quinta-feira, 25 de junho de 2026

Dinheiro esquecido do PIS/Pasep começa a ser pago nesta quinta; veja quem recebe

O sexto lote do dinheiro esquecido do antigo fundo PIS/Pasep será pago nesta quinta-feira (25) aos trabalhadores e herdeiros que solicitaram o ressarcimento dos valores até o dia 31 de maio. O calendário de pagamentos prevê 13 lotes, com o último depósito programado para janeiro de 2027.

Os recursos pertencem a trabalhadores que tiveram vínculo formal entre os anos de 1971 e 1988 e que possuíam cotas no extinto fundo PIS/Pasep. Muitos beneficiários ainda não realizaram o saque dos valores, que passaram a ser considerados “dinheiro esquecido”.

Com a extinção do fundo, os recursos remanescentes foram transferidos para a conta única do Tesouro Nacional. Os valores que permaneceram sem saque desde 2023 podem ser resgatados pelos titulares ou seus herdeiros, desde que o pedido seja realizado dentro do prazo legal.

Segundo as regras atuais, os trabalhadores têm até cinco anos para solicitar o ressarcimento. Caso os recursos não sejam reclamados dentro do período estabelecido, eles serão incorporados definitivamente ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque posterior.

Neste ano, o prazo final para solicitar o recebimento dos valores é 31 de dezembro. Quem perder a data poderá ficar sem acesso aos recursos.

Como consultar os valores

A consulta pode ser realizada por meio da plataforma Repis Cidadão, disponibilizada pelo Ministério da Fazenda. O sistema informa se há valores disponíveis para saque após o login do usuário.

Outra opção é consultar a existência de recursos pelo aplicativo do FGTS, que também disponibiliza informações sobre as cotas do antigo fundo PIS/Pasep.

Quem tem direito

Têm direito aos recursos os trabalhadores que atuaram com carteira assinada ou como servidores públicos entre 1971 e 1988 e que ainda possuem cotas não sacadas do antigo fundo PIS/Pasep. Em caso de falecimento do titular, os herdeiros também podem solicitar o ressarcimento dos valores.

O governo reforça a importância de realizar a consulta dentro do prazo para evitar a perda definitiva dos recursos.

PRAIA DE TUBARÃO: Corpo de homem é encontrado na Bahia

O corpo de um homem, ainda não identificado formalmente, foi encontrado na noite desta quarta-feira (24/06), na Praia de Tubarão, bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A vítima estava na faixa de areia da Rua Doutor Eduardo Dotto e foi encontrada por populares que passavam pela região.

Uma guarnição da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi acionada via Centro de Comunicações (Cicom) e deslocou-se rapidamente para realizar a constatação do fato. Ao confirmarem que o homem já estava sem sinais vitais, os militares isolaram o perímetro da praia para garantir a integridade do espaço e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os peritos realizaram os primeiros levantamentos de campo e encaminharam os corpos ao Instituto Médico Legal (IML) Nina Rodrigues, onde passará por exames de necropsia e exames datiloscópicos para a identificação formal.

O caso foi registrado oficialmente no plantão da 5ª Delegacia Territorial (DT/Periperi), que vai investigar as causas da morte e se há indícios de crime.

Emendas Pix: auditoria com o TCE-BA descobre irregularidades em mais de 90% dos repasses

Uma auditoria nacional com participação do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) identificou irregularidades em mais de 90% das chamadas emendas Pix, modalidade de transferência direta de recursos parlamentares para estados e municípios. Na Bahia, onde municípios receberam R$ 990,9 milhões por meio dessas transferências entre 2023 e 2024, os auditores fizeram fiscalizações da aplicação das verbas para identificar possíveis inconsistências.


“As emendas têm seu valor e conseguem atender demandas importantes dos municípios. O que os órgãos de controle e o Supremo Tribunal Federal buscam é assegurar a moralidade, a transparência e a rastreabilidade da destinação desses recursos”, afirmou Gildásio Penedo, presidente do TCE-BA.

Na Bahia, foram analisadas a cidade de Caetité, que possui cerca de 54 mil habitantes e recebeu R$ 950 mil em emendas individuais entre 2023 e 2024 durante a gestão do prefeito Valtécio Neves de Aguiar (PDT), e Palmas de Monte Alto, com aproximadamente 22 mil habitantes, que recebeu R$ 1,75 milhão em 2023 na administração do prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD).

A procuradora-geral e presidente do Ministério Público de Contas da Bahia, Camila Luz, explica como surgiu a denominação “emenda Pix”: “Receberam esse nome justamente por estarem sujeitas a regras menos rígidas de rastreabilidade e transparência. A sistemática originalmente adotada dificultava significativamente o controle social e a fiscalização pelos órgãos de controle”.

