em 2026;

Aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
Participantes do programa Pé-de-Meia.

Conquista: Público tenta invadir Parque de Exposições após lotação para show de Pablo

A noite de ontem (21) foi marcada por grande movimentação no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Após o fechamento temporário dos portões devido à lotação do espaço, parte do público passou a tentar acessar o evento pulando o muro do parque.

Imagens que nossa reportagem acompanhou mostram pessoas tentando entrar no circuito dos shows por áreas não autorizadas, o que gerou preocupação entre as equipes de segurança responsáveis pelo evento.

O grande fluxo de pessoas foi impulsionado, principalmente, pela apresentação do cantor Pablo, considerada uma das mais aguardadas da programação do Arraiá da Conquista 2026. Desde as primeiras horas da noite, milhares de pessoas se concentraram no local para acompanhar o artista, conhecido como o “Rei da Sofrência”.

A Polícia Militar, por meio do CPRSO, e o Corpo de Bombeiros, que monitoram a capacidade do espaço, haviam informado anteriormente que os portões poderiam ser fechados temporariamente para garantir a segurança do público e evitar superlotação.

As autoridades reforçam que tentativas de acesso por locais inadequados colocam em risco a integridade física dos participantes e comprometem o trabalho das equipes de segurança. Apesar da situação, o evento seguiu com reforço no policiamento e monitoramento constante da área.

O Arraiá da Conquista segue como um dos maiores festejos juninos do interior da Bahia, atraindo milhares de pessoas ao Parque de Exposições durante todas as noites de programação.

Homem é esfaqueado no tórax em município na Bahia

Um homem de 46 anos deu entrada no hospital municipal de Palmas de Monte Alto, na tarde deste sábado (20), após ser ferido por um golpe de faca no lado esquerdo do tórax. O 17º Batalhão de Polícia Militar foi acionado por funcionários do Hospital Municipal logo após o atendimento inicial da vítima.

Segundo o portal Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, um médico plantonista confirmou aos policiais na unidade de saúde que o ferimento, apesar de ter atingido a região do tórax, não apresentava risco de morte. Após receber os cuidados médicos necessários e passar por avaliação, o homem foi liberado.

De acordo com informações preliminares colhidas no local, o autor do crime seria um homem de 30 anos, que desferiu o golpe com a arma branca e fugiu imediatamente após o ocorrido. A motivação do ataque ainda não foi esclarecida.

Tabela da Copa do Mundo: veja a classificação dos grupos após os jogos de domingo (21)

A segunda rodada dos grupos G e H da Copa do Mundo de 2026 foi encerrada neste domingo (21) e deixou a disputa por vagas no mata-mata ainda mais acirrada. A Espanha se recuperou da estreia sem vitória, enquanto o Egito fez história e assumiu a liderança isolada do Grupo G após conquistar seu primeiro triunfo em Copas do Mundo.

No Grupo G, Irã e Bélgica abriram a rodada com um empate sem gols em Los Angeles. A partida foi marcada pela grande atuação do goleiro iraniano Beiravand e pela expulsão do zagueiro belga Ngoy. Com o resultado, as duas seleções chegaram aos dois pontos e seguem praticamente empatadas em todos os critérios de desempate.

No outro confronto da chave, o Egito venceu a Nova Zelândia por 3 a 1, de virada, e conquistou uma vitória histórica. Foi o primeiro triunfo da seleção egípcia em Copas do Mundo após nove partidas e quatro participações no torneio. Além disso, o resultado representou a primeira vitória registrada no Grupo G, que até então havia acumulado apenas empates. Com quatro pontos, os egípcios assumiram a liderança isolada e ficaram muito próximos da classificação para o mata-mata.

Pelo Grupo H, a Espanha deixou para trás o empate sem gols com Cabo Verde na estreia e goleou a Arábia Saudita por 4 a 0. A vitória levou os espanhóis aos quatro pontos e garantiu saldo positivo de quatro gols, colocando a seleção na liderança da chave.

No outro duelo do grupo, Cabo Verde voltou a surpreender ao arrancar um empate por 2 a 2 diante do Uruguai. Em sua primeira participação em uma Copa do Mundo, a seleção africana conquistou mais um resultado histórico e chegou aos dois pontos. Os uruguaios também somam dois, enquanto a Arábia Saudita permanece com apenas um ponto após duas rodadas.

