sexta-feira, 26 de junho de 2026

Homem é flagrado após retirar pacote com dinheiro falso em agência dos Correios na Bahia

Um homem de 21 anos foi detido em flagrante, na quinta-feira (25), após retirar um pacote com dinheiro falso em uma agência dos Correios, na cidade de Irecê, no norte da Bahia.

Segundo a Polícia Civil (PC), o suspeito, que não teve o nome divulgado, já era investigado pelo crime. As apurações apontam que ele iria repassar as cédulas durante os festejos de São Pedro do município, que começam nesta sexta (26).

Ao todo, foram contabilizadas dez notas de R$ 100, totalizando R$ 1 mil. O material foi encaminhado para a delegacia, onde o caso foi registrado.

O suspeito foi levado para a mesma unidade policial. Conforme apurou a TV São Francisco, afiliada da Rede Bahia na região, depois de ser ouvido, ele foi liberado para responder em liberdade pelo crime de moeda falsa.

Grave atropelamento: Funcionária de fábrica fica ferida após ser atingida por veículo

Uma mulher ficou gravemente ferida após ser atropelada na manhã desta sexta-feira (26), em frente a uma fábrica de calçados, no município de Jequié, no sudoeste da Bahia.

De acordo com as primeiras informações, a vítima é funcionária da empresa e foi atingida por um veículo nas proximidades da unidade industrial. Com o impacto, ela sofreu ferimentos considerados graves, mobilizando equipes de socorro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros atendimentos no local. Em seguida, a mulher foi encaminhada para uma unidade hospitalar, onde permanece sob cuidados médicos.

As circunstâncias do atropelamento ainda não foram esclarecidas. Agentes de trânsito e as autoridades competentes acompanharam a ocorrência e deverão apurar as causas do acidente.

O estado de saúde atualizado da vítima não havia sido divulgado até o momento.

Venezuela registra mais de 50 mil desaparecidos após terremotos

Os terremotos na Venezuela já acumulam mais de 50 mil desaparecidos. O número foi divulgado pelo chefe do Escritório de Ajuda Humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), Tom Fletcher, nesta sexta-feira, 26.

A informação foi anunciada para a agência de notícias AFP. O gestor afirmou que é provável que o número de mortos “aumente consideravelmente”.

"Trata-se de uma operação de resgate extremamente completa. Há mais de 50.000 pessoas desaparecidas e mais de 500 mortas. Portanto, buscar sobreviventes entre os escombros é uma tarefa colossal", disse Fletcher.

O número é o primeiro balanço oficial dos desaparecidos vítimas da destruição causada pelos terremotos, de magnitudes 7,5 e 7,2. Na quinta-feira, 25, o governo da Venezuela havia falado em 200 desaparecidos. No entanto, uma contagem extraoficial feita pela população registrou mais de 40 mil.

Terremotos na Venezuela

Dois terremotos atingiram a região norte da Venezuela, onde fica Caracas, na noite de quarta-feira, 24. Os tremores deixaram mortos, derrubaram prédios e ocasionaram em um cenário de destruição na capital venezuelana.

O abalo sísmico foi o mais forte no país em mais de 100 anos. Já nesta sexta-feira, 26, o balanço registrou 589 pessoas mortas e 2.980 feridos.

O novo balanço foi divulgado pela presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez. A presidente interina afirmou ainda que vai "militarizar" o estado de La Guaira, uma das regiões mais afetadas pelos terremotos. A área costeira está dentro da chamada "zona de desastre" estipulada pelo governo venezuelano.

Já o presidente do Parlamento venezuelano, Jorge Rodríguez, disse nesta quinta-feira,25, que o governo registrou, até o momento, 250 edifícios que foram derrubados ou sofreram danos.

As equipes de resgate do país lutam para encontrar desaparecidos e retirar pessoas de escombros. Além disso, moradores das áreas afetadas permanecem buscando por parentes e conhecidos e registram mais de 24 mil desaparecidos.