Somente em 2024, municípios baianos e o Governo do Estado receberam mais de R$ 513 milhões via transferências especiais. Entre 2023 e 2024, o montante enviado aos municípios da Bahia totalizou R$ 990,9 milhões.

De acordo com a plataforma TransfereGov, houve um crescimento de 7,7% nos recursos destinados aos municípios baianos no período. Em 2023, foram liberados R$ 476,9 milhões, distribuídos em 495 planos de ação. Já em 2024, o valor chegou a R$ 513,9 milhões, contemplando 516 planos.

O relatório diz que os números não incluem o ano de 2022, por causa dos problemas de acesso à base pública de dados durante o período de coleta. Para Camila Luz, a ausência de exigências detalhadas sobre a aplicação dos recursos compromete a fiscalização.

“As transferências especiais foram desenhadas de forma a gerar baixa transparência quanto ao acompanhamento do recurso público. A não exigência de um plano de trabalho detalhado dificultava a rastreabilidade e tornava praticamente inexistentes as informações sobre o destino final e a efetiva aplicação da verba pelo beneficiário”, disse.

Terremoto na Venezuela: Agência americana aponta para entre 10 e 100 mil mortos

Após um terremoto de magnitude 7,5 atingir a Venezuela na noite desta quarta-feira (24), o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que é provável que os abalos sísmicos tenham provocado milhares de mortes e danos materiais. Em uma avaliação preliminar divulgada após os abalos, a agência estimou que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.

Segundo o USGS, há alta probabilidade de que o desastre tenha impactos generalizados nas áreas atingidas pelos tremores. “É provável que haja um alto número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado”, informou a agência norte-americana em sua análise inicial.

Informações do jornal Metrópoles indicam que a projeção americana faz parte de um modelo automático utilizado pelo órgão para estimar possíveis consequências de grandes terremotos.

O cálculo é baseado em fatores como magnitude, profundidade, localização do epicentro, densidade populacional e vulnerabilidade das construções. A estimativa é de que haja 44% de probabilidade de o número de mortos ficar entre 10 mil e 100 mil; 33% de chance de superar 100 mil óbitos. As estimativas devem ser revisadas conforme as atualizações das autoridades da Venezuela.

Até o momento, dados oficiais divulgados pelo governo venezuelo registram a confirmação de apenas 32 mortes e 700 feridos. A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que, equipes de resgate, segurança e assistência civil foram mobilizadas para atender as áreas afetadas.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Campeão do penta, Roberto Carlos chama atenção com iPhone de ouro na Copa do Mundo; aparelho pode valer mais que um carro

Nem só de futebol viveu a transmissão da vitória do Brasil sobre a Escócia pela Copa do Mundo de 2026. Um detalhe envolvendo o ex-lateral Roberto Carlos chamou a atenção dos torcedores e rapidamente viralizou nas redes sociais: o iPhone dourado utilizado pelo pentacampeão mundial.

As imagens exibidas durante a transmissão mostraram o comentarista segurando um aparelho com acabamento dourado, o que gerou uma onda de comentários entre os internautas. Muitos usuários passaram a especular sobre o valor do celular, apontando que o dispositivo poderia ultrapassar a marca de R$ 100 mil.

Embora Roberto Carlos não tenha revelado detalhes sobre o modelo, fãs sugerem que o aparelho seja uma versão personalizada de luxo, semelhante às produzidas pela empresa Caviar, conhecida por fabricar smartphones revestidos em ouro, titânio e outros materiais nobres. Modelos da marca podem custar dezenas de milhares de dólares, dependendo da configuração e dos materiais utilizados.

A repercussão foi imediata nas redes sociais, onde muitos torcedores brincaram que o acessório "roubou a cena" durante a transmissão do jogo da Seleção Brasileira.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre o modelo exato nem sobre o valor do aparelho exibido por Roberto Carlos.

Vereador Marco Antônio morre aos 32 anos em Dias d’Ávila

O vereador Marco Antônio de Sena da Silva, aos 32 anos faleceu na manhã desta quarta-feira (24). A informação foi divulgada pela Câmara Municipal, que publicou nota oficial de pesar, segundo informações do Mais Região, parceiro do Bahia Notícias.

De acordo com publicações em redes sociais, o parlamentar sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Até o momento, não há detalhes adicionais sobre as circunstâncias do ocorrido.

Em comunicado, o Legislativo municipal destacou a trajetória do vereador e manifestou solidariedade. “Nos solidarizamos com seus familiares, amigos, colegas de trabalho e toda a população dias-davilense, que hoje se despede de um representante público que dedicou sua atuação ao serviço da comunidade”, afirmou a Câmara.