Com os resultados, Egito e Espanha encerram a segunda rodada na liderança dos grupos G e H, respectivamente. Bélgica, Irã, Uruguai e Cabo Verde seguem vivos na disputa pelas vagas nas fases eliminatórias, enquanto Nova Zelândia e Arábia Saudita entram na última rodada precisando vencer e torcer por uma combinação de resultados para avançar no Mundial.

SELEÇÃO EM CAMPO: Neymar participa de treino e pode reforçar o Brasil contra a Escócia

A seleção brasileira realizou treino na manhã deste domingo no CT de Columbia Park, em Nova Jersey, em preparação para a partida contra a Escócia, última do Grupo C da Copa do Mundo.

O treino não contou com o atacante Raphinha, que teve lesão muscular na coxa direita confirmada. Neymar participou da atividade com o elenco. Segundo a comissão técnica, foi o primeiro treino completo do jogador na preparação para a competição.

Dos titulares na partida contra o Haiti, Alisson, Lucas Paquetá e Vini Jr estiveram no campo. Os demais jogadores fizeram atividade na academia.

O técnico Carlo Ancelotti informou que a definição do substituto de Raphinha será feita nos próximos dias. Os nomes citados para a posição são Luiz Henrique e Rayan.

O Brasil venceu o Haiti por 3 a 0 e soma quatro pontos no Grupo C, na mesma pontuação do Marrocos. A definição da posição final ocorrerá na última rodada. A equipe brasileira deve avançar à próxima fase. O cruzamento na segunda fase depende da colocação final no grupo

domingo, 21 de junho de 2026

Urgente em Conquista: Portões do Parque de Exposições poderão ser fechados hoje

A Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, através do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), informaram que seguem monitorando continuamente a ocupação do espaço do Arraiá da Conquista 2026 neste domingo.

Segundo comunicado oficial, os órgãos de segurança poderão realizar o fechamento temporário dos portões de acesso ao evento sempre que a capacidade do espaço atingir níveis considerados críticos. A medida tem como principal objetivo garantir a segurança, o conforto e o bem-estar do público presente.

As equipes trabalham com acompanhamento em tempo real do fluxo de pessoas, avaliando constantemente a lotação do circuito para evitar situações de risco, como superlotação e dificuldades de circulação.

A orientação é que os participantes mantenham a calma, sigam as recomendações das equipes de segurança e respeitem eventuais bloqueios temporários, que poderão ser adotados de forma preventiva.

O Arraiá da Conquista tem registrado grande público durante os festejos juninos, reunindo milhares de pessoas em uma das maiores celebrações do São João do interior da Bahia. As autoridades reforçam que as medidas de controle de acesso são essenciais.

Inverno Chega com Força: Conquista Deve Registrar Frio Intenso e Possibilidade de Chuva

Conquista terá semana de muito frio, céu fechado e chance de chuva; temperaturas podem chegar a 10°C

O inverno começou oficialmente neste domingo (21) e a nova estação já deve mostrar sua cara em Vitória da Conquista. A previsão aponta uma semana marcada por tempo fechado, céu nublado, possibilidade de chuva e queda nas temperaturas.

A atenção fica para as mínimas, que podem se aproximar dos 10°C. Nas áreas mais altas do município, a combinação entre altitude e ventos pode aumentar a sensação de frio, deixando o clima ainda mais gelado.

A mudança no tempo deve ser percebida principalmente entre terça e quarta-feira, com previsão de instabilidade e possibilidade de chuvas.

Mistério em Conquista: Corpo em Avançado Estado de Decomposição é Encontrado em José Gonçalves

Um corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição na zona rural de Vitória da Conquista, no distrito de José Gonçalves, causando preocupação entre os moradores da região.

Segundo informações iniciais, a vítima foi localizada dentro de uma residência por populares, que acionaram imediatamente as forças de segurança. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local para realizar a perícia e fazer a remoção do corpo.

Os restos mortais foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), onde exames deverão auxiliar na identificação da vítima e esclarecer as circunstâncias da morte.
A Polícia Civil acompanhará o caso e investigará o que ocorreu. Até o momento, a identidade da vítima não foi divulgada pelas autoridades.

Menina de 2 anos cai de varanda de prédio e mãe é presa por abandono de incapaz

Uma menina de 2 anos ficou gravemente ferida após cair da varanda de um prédio em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, na madrugada de sábado (20). A mãe dela foi presa.