AGORA: Carreta sai da pista, bate em carro e cai em canteiro na BR-324; acidente gera intenso congestionamento

Um acidente entre uma carreta e um carro de provocou intenso congestionamento nos dois sentidos da BR-324, na tarde desta sexta-feira (26), no trecho em direção ao município de Feira de Santana.

Segundo apuração do BNews, a carreta saiu da pista e caiu no canteiro central da rodovia. Já o veículo de menor porte ficou com danos significativos na parte traseira e no teto, apresentando sinais de forte impacto, enquanto a dianteira permaneceu relativamente preservada

A reportagem entrou em contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que informou não possuir detalhes sobre a ocorrência até o momento. Apesar disso, imagens enviadas à reportagem mostram viaturas da corporação no local do acidente. Até a última atualização desta matéria, não havia confirmação sobre vítimas ou o estado de saúde dos envolvidos

Vídeo: avião colide com arranha-céu mais alto de Pequim, na China

Uma aeronave de pequeno porte colidiu contra a fachada do Citic Tower, o arranha-céu mais alto de Pequim, na China, na tarde desta sexta-feira, 26. Logo após o impacto, forças de segurança da capital chinesa isolaram o perímetro do edifício, localizado no centro financeiro da cidade, e iniciaram a evacuação dos ocupantes.

A colisão danificou a estrutura externa de vidro em um dos andares elevados do edifício. Testemunhas relataram um forte estrondo no momento do choque, seguido pela queda de destroços na via pública. Pedaços da fuselagem, incluindo o estabilizador vertical (cauda) do avião, foram localizados por pedestres nas proximidades da base do prédio
Detalhes da aeronave e restrições locais

Informações preliminares obtidas por meio de registros de imagem indicam que o modelo envolvido no acidente é um Sunward SA60L Aurora, um monomotor leve esportivo de dois lugares fabricado na China.

Dados de plataformas de monitoramento de voo sugerem que o avião operava uma rota com severo desvio de sua trajetória original antes de perder o sinal de rastreamento.
Veja vídeo;

VÍDEO: Repórter é atropelada ao vivo durante transmissão da Copa do Mundo

A repórter equatoriana Kerlly Loor, da emissora Vito TVO, viveu um susto enquanto fazia uma entrada ao vivo em Guayaquil, na última quinta-feira, 25, durante a cobertura da vitória do Equador por 2 a 1 sobre a Alemanha.

No momento em que conversava com um torcedor e realizava uma passagem sobre o resultado da partida, a jornalista acabou sendo atingida por um carro que passava pelo local. As imagens mostram o instante em que o veículo a acerta enquanto ela ainda estava em entrevista.

Mesmo com o impacto, a situação não aparentou ter causado ferimentos graves. Após o atropelamento, o próprio entrevistado ajudou Kerlly Loor a se levantar, e ela retomou a cobertura normalmente, seguindo com a pauta prevista.

O episódio rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais e gerou uma série de comentários de internautas, que demonstraram surpresa com a cena. “Um absurdo! O motorista do carro não estava enxergando a repórter? As pessoas estão cada vez mais trogloditas!”, lamentou uma. “Mas é que em Guayaquil as pessoas não sabem dirigir e, além disso, as leis de bebidas alcoólicas não são tão severas como no Brasil”, apontou outro.

Vídeo;


TAMANDUÁ MECÂNICO: Animal é encontrado no motor de trator na Bahia

Um tamanduá-mirim adulto foi resgatado de uma situação inusitada na tarde de quinta-feira (25/06), no distrito de Vila Aparecida, que fica em Riachão do Jacuípe, na região do Sisal. O animal silvestre foi encontrado por um mecânico, encolhido e escondido na parte interna do motor de um trator que passava porO proprietário do estabelecimento tomou o cuidado de interromper os trabalhos mecânicos e acionou imediatamente o socorro especializado para preservar a integridade física do animal. O resgate foi realizado de forma voluntária pelos integrantes da Brigada Anjos Jacuipenses, que divulgou um vídeo do atendimento.