A morte precoce gerou comoção nas redes sociais, com mensagens de autoridades, colegas políticos e moradores. O presidente da Câmara, vereador Júnior do Requeijão, também se manifestou publicamente. Em publicação, ele disse ter recebido “com profunda tristeza” a notícia e reforçou a amizade com o colega. “Neste momento de profunda tristeza, estendo minhas mais sinceras condolências à família e aos amigos, desejando que encontrem conforto e serenidade para enfrentar esta irreparável perda”, escreveu.

Marco Antônio nasceu em 28 de outubro de 1993 e exercia mandato na Câmara de Dias d’Ávila, com atuação voltada à comunidade e participação em discussões de interesse do município.

Crime em condomínio: Gabriel é assassinado e caso choca moradores

A violência voltou a assustar. Um homem identificado como Gabriel de Araújo Lima, de 30 anos, foi morto a tiros em um conjunto residencial localizado.

De acordo com as primeiras informações, a vítima foi surpreendida por disparos de arma de fogo e acabou não resistindo aos ferimentos. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas, mas, ao chegarem ao local, apenas puderam constatar o óbito.

O homicídio aconteceu na cidade de Paulo Afonso, na Bahia.

Informações preliminares apontam que Gabriel apresentava perfurações provocadas por tiros na região da cabeça e das costas. As circunstâncias do crime e a motivação ainda são desconhecidas.

A área foi isolada para o trabalho das forças de segurança e da perícia técnica. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de praxe.

A Polícia Civil abriu investigação e busca identificar os autores do homicídio. Até o

Auxiliar de enfermagem é preso suspeito de furtar e comer restos mortais

O auxiliar de enfermagem, um húngaro de 30 anos, foi preso suspeito de retirar partes de corpos humanos de hospitais e cemitérios para consumi-las. A prisão foi realizada pela polícia da Hungria última semana após denúncias sobre o comportamento do profissional, que confessou os crimes durante depoimento.

Segundo as investigações, o homem trabalhava no transporte de pacientes em um hospital e afirmou aos policiais que tinha interesse incomum pela anatomia humana. Durante buscas em sua residência, os agentes encontraram uma coleção de restos mortais composta por:

Além disso, equipes do Gabinete Nacional de Investigação apreenderam um rosto humano preservado e um coração mantido em um recipiente de vidro. Computadores, telefones celulares e cartões SIM também foram recolhidos para passar por análise pericial.

O que ele disse em depoimento?

Em depoimento, o suspeito revelou que utilizava parte dos tecidos humanos para preparar refeições, que posteriormente consumia. As investigações apontam ainda que ele costumava compartilhar imagens da coleção e conversar com parentes e amigos sobre seu interesse por dissecação.

De acordo com a polícia, os restos mortais podem ter sido obtidos tanto no hospital onde o auxiliar trabalhava quanto por meio de exumações clandestinas realizadas em cemitérios abandonados localizados na Hungria e na Eslováquia. O homem é investigado pelos crimes de uso ilegal de restos humanos e vilipêndio de cadáver.

Menino de 2 anos morre após ser atropelado em zona rural de cidade da Bahia

Um menino de 2 anos morreu após ser atropelado na terça-feira (23), no povoado de Santa Helena, zona rural de Itaberaba, cidade localizada na região da Chapada Diamantina. A vítima foi identificada como Henry Fraga de Oliveira.

De acordo com a Polícia Civil, a 1ª Delegacia Territorial (DT) de Itaberaba instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente. Até o momento, conforme informou a corporação, não há indícios de crime relacionados ao caso.

A polícia informou ainda que foram expedidas as guias para realização da perícia e para a remoção do corpo da criança. Ainda segundo a Polícia Civil, diligências estão em andamento e testemunhas serão ouvidas.

Não foram divulgadas informações sobre o veículo envolvido nem sobre a identidade do motorista. O caso segue sob investigação da Delegacia Territorial de Itaberaba.

Ex-deputada morre após refeição; infecção por Salmonella é investigada

A ex-deputada estadual de Mato Grosso do Sul (MS), Grazielle Machado, morreu na madrugada desta quarta-feira (24) aos 45 anos após passar dois dias internada no Hospital da Cassems. A ex-parlamentar não resistiu a um quadro de infecção generalizada.

Há a suspeita que o quadro de infecção tenha sido provocado por infecção por salmonella. De acordo com informações iniciais, a Grazielle Machado teria consumido uma refeição composta por macarrão, alho e óleo

Pouco tempo depois ela passou mal e foi levada ao hospital. As circunstâncias do caso ainda não foram detalhadas oficialmente pelas autoridades de saúde

O velório está marcado para esta quarta, a partir das 16h, no Cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande. O sepultamento será no mesmo local, às 9h de quinta, 25.