Segundo informações do Cidade Alerta, da Record TV, a criança, que estava sozinha em casa, caiu do terceiro andar do edifício. Ela foi socorrida por vizinhos e levada para uma unidade de saúde, mas foi transferida para o Hospital de Urgência da cidade por causa da gravidade dos ferimentos. Não há informaçõe sobre o estado de saúde dela.

Após ser presa em flagrante, a mãe, de 20 anos, confirmou à polícia que não estava no apartamento no momento da queda. Ela relatou que se ausentou por um curto período antes do acidente.

Detento que escapou de Conjunto Penal na Bahia durante reparo na rede elétrica é recapturado

O detento que escapou do Conjunto Penal de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, na noite de quarta-feira (17), enquanto realizava um reparo na rede elétrica de um dos pavilhões da unidade, foi recapturado neste domingo (21).

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Edson Mascarenhas Primo cumpria pena por roubo em regime semiaberto. Ele realizava atividades de manutenção no perímetro do presídio sob autorização. A falta dele foi percebida durante a execução do serviço

De acordo com as investigações, Edson fugiu em direção a uma área de mata pertencente ao Exército. O Batalhão de Guardas da Polícia Militar, responsável pela segurança das guaritas, foi acionado logo após a constatação da ausência.

Equipes das forças de segurança realizaram buscas na região e fizeram varreduras na área de mata para tentar localizar e recapturar o detento, mas ele só foi encontrado neste domingo.

OMISSÃO DE SOCORRO: Motorista causa acidente, foge e é localizado pela GCM na Bahia

Um motorista envolvido em uma colisão entre um carro e uma motocicleta fugiu do local sem prestar socorro na região da Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador.

Segundo a GCM, o condutor deixou o local logo após o acidente. Durante as diligências, o veículo foi localizado estacionado em uma escola no bairro de Patamares. O proprietário do automóvel, que atua como vigilante da instituição, foi identificado e conduzido à Central de Flagrantes.

A vítima da colisão recebeu atendimento médico, foi liberada e também encaminhada à unidade policial. As partes foram ouvidas pela autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.

Homem é preso suspeito de envolvimento em latrocínio contra professora aposentada na Bahia

Um homem de 26 anos foi preso no sábado (20), na Fazenda Ipê, situada na zona rural de Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia, suspeito de envolvimento no latrocínio da professora aposentada Vivaldina de Jesus Bonfim, de 64 anos.

Segundo a Polícia Civil, a professora foi encontrada sem vida no dia 7 de junho deste ano, no banheiro da casa onde morava, no Centro do município. Ela estava envolta em um lençol, apresentando lesões aparentes na região da cabeça e das costas.

A polícia informou que durante as investigações, foram coletados depoimentos, analisadas imagens de videomonitoramento e reunidos elementos que subsidiaram o pedido de prisão temporária do investigado, que não teve o nome revelado.

Ainda segundo a polícia, o investigado já havia sido alvo de uma tentativa de cumprimento da ordem judicial na quinta-feira (18), mas conseguiu fugir dos policiais. Desde então, foram realizadas outras tentativas para localizar o paradeiro dele.

Conta de água fica R$ 1,54 mais cara na Bahia após reajuste anual

A partir do dia 20 de julho, a conta de água e esgoto ficará mais cara na Bahia após a aprovação do reajuste tarifário anual. Com o aumento de 3,57%, a tarifa terá acréscimo de R$ 1,54 a cada seis metros cúbicos, passando de R$ 43,23 para R$ 44,77. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).

Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o reajuste aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) será aplicado de forma linear em todas as categorias e faixas da tabela de serviços.

Na prática, a tarifa mínima, equivalente ao consumo de seis metros cúbicos, terá um aumento de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28 na faixa Residencial Social. No caso da categoria Residencial Normal, o reajuste será de R$ 1,54, elevando a tarifa de R$ 43,23 para R$ 44,77. O percentual aprovado é inferior à inflação registrada no período, que foi de 4,13%.

O reajuste é um procedimento anual previsto pela Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, com o objetivo de recompor perdas financeiras decorrentes da inflação e dos custos relacionados à energia elétrica, equipamentos eletromecânicos, materiais hidráulicos e produtos químicos utilizados na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Homem é esfaqueado em Vitória da Conquista e permanece internado no Hospital Geral

O feriadão de São João foi marcado por mais um caso de violência em Vitória da Conquista. Um homem, morador do Bairro Patagônia, foi vítima de um ataque a faca e precisou ser socorrido para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde permanece internado recebendo atendimento médico.