Utilizando técnicas apropriadas de manejo técnico de fauna e equipamentos de contenção biológica, o espécime foi retirado com sucesso e sem apresentar qualquer ferimento ou escoriação aparente. Após passar por uma avaliação de saúde geral, o tamanduá-mirim foi transportado pelas equipes e solto em uma área de mata nativa segura e distante da zona urbana.

 manutenção em uma oficina local.

Homens são presos após marcar encontros por app de namoro para roubar e estuprar vítimas

Dois homens investigados por integrar um grupo criminoso responsável por roubos, extorsões, estupros e associação criminosa foram presos na manhã desta sexta-feira (26), durante a Operação Pilot, deflagrada pela Polícia Civil em Salvador. Além das prisões, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em imóveis localizados no bairro da Federação

Conforme as investigações da 7ª Delegacia Territorial (DT/Rio Vermelho), o grupo utilizava aplicativos de relacionamento e redes sociais para atrair as vítimas. Após o primeiro contato, os encontros eram marcados, principalmente às sextas-feiras e nos fins de semana. Sob o pretexto de seguir para um local mais reservado, as vítimas eram levadas para outro imóvel, onde os crimes eram praticados

Ainda segundo a polícia, as vítimas permaneciam em cárcere por, no mínimo, duas horas. Armados com armas de fogo ou armas brancas, os suspeitos obrigavam as pessoas a desbloquear os celulares para realizar transferências bancárias, além de roubar dinheiro, cartões, aparelhos eletrônicos e outros bens.

As investigações apontam ainda que algumas vítimas sofreram agressões físicas e violência sexual durante a ação do grupo. Até o momento, cinco inquéritos policiais embasaram a operação, mas a Polícia Civil acredita que o número de vítimas possa ultrapassar 15. As ações continuam para identificar outras pessoas que possam ter sido alvo dos criminosos.

Segundo a investigação, o grupo atuava de forma organizada havia cerca de cinco meses, com divisão de funções entre os integrantes e escolha criteriosa das vítimas por meio de plataformas digitais.

Após passar mal, Alex Escobar deixa cobertura da Copa do Mundo para cuidar da saúde

O jornalista e apresentador Alex Escobar está fora da cobertura da Copa do Mundo de 2026. Dias após passar mal durante uma entrada ao vivo no programa “Encontro com Patrícia Poeta”, o comunicador anunciou que deixará temporariamente os Estados Unidos para priorizar sua recuperação.

A decisão foi comunicada pelo próprio jornalista nesta quinta-feira (25), por meio das redes sociais. Segundo Escobar, embora os exames realizados no país não tenham identificado nenhuma condição grave de saúde, ele ainda não se sente totalmente recuperado para continuar acompanhando a Seleção Brasileira durante o Mundial.

Na publicação, o apresentador agradeceu o carinho e as mensagens de apoio recebidas dos colegas de trabalho, amigos e fãs, afirmando que a prioridade neste momento é cuidar da saúde para retornar às atividades em plenas condições.

Alex Escobar vinha participando da cobertura especial da Copa do Mundo diretamente dos Estados Unidos, acompanhando os bastidores da Seleção Brasileira e levando informações aos telespectadores da TV Globo.

Ainda não há previsão oficial para o retorno do jornalista à cobertura esportiva. Enquanto isso, a emissora deverá reorganizar sua equipe para dar continuidade à cobertura do torneio.

Polícia apreende R$ 240 mil com servidor da educação e investiga esquema de desvio de dinheiro público

A Polícia Civil apreendeu, nesta terça-feira (23), cerca de 240 mil reais que estavam sob posse do servidor da Secretaria de Educação de Aracaju, César Dias. De acordo com as informações policiais, a apreensão se deu após denúncias recorrentes apontando o possível envolvimento do servidor em esquema desvio.