REVIRAVOLTA! Polícia descobre quem tirou câmera de jovem morta em queda sem cordas

João Antônio Pivetta Ribeiro da Silva, um dos investigados e presos por envolvimento na morte da jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante um salto de rope jump, foi apontado pela Polícia Civil como o responsável por retirar a câmera GoPro que estava presa ao braço da vítima logo após o acidente.

Maria Eduarda morreu no último dia 13 de junho, após ser lançada em uma queda livre de aproximadamente 30 metros da chamada Ponte do Esqueleto, localizada na divisa entre os municípios de Limeira e Cordeirópolis, no interior de São Paulo. O caso gerou grande repercussão e levantou questionamentos sobre os protocolos de segurança adotados no evento

Além de João Antônio, também foram presos Gabriel Barros Martins e Evelyne dos Santos Gonçalves. De acordo com as investigações, Evelyne integrava a organização da atividade esportiva. Os três tiveram a prisão temporária decretada e foram detidos no último sábado (20
Inicialmente, a medida tem duração de cinco dias. No entanto, a Polícia Civil informou que encaminhou à Justiça, nesta terça-feira (23), um pedido para prorrogar as prisões por mais 30 dias, prazo considerado necessário para a conclusão do inquérito e o aprofundamento das investigações.

Os investigadores apuram possíveis falhas de procedimento durante a atividade, além da conduta dos envolvidos antes e depois do acidente. A retirada da câmera utilizada por Maria Eduarda é um dos pontos cruciais que estão sendo analisados pela polícia, que busca esclarecer todas as circunstâncias da tragédia

Casal morre esmagado durante manobra de balsa

Um casal morreu esmagado por um caminhão após a balsa em que estavam em Santarém, no oeste do Pará fazer uma manobra na embarcação na noite de segunda-feira, 22.

Segundo informações da Polícia Militar, as vítimas estavam passando por um espaço entre caminhões estacionados na balsa quando ocorreu o acidente. De acordo com informações do IG, o impacto no casal teria acontecido no momento em que a embarcação atracou no porto.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, mas o casal não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o boletim de ocorrência, o homem responsável pela manobra da balsa afirmou à Polícia Civil que não possuía habilitação para operar a embarcação. Ele trabalhava como encarregado de serviços gerais.

Após prestar depoimento, o homem foi liberado mediante pagamento de fiança equivalente a quatro salários mínimos. Ele deverá responder pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar

Acidente entre Planalto e Barra do Choça termina com uma vítima fatal na BA-641

Um grave acidente foi registrado na noite desta terça-feira (23) na BA-641, trecho que liga os municípios de Planalto e Barra do Choça, no Sudoeste da Bahia.

A batida envolveu dois veículos de passeio nas proximidades dos povoados de Santo Antônio e Lucaia. Com o impacto da colisão, um dos ocupantes não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A vítima foi identificada apenas pelo prenome Joaquim.

O motorista do outro automóvel recebeu atendimento de equipes do Samu 192 e foi encaminhado para uma unidade hospitalar. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre seu estado de saúde.

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades responsáveis.

Flamengo já tem data prevista para conclusão de estádio no Ninho do Urubu; veja detalhes

O Flamengo trabalha com a previsão de concluir entre julho e agosto de 2027 o miniestádio em construção no Ninho do Urubu, centro de treinamento do clube. O espaço será voltado às categorias de base e ao futebol feminino

A obra foi iniciada na gestão de Rodolfo Landim e segue em andamento sob a presidência de Luiz Eduardo Baptista, o Bap. O gramado do campo 10, onde a estrutura está sendo erguida, já foi finalizado e vem sendo utilizado para atividades das equipes de formação

O clube aguarda a liberação de recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte para concluir o projeto. Caso o valor não seja aprovado até 2026, a diretoria estuda usar recursos próprios para manter o cronograma

O projeto prevê capacidade para 4.500 pessoas, com arquibancadas e iluminação para jogos noturnos. A estrutura também inclui vestiários para atletas e arbitragem, sala de doping, áreas administrativas e espaços de reunião.

No segundo piso, estão previstos camarotes e áreas de apoio. O projeto ainda inclui uma torre multifuncional para transmissão, placar eletrônico e sistema de impedimento, além de cobertura na área técnica.

Em janeiro, o clube apresentou proposta para captar cerca de R$ 8,3 milhões via incentivo estadual, mas ainda não houve confirmação da liberação. O cronograma inicial previa entrega em 2024, posteriormente adiado.