A identidade da vítima não foi divulgada. Familiares, amigos e moradores da região acompanham o caso com preocupação e torcem pela recuperação do homem.

As circunstâncias do crime ainda estão sendo investigadas pelas autoridades. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a motivação da agressão.
Os órgãos de segurança realizam diligências para identificar e localizar os envolvidos. Novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.

Mãe e filha adolescente são encontradas mortas com marcas de tiros dentro de casa; saiba mais

Uma mulher de 30 anos e a filha adolescente, de 13, foram encontradas mortas dentro da própria casa, na madrugada deste sábado (20), na cidade de Timbaúba, interior de Pernambuco (PE).

Segundo informações do site G1, as vítimas, que não tiveram a idade revelada, foram localizadas com marcas de disparo de arma de fogo. A Polícia Civil já iniciou as diligências para apurar a autoria e motivação do crime.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Seccional de Goiana, unidade onde o caso foi registrado como duplo homicídio consumado.

Apostas de quatro cidades da Bahia são premiadas na Mega-Sena

Uma aposta de Salvador e outros três bilhetes das cidades de Feira de Santana, Santana e Tucano estão entre as 65 que acertaram cinco dezenas no concurso 3021 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado, 20. Os jogos premiados vão receber R$ 30.910,50 cada.

As dezenas sorteadas no concurso foram 16, 19, 22, 24, 46 e 58. O prêmio principal, de R$ 39.427.096,38, saiu para uma aposta simples feita em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Na capital baiana, a aposta premiada foi feita na lotérica Passos da Fortuna. Em Feira de Santana, o jogo vencedor saiu na Loteria Passos da Sorte. Já em Santana, no oeste do estado, o bilhete premiado foi registrado na Loteria Lisboa. Em Tucano, no nordeste baiano, o apostador fez a aposta pela modalidade digital.

Todas as apostas da Bahia que acertaram cinco dezenas foram simples, com seis números marcados e uma única cota.

O próximo sorteio da Mega-Sena será realizado na terça-feira, 23, com prêmio estimado em R$ 3,5 milhões.

Lesão de Raphinha abre caminho para novo convocado na Seleção Brasileira? Entenda

O atacante Raphinha deixou o campo com dores na posterior da coxa direita durante a vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre o Haiti. Ele pediu substituição ainda no jogo e iniciou tratamento imediatamente.

A situação reacende a discussão sobre a possibilidade de mudanças na lista de convocados durante o Mundial.

Pelas regras da Fifa, a convocação final dos 23 jogadores de linha só pode ser alterada até 24 horas antes da estreia da seleção na competição, em caso de lesão grave ou doença. Depois desse prazo, a lista é considerada fechada e não permite novas substituições.

Até o momento, a única mudança na lista foi a entrada de Éderson no lugar de Wesley, ainda dentro da janela permitida, após lesão sofrida em amistoso contra o Egito.

Com isso, o técnico Carlo Ancelotti precisa trabalhar com as opções já disponíveis no elenco para o setor ofensivo, enquanto não pode contar com Raphinha. Entre as alternativas estão Endrick, Gabriel Martinelli, Luiz Henrique e Rayan.

Raphinha passou por exames iniciais e será reavaliado nos próximos dias. A gravidade da lesão não foi confirmada pela CBF, mas há informação de bastidores de que o afastamento seria de pelo menos 10 dias. Segundo a TV Globo, Raphinha poderia voltar em uma eventual oitavas de final, caso o Brasil se classifique. A realidade no momento é que Raphinha vai ficar fora dos planos de Ancelotti por conta da lesão.

O Brasil venceu o Haiti e assumiu a liderança do Grupo C. A seleção volta a campo na próxima quarta-feira (24), contra a Escócia, em Miami, pela última rodada da fase de grupos.