O caso investigado, segundo a Polícia Civil, funcionava entre contratos de empresa e Prefeitura com parte dos altos valores pagos em excesso retornando a gestores municipais. Além disso, haveria cobrança de propina de empresários para a liberação de pagamentos relacionados a contratos já executados e liquidados.

A polícia informou que vai instaurar um inquérito para apurar a procedência dos valores apreendidos e todas as informações relacionadas ao caso, principalmente se o dinheiro encontrado teria eventual destinação para financiamento de campanha eleitoral.

Definido: Japão será o adversário do Brasil no início do mata-mata

Agência Brasil – O Japão será adversário do Brasil na próxima fase da Copa do Mundo. A classificação dos Samurais Azuis (como a seleção nipônica é conhecida) foi assegurada na quinta-feira (25), no empate por 1 a 1 com a Suécia, em Dallas (Estados Unidos), pela terceira e última rodada do Grupo F.

O confronto entre brasileiros e japoneses, que terminaram a chave em segundo lugar, com cinco pontos, será na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston (Estados Unidos).

Os suecos, com quatro pontos, também avançaram aos 16 avos de final como um dos oito melhores terceiros colocados da fase de grupos. Eles aguardam o complemento da última rodada para saber quando, onde e quem terão pela frente. Neste momento, a rival seria a França, que está na liderança do Grupo I.

Jogo morno em Dallas

Os dois times vieram a campo com mudanças em relação à rodada anterior e com formações espelhadas, distribuídos com três homens na defesa, quatro no meio e três à frente. No Japão, o lateral Yukinari Sugawara, o zagueiro Ayumu Seko e o meia Daizen Maeda entraram nos lugares do zagueiro Takehiro Tomiyasu e dos meias Junya Ito e Kaishu Sano, que tinham iniciado a goleada por 4 a 0 sobre a Tunísia.

A Suécia, por sua vez, trocou de goleiros, com Jacob Zetterstrom ficando na vaga de Kristoffer Nordfeld, titular nas primeiras rodadas, inclusive na pesada derrota por 5 a 1 para a Holanda. Além dele, o zagueiro Elliot Stroud e o atacante Anthony Elanga substituíram o volante Jesper Kalstrom e o meia Benjamin Nygren.

Após jogos movimentados nas rodadas anteriores, suecos e japoneses apresentaram pouco futebol nos 45 minutos iniciais. A primeira etapa foi truncada, com 17 faltas e apenas uma finalização de real perigo. Aos 44, o meia Keito Nakamura recebeu de Maeda na área pela esquerda, girou livre e bateu cruzado, mas Zetterstrom fez a defesa.

Os Samurais Azuis despertaram na volta do intervalo, tomando controle do campo sueco e abrindo o placar aos dez minutos. O meia Ritsu Doan recebeu do atacante Ayase Ueda na intermediária e deu um ótimo passe na diagonal, que deixou Maeda na frente do gol para chutar no cantinho de Zetterstrom.

Pai é preso após confessar ao ChatGPT plano para matar o próprio filho e evitar pagamento de pensão

Um homem de 36 anos foi preso no Espírito Santo suspeito de planejar a morte do próprio filho para não pagar pensão alimentícia à ex-companheira. Segundo a Polícia Civil, ele revelou o plano em conversas com o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI

A prisão ocorreu no último dia 19, na zona rural de São Gabriel da Palha, um dia antes da data em que o crime, segundo a investigação, seria executado. O caso foi divulgado pela polícia na quinta-feira (25)

Conforme as investigações, o FBI recebeu informações fornecidas pela OpenAI e encaminhou o caso ao Ministério da Justiça, que repassou os dados à Polícia Civil do Espírito Santo

O delegado Ícaro Olímpio, da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), informou ao g1 ES que o suspeito relatou nas conversas que pretendia contratar um pistoleiro para matar o filho, com quem não mantinha contato. Em uma das mensagens, também teria informado que possuía uma arma, uma corda e cianeto.