Localizado na entrada do complexo do Ninho do Urubu, o miniestádio ficará à frente dos módulos usados por profissionais e categorias de base. O CT conta atualmente com dez campos, além de áreas de grama sintética e espaços para atividades específicas

Cantor Edy Xote passa mal durante apresentação no Camaforró e show é interrompido

O cantor Edy Xote passou mal durante uma apresentação no Camaforró, na noite desta terça-feira (23), no Espaço Camaçari 2000. O show precisou ser interrompido após o artista sentir fortes dores abdominais enquanto se apresentava para o público.

Segundo informações apuradas, o cantor recebeu atendimento imediato da equipe de saúde do evento e foi encaminhado para o posto médico montado na estrutura da festa.

A equipe de produção do Camaforró e os profissionais responsáveis pelo atendimento médico acompanharam a situação. O cantor permanece em observação e está sendo acompanhado por profissionais de saúde

IMAGENS CHOCANTES! Jovem de 18 anos vê mãe apanhando, reage e mata padrasto a facadas; assista



Um homem de 43 anos morreu após ser esfaqueado na madrugada da última segunda-feira (22), no município de Rio Verde, em Goiás. O principal suspeito do crime é o enteado da vítima, um jovem de 18 anos, que foi preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) logo após o ocorrido.

De acordo com informações da corporação à imprensa local, a equipe foi acionada inicialmente para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio nas imediações da Praça do Bairro Popular. Ao chegar ao local, uma testemunha relatou ter presenciado o momento em que o jovem atacou o padrasto com uma faca e fugiu em seguida, conforme registrado por câmeras de segurança do local
A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu aos ferimentos. Após buscas na região, agentes da GCM localizaram o suspeito. Durante a abordagem, ele teria admitido envolvimento no crime

Mistério no Morada dos Pássaros: pai encontra filho morto dentro de residência em Conquista

O feriado de São João foi marcado por uma ocorrência triste em Vitória da Conquista. Um homem foi encontrado morto dentro de uma residência no Bairro Morada dos Pássaros.

De acordo com informações apuradas, o corpo foi localizado pelo próprio pai da vítima ao chegar ao imóvel. A cena causou grande impacto e mobilizou moradores da vizinhança.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas e isolaram a área até a chegada da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizaram os procedimentos necessários.

As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas e serão investigadas pelas autoridades. Até o momento, os nomes dos envolvidos não foram divulgados oficialmente.

Homem morre ao se queimar enquanto soltava espada junina no interior da Bahia

Um homem de 47 anos morreu na noite de terça-feira (23), véspera de São João, após se queimar enquanto soltava espadas juninas no município de Sapeaçu, no recôncavo baiano.

A vítima foi identificada como Tarcísio Sodré Ramos do Nascimento. O caso ocorreu no bairro da Jaqueira, na Rua Doutor José Alfredo de Melo.

Segundo a Polícia Militar, equipes da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionadas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) com a informação de que um homem havia sido ferido por um artefato de fogos de artifício.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Tarcísio no local. A vítima chegou a ser socorrida e levada para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu aos ferimentos.

Criança de 3 anos fica gravemente ferida após ser atingida por espada durante festejos juninos

Uma criança de apenas 3 anos sofreu queimaduras graves após ser atingida por uma espada na noite de terça-feira (23), em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano. O caso aconteceu no bairro Areal e mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar e do Conselho Tutelar.

Segundo informações divulgadas pelo Blog do Valente, parceiro do Acorda Cidade, o artefato teria caído em um beco próximo à residência da família, atingindo a criança durante os festejos juninos.

Após receber os primeiros socorros no local, o menino foi encaminhado em estado grave para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Almas. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi levado diretamente para a sala vermelha da unidade, setor destinado aos casos mais críticos.

Testemunhas relataram que as lesões provocadas pelas queimaduras eram graves. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a ocorrência e prestar o suporte necessário à família.

Pix por aproximação fica mais inteligente e passa a mostrar saldo antes da compra

Agência Brasil – O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de dados entre instituições financeiras). Desde segunda-feira (22), os usuários podem autorizar o compartilhamento de informações de saldo e limite da conta para visualizar esses dados antes de concluir um pagamento por meio de carteiras digitais.

A novidade, chamada pelo Banco Central (BC) de “jornada otimizada”, busca reduzir falhas causadas por falta de saldo e tornar o processo de pagamento mais rápido. A funcionalidade é opcional e depende da autorização ativa do cliente.