'Não ia me entregar nunca', diz suspeito de tentar sequestrar criança ao ser preso: assista

Um dos suspeitos de envolvimento na tentativa de sequestro de uma criança em Guaianases, na zona leste de São Paulo, foi preso na manhã da última sexta-feira (19) no bairro de Santa Cecília, na região central da capital. Ao ser abordado por policiais militares, ele chegou a comentar sobre a investigação e afirmou: “Eu sabia que vocês iam vir (...) Eu vim pra cá pra isso mesmo, só não foi que não ia na delegacia me entregar nunca

De acordo com a Polícia Militar, o homem também confessou participação no crime. Ele foi levado ao 2º Distrito Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça. Um segundo suspeito ainda não foi localizado

A tentativa de sequestro aconteceu na última terça-feira (16), na Rua Moreira Neto, em Guaianases. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um homem se aproxima de um menino que andava de bicicleta, segura a criança pelos braços e tenta colocá-la à força dentro de um táxi. A ação foi interrompida por um pedestre que percebeu a situação e interveio.

BRUTALIDADE NA RODOVIÁRIA: Homem morre após ser espancado na Bahia

Um homem identificado como Matheus Santos Oliveira de Sousa, de 27 anos, morreu após ser agredido na madrugada de sexta-feira (19/06) no terminal rodoviário de Itaberaba.

Relatos colhidos pela investigação indicam que a vítima recebeu socos e chutes, principalmente na região da cabeça. Imagens compartilhados nas redes sociais mostram Matheus caído no chão enquanto é atingido pelos suspeitos. As imagens também registram uma mulher tentando impedir a continuidade das agressões. As informações são do G1 Bahia.

De acordo com a Polícia Militar, equipes do 11º Batalhão foram acionadas para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após a informação de que uma pessoa ferida havia sido encontrada na área central da cidade. Quando os policiais chegaram ao local, a vítima já recebia atendimento médico.

Apesar das manobras de reanimação realizadas pelos profissionais do Samu, Matheus não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia e a remoção do corpo. Equipes da 1ª Delegacia Territorial de Itaberaba também foram mobilizadas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para acompanhar a ocorrência.

A investigação da Polícia Civil aponta que a vítima e os suspeitos estavam consumindo bebidas alcoólicas juntos antes do crime, quando Matheus teria pago a conta do grupo e, diante da presença de algumas mulheres, os suspeitos teriam demonstrado ciúmes. A suspeita é que o espancamento tenha começado após um dos homens aplicar um golpe conhecido como mata-leão. As diligências continuam para identificar e localizar os envolvidos.

Mistério em Vitória da Conquista: homem é encontrado caído às margens de estrada vicinal

Internautas entraram em contato com o Blog do Rodrigo Ferraz relatando uma situação preocupante em uma estrada vicinal de Vitória da Conquista.

Segundo as informações recebidas, um homem foi encontrado caído às margens da via, despertando a atenção de moradores e pessoas que passavam pelo local. Ainda não há informações oficiais sobre o que teria acontecido com ele.

Relatos preliminares apontam que o homem seria morador do Bairro Vila Elisa, mas sua identidade ainda não foi confirmada pelas autoridades.

Equipes de socorro e órgãos de segurança foram acionados para verificar a ocorrência e prestar o atendimento necessário. O estado de saúde da vítima também não foi divulgado até o momento.

Moradores da região aguardam mais informações sobre o caso, que segue sendo acompanhado pelo Blog . Novos detalhes poderão ser divulgados a qualquer momento.

Pé de servidor que amputou o próprio membro para receber R$ 1,5 milhão foi encontrado dentro da mochila dele

O pé do servidor público que tentou fraudar seguradoras após amputar o próprio membro para tentar receber uma indenização de R$ 1,5 milhão foi encontrado dentro da mochila dele, a cerca de 350 metros do local onde ele foi socorrido, na zona rural de São Gonçalo dos Campos.

O homem disse à polícia ter perdido o membro durante um assalto seguido de sequestro. Dentro da bolsa estavam todos os pertences que ele afirmou terem sido levados pelos assaltantes, além do pé amputado.

Servidor público havia contratado quatro seguros um mês antes

O fato chamou a atenção dos investigadores porque contrariava a versão apresentada pelo servidor, que afirmou ter tido o celular, o relógio e outros bens roubados durante a ação criminosa.

Vanderley dos Santos Gomes atuava na cidade de Amélia Rodrigues, no Recôncavo baiano, e foi condenado a cumprir 720 horas de prestação de serviços à comunidade e efetuar o pagamento de prestação pecuniária no valor de R$ 7.590.

A situação ocorreu em julho de 2019. Em depoimentos prestados à Polícia Civil e à Justiça, Vanderley relatou que chegou à cidade de Cruz das Almas à noite, com fortes dores, por isso foi até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade para tomar um medicamento, mas não foi atendido por falta de receita.