Ainda conforme a polícia, o homem também manifestou a intenção de realizar atentados contra escolas, igrejas e autoridades públicas, com o objetivo de fazer o maior número possível de vítimas.

A investigação aponta que os dados compartilhados pela empresa responsável pela plataforma forneceram elementos suficientes para impedir os crimes. O suspeito foi preso durante o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.

Inicialmente, ele negou os fatos, mas a Polícia Civil informou que continua apurando o caso. Os materiais apreendidos passarão por perícia, e o homem poderá ser indiciado após a conclusão das investigações.

Urgente: Jovem Jean morre após sofrer mal súbito e cidade de Cândido Sales está em luto

A cidade de Cândido Sales amanheceu em luto com a notícia da morte de Jean, jovem bastante conhecido e querido pela comunidade.

De acordo com as primeiras informações, ele sofreu um mal súbito e, infelizmente, não resistiu.

A partida precoce gerou grande tristeza entre familiares, amigos e moradores, que destacam a alegria, a humildade e o carisma de Jean, características que marcaram sua convivência com todos ao seu redor.

Neste momento de profunda dor, a comunidade se une em solidariedade aos familiares e amigos, desejando força para enfrentar essa irreparável perda.

Nossos sinceros sentimentos a todos os que sofrem com a partida de Jean.

Urgente: Motociclista perde a vida em grave acidente no anel rodoviário de Conquista

Mais uma tragédia registrada no anel rodoviário de Vitória da Conquista volta a acender o alerta para os perigos da via.

Na manhã desta quinta-feira (26), um grave acidente resultou na morte do motoboy Márcio Vitor. A colisão aconteceu nas proximidades do acesso ao Bairro Remanso e envolveu dois veículos.

Infelizmente, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

A notícia causou profunda comoção entre familiares, amigos e colegas de trabalho, que lamentam a perda precoce.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal atenderam à ocorrência e isolaram a área para os procedimentos necessários. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos neste momento de dor.

Mulher de jogador de futebol é encontrada morta após terremoto na Venezuela: 'Vou fazer questão de lembrar à nossa filha'

A esposa do jogador de futebol venezuelano Hector Bello, Andrea, foi encontrada morta após os fortes terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira (24). Segundo o atleta, a filha do casal, de 1 ano e 8 meses, sobreviveu porque foi protegida pela mãe durante o desabamento do prédio onde a família morava, no estado de La Guaira, uma das regiões mais afetadas pelos tremores.

Nas redes sociais, Bello publicou uma homenagem emocionada à esposa e afirmou que fará questão de contar à filha sobre o ato de coragem da mãe.

Você sempre vai ser a nossa heroína favorita, mamãe. Vou fazer questão de lembrar à nossa filha o quanto você foi maravilhosa e o quanto a amava. Vou contar a ela a história de como você a salvou, meu amor, de como deu a própria vida pela nossa filha. Vou dizer que você foi uma mulher corajosa, que, até os seus últimos suspiros, nunca a abandonou", escreveu.

Na mesma publicação, o jogador desabafou sobre a dor da perda. "Mas há uma coisa que eu não consigo te perdoar: você deixou a minha alma destruída. Você me deixou sozinho. A luta sempre dizíamos que era dos dois", afirmou.

Hector Bello, de 28 anos, atua como zagueiro e está sem clube. Até 2025, defendia o Bolívar SC, equipe sediada em Ciudad Bolívar, na Venezuela.

Outro jogador ainda busca notícias da própria família. O argentino Lucas Trejo, que atua em um clube venezuelano, publicou um pedido de ajuda após informar que o prédio onde estavam a esposa, Yani Maranella, e os filhos Aarón e Ainhoa desabou em Playa Grande durante os terremotos. Até a última atualização, os três parentes ainda não foram encontrados.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (25), a apreensão do suplemento alimentar em cápsulas da marca Artro100, produzido por empresa desconhecida.