Com a mudança, ao conectar uma conta bancária a uma carteira digital ou autorizar movimentações automáticas via open finance, o consumidor poderá consultar, na tela, informações como:

saldo disponível em conta;
limite autorizado para transações;
possibilidade de conclusão do pagamento antes da confirmação.
Nova experiência

Segundo o Banco Central, a atualização reúne em uma única etapa procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.

A medida vale para duas modalidades dentro do open finance:

quando o cliente vincula uma conta bancária a uma instituição iniciadora de pagamento, incluindo o Pix por aproximação;

quando autoriza transferências automáticas entre contas do próprio titular, chamadas de transferências inteligentes.

O chefe de Subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, Matheus Rauber, afirmou que a mudança pode abrir espaço para novas soluções financeiras.

“Bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra”, disse.

Aposta simples ganha R$ 2,8 milhões na Mega-Sena; confira resultado

Uma aposta de Manaus (AM) acertou as seis dezenas do concurso 3022 da Mega-Sena e faturou sozinha o prêmio de R$ 2.813.548,14. O sorteio foi realizado na noite de terça-feira (23), no Espaço da Sorte, em São Paulo

As dezenas sorteadas foram: 02, 03, 08, 11, 17 e 22.

Na Bahia, duas apostas registradas em Salvador acertaram cinco números e garantiram R$ 8.964,74 cada. Os bilhetes vencedores foram feitos por meio dos canais eletrônicos da Caixa, ambos com apostas simples de seis dezenas.

Ao todo, 102 apostas em todo o país acertaram a quina e receberam R$ 8.964,74 cada. Já a quadra teve 4.426 ganhadores, com prêmio individual de R$ 340,54.

O próximo sorteio da Mega-Sena acontece na quinta-feira (25) e tem prêmio estimado em R$ 3,5 milhões.

Prefeitura da Bahia cancela festa após mulher morrer atropelada

Um carro desgovernado atropelou várias pessoas, na noite desta terça-feira, 23, na cidade de Elísio Medrado, no recôncavo baiano, e deixou uma mulher morta. A vítima fatal foi identificada apenas pelo prenome de Ariane.

Segundo informações, Ariane, que seria cunhada da secretária de saúde do município, foi prensada pelo veículo e morreu ainda no local. O marido dela, que não teve o nome revelado, também foi atingido pelo carro. Não há informações sobre o estado de saúde dele

Até o momento, não foi informado oficialmente o número de pessoas feridas. Por conta do acidente, a programação da festa de São João do município foi suspensa, na noite desta terça-feira.

As circunstâncias do atropelamento ainda são apuradas. As informações são do Blog do Valente.

Ancelotti confirma Neymar entre relacionados contra a Escócia e indica Rayan no lugar de Raphinha

Depois de enfrentar quase três horas de atraso para deixar Nova Jersey por causa de más condições climáticas, a Seleção Brasileira chegou a Miami para o duelo contra a Escócia, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira, já na cidade da partida, o técnico Carlo Ancelotti não adiantou a escalação do Brasil para o confronto desta quarta-feira (24), às 19h, no Hard Rock Stadium. O treinador, no entanto, confirmou que Neymar estará entre os relacionados.

O camisa 10 ainda não atuou nesta Copa do Mundo por causa de uma lesão na panturrilha direita, mas voltou a treinar com o grupo e está à disposição da comissão técnica para a partida.

"Ele pode jogar 90 minutos. Eu posso jogar 90 minutos caminhando. Ele está bem, trabalhou muito bem, treinou muito bem. Estou muito feliz com ele", afirmou Ancelotti.

O Brasil chega para a última rodada da fase de grupos na liderança do Grupo C pelo saldo de gols. A Seleção tem quatro pontos, mesma pontuação de Marrocos, que enfrenta o Haiti também nesta quarta-feira.

Para a partida, Ancelotti não poderá contar com Raphinha. O atacante se lesionou no duelo contra o Haiti e está fora do confronto com os escoceses. No último treino antes do jogo, o treinador indicou Rayan como possível substituto.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Mulher morre após pedir corrida por aplicativo e família denuncia violência sexual

A polícia de Minas Gerais investiga a morte de Joice Batiston, de 27 anos, desde a noite da sexta-feira, 19. O último registro da jovem foi uma mensagem para a amiga logo após iniciar uma corrida de moto pelo aplicativo 99, em Varginha, interior do estado.

Segundo relatos, o combinado era que Joice assistisse ao jogo do Brasil contra o Haiti pela Copa do Mundo em um restaurante com as amigas. Ela saiu de casa por volta das 22h e avisou a uma das amigas que já estava a caminho e chegaria em breve. Mas essa foi a última mensagem que enviou

Os policiais encontraram a jovem gravemente ferida em uma localidade muito distante do destino final da corrida. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento de Varginha ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O que se sabe

Em entrevista ao UOL, a irmã de Joice, Josilene Batista, e o cunhado, Lucas Azeola, falaram sobre o ocorrido e as investigações.

Lucas comentou sobre a gravidade dos ferimentos espalhados pelo corpo, descreveu a imagem da vítima morta como "brutal" e explicou que ela tinha um corte grande na região da testa, acima da sobrancelha, além de marcas parecidas com arranhões nas mãos e nos joelhos.

Josilene disse que na certidão de óbito a causa consta com politraumatismo, mas a família aguarda conclusão de outros laudos solicitados pela Polícia Civil. Disse ainda que a suspeita inicial era de acidente, mas a família contesta.

"Se fosse atropelamento ela teria braço quebrado, estaria com a perna quebrada, teria muito machucado. Mas ela estava toda ralada e a região mais machucada foi o rosto [que em tese estaria protegido pelo capacete em caso de queda]", afirmou Josilene.

VENDA PROIBIDA: Anvisa proíbe produtos para alisamento capilar em todo o Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de dois produtos capilares vendidos de forma irregular no país. A medida também prevê a apreensão de todos os lotes dos itens.

Os produtos atingidos pela decisão são o Bottox Amazon Therapy Natuvegan, comercializado para alisamento capilar, e a maquiagem capilar Suake, utilizada para cobertura de falhas e retoque da raiz dos cabelos.

Segundo a Anvisa, o Bottox Amazon Therapy Natuvegan era comercializado sem registro ou notificação sanitária. Durante a fiscalização, a agência identificou que a rotulagem do produto utilizava dados cadastrais de uma empresa que negou qualquer relação com a fabricação do cosmético.

De acordo com a agência, a empresa Maria das Graças Oliveira da Silva ME informou desconhecer o produto, apesar de seu CNPJ constar no rótulo. O item era vendido pela internet por meio da empresa Progressiva Orgânica. A Anvisa informou que o uso de informações cadastrais de terceiros pode levar consumidores a acreditar que o produto está regularizado junto aos órgãos competentes.

Motociclista morre após bater de frente com ônibus na BA-887

Um motociclista morreu após se envolver em uma colisão frontal com um ônibus nesta terça-feira (23), na BA-887, rodovia que fica no trecho do município de Valença, no interior da Bahia.

Segundo a Polícia Civil (PC), o acidente aconteceu por volta das 8h. Informações iniciais apontam que a motocicleta trafegava na contramão quando colidiu de frente com o ônibus.

O condutor da moto, que ainda não foi identificado, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Com o impacto da batida, a motocicleta ficou destruída

De acordo com a Polícia Militar (PM), as equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foram acionadas para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local, os agentes constataram a morte de um dos envolvidos e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar a perícia e remover o corpo

Jovem morre após cair de carreta em movimento e ser atropelado no interior da Bahia

Um jovem morreu na noite de segunda-feira (22) após um grave acidente no Centro de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá.

Segundo informações do Blog Marcos Frahm, o rapaz teria subido na parte traseira do cavalinho de uma carreta que seguia em direção à BR-420. Durante o trajeto, ele perdeu o equilíbrio, caiu na pista e acabou sendo atropelado. O jovem foi identificado apenas como Geovane, conhecido pelo apelido de “Zoi de Jia”.

O acidente aconteceu na Rua Avelar. De acordo com relatos, o veículo envolvido não parou após o ocorrido.

Policiais da 3ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar foram acionados para controlar o trânsito e preservar a área até a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela realização da perícia.

Urgente: Acidente na BR-116 Provoca Congestionamento em Vitória da Conquista

A tarde desta terça-feira (23) começou com A tarde desta terça-feira (23) começou com registro de acidente na BR-116, em Vitória da Conquista. A ocorrência foi registrada nas proximidades da região da Lagoa de José Luís e provoca grande lentidão no tráfego nos dois sentidos da rodovia.

De acordo com as primeiras informações, veículos se envolveram na colisão, mas ainda não há detalhes oficiais sobre o número de pessoas envolvidas ou o estado de saúde das vítimas.

Motoristas que trafegam pelo trecho enfrentam congestionamento e devem redobrar a atenção. Equipes de atendimento e órgãos responsáveis foram acionados para controlar o trânsito e prestar assistência no local.

A qualquer momento novas informações sobre a ocorrência.


 

Longe do futebol, ex-atacante da Seleção Brasileira vira fazendeiro e cria 4 mil cabeças de gado

Longe dos gramados há quase duas décadas, Giovane Élber encontrou no campo uma nova paixão. Aos 53 anos, o ex-atacante da Seleção Brasileira vive a aposentadoria em uma fazenda no interior do Mato Grosso, onde administra cerca de 4 mil cabeças de gado e mantém investimentos no agronegócio.

Ídolo do futebol alemão, especialmente no Bayern de Munique, Élber mora em uma propriedade rural localizada em Barra do Bugres, município situado a cerca de 170 quilômetros de Cuiabá. A ligação com o campo começou ainda na infância, quando recebeu do pai o conselho de investir em terras

Hoje, a rotina do ex-jogador começa cedo. Entre as atividades diárias estão visitas aos pastos, acompanhamento da alimentação dos animais e monitoramento do abastecimento de água do rebanho.

Além da pecuária, Élber também atua como empresário do setor agropecuário. O ex-atleta é sócio de uma empresa especializada em nutrição animal

Natural de Londrina, no Paraná, Giovane Élber construiu grande parte da carreira no futebol europeu. Entre 1997 e 2003, viveu o auge no Bayern de Munique, tornando-se o maior artilheiro estrangeiro da história do clube na época, marca posteriormente superada por Robert Lewandowski.

Pela Seleção Brasileira, o atacante também teve passagens importantes antes de encerrar a carreira em 2006, após atuar pelo Cruzeiro.

Tragédia em Conquista: Motociclista Morre Após Grave Acidente na Avenida Laura Nunes

Um grave acidente registrado na manhã desta segunda-feira (22) terminou de forma trágica em Vitória da Conquista. A colisão entre um carro de passeio e uma motocicleta resultou na morte de um trabalhador de 43 anos que seguia para o trabalho.

O acidente aconteceu em um dos cruzamentos da Avenida Laura Nunes, no bairro Boa Vista, trecho frequentemente apontado por moradores como um dos mais perigosos da cidade. Segundo informações preliminares, o condutor de um Volkswagen Fox realizava a travessia da via quando ocorreu a batida com a motocicleta.

Equipes do Samu 192 foram acionadas rapidamente e encaminharam a vítima ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. Apesar dos esforços da equipe médica, o motociclista não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado após dar entrada na unidade.

Agentes de trânsito e peritos do Departamento de Polícia Técnica estiveram no local para registrar a ocorrência e iniciar os procedimentos de investigação. As circunstâncias do acidente serão esclarecidas por meio dos laudos periciais.

Informações sobre o velório e sepultamento deverão ser divulgadas pelos familiares nas próximas horas.

Vídeo:

Jovem que passava férias na Bahia é morto após sair de festa de São João

Um jovem de 26 anos foi morto a tiros após sair de uma festa de São João na madrugada desta terça-feira (23), em Santo Estevão, cidade a 40 km de Feira de Santana. Segundo a Polícia Civil, a vítima havia retornado de São Paulo há um dia, onde trabalhava, para passar férias com a família na Bahia.

A vítima foi identificada como Maxciel Gomes Estrela. Ele havia participado dos festejos juninos no centro da cidade e, após deixar o evento na companhia de um familiar, seguiu para uma residência próxima, onde guardou um veículo.

Ainda conforme a polícia, ao saírem do local e seguirem por uma rua, os dois foram surpreendidos por suspeitos em um carro, que atitaram contra eles. Maxciel tentou fugir, mas foi alcançado, onde caiu e morreu antes de receber socorro. O familiar não se feriu.

De acordo com a família, o jovem morava há cerca de dois anos no estado de São Paulo, onde trabalhava, e estava em Santo Estevão para passar férias.

Cantor faz show apenas para mãe e tia em festa junina na Bahia, viraliza nas redes e ganha milhares de seguidores; saiba quem é

O que poderia ter sido apenas um registro de um momento com pouco público acabou se transformando em uma grande vitrine para o cantor Ronny Seresteiro, um dos nomes conhecidos da música de Ubaitaba, no sul da Bahia. Um vídeo da apresentação do artista durante o São João da cidade viralizou nas redes sociais e fez o músico ganhar milhares de novos seguidores.

As imagens, divulgadas pelo site Acorda Ubaitaba, mostram Ronny se apresentando no palco diante de poucas pessoas durante a abertura dos festejos juninos, realizada no dia 19 de junho. O registro chamou atenção justamente pela diferença entre a estrutura do evento e o número de pessoas acompanhando o show naquele momento.



Após a repercussão, internautas passaram a compartilhar mensagens de apoio ao cantor. Segundo relatos que circularam após a divulgação, as pessoas que estavam mais próximas ao palco eram a mãe e uma tia de Ronny, o que aumentou ainda mais a comoção nas redes