De acordo com o órgão, o suplemento tem origem e composição desconhecidas, além de apresentar propagandas com alegações terapêuticas indevidas para alimentos, como combater inflamações, fortalecer articulações, aliviar desconfortos e melhorar a mobilidade. Além da apreensão, foram proibidas a venda, a distribuição, a fabricação, a divulgação e o uso do produto

A comercialização, distribuição, divulgação e consumo dos lotes 0061.02.2026, 0367.11.2025 e 0012.01.2026 do suplemento alimentar de creatina em gomas mastigáveis – sabor uva verde, da empresa Idn Labs Indústria Farmacêutica & Food Supplements Ltda também fora, suspensos.

A Anvisa apontou que os produtos apresentavam irregularidades de rotulagem, com uso de alegações não autorizadas, divergências quanto ao fabricante e outras inconformidades que comprometem a segurança e a conformidade regulatória do produto. A empresa iniciou, de forma voluntária, o recolhimento dos lotes devido à identificação de teor de creatina fora dos limites estabelecidos.

TRAGÉDIA NO INTERVALO DO JOGO: Homem morre após ser picado por cobra na Bahia

Um homem identificado apenas como Alex morreu após ser atacado por uma cobra na noite da última quarta-feira (24/06), em Presidente Tancredo Neves, no baixo sul da Bahia.

Segundo informações de moradores, Alex assistia ao jogo entre Brasil e Escócia pela Copa do Mundo de 2026 quando saiu de casa, durante o intervalo da partida, para urinar. Nesse momento, ele acabou sendo picado pelo animal.

Ainda de acordo com relatos, a vítima conseguiu voltar para casa e avisar a esposa sobre o ocorrido. Ele foi socorrido e levado para uma unidade de saúde da cidade, mas não resistiu.

A morte causou grande comoção entre moradores da região.

Atenção Motoristas: Carreta quebra e causa congestionamento no Anel Rodoviário de Conquista

Motoristas que trafegam pelo Anel Rodoviário de Vitória da Conquista enfrentaram transtornos na tarde desta quinta-feira (25). Uma carreta apresentou problemas mecânicos e ficou atravessada na pista, no trecho que liga o município de Vitória da Conquista a Anagé.

A situação provocou lentidão no trânsito e exigiu atenção redobrada dos condutores que passavam pelo local. Filas se formaram enquanto motoristas tentavam seguir viagem com cautela.

Até o momento, não há registro de acidentes ou pessoas feridas em decorrência da ocorrência. A expectativa é de que o veículo seja removido para que o fluxo de veículos seja totalmente normalizado.

Motoristas que utilizam o trecho devem reduzir a velocidade e, se possível, buscar rotas alternativas até a liberação completa da pista.

Adolescente grávida sofre ataque brutal com facadas na Bahia

Uma adolescente de 14 anos, grávida, foi vítima de uma agressão a faca na noite de quarta-feira, 24, no centro de Barreiras, no oeste da Bahia. O caso mobilizou equipes de socorro e também resultou em procedimento formal por parte da Polícia Civil.

Segundo as informações apuradas, a jovem estava em uma tabacaria na companhia de amigos quando foi atacada por outra adolescente. Durante a ação, ela foi atingida por oito golpes em diferentes partes do corpo.

A vítima recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhada ao Hospital do Oeste, onde passou por cirurgia. O estado de saúde é estável.

Em atualização do caso, a Polícia Civil da Bahia informou que a 1ª Delegacia Territorial (DT/Barreiras) lavrou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) contra uma adolescente de 17 anos, apontada como autora do ato infracional análogo à lesão corporal dolosa.

A suspeita foi conduzida à unidade pela Polícia Militar e, conforme a polícia, responderá ao procedimento em liberdade.

Até o momento, não há informações sobre a motivação do ataque, e também não foi confirmado se a gestação da vítima foi afetada.

Atenção: Ciclista fica ferido após acidente com moto em Conquista

Um acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate na tarde desta quinta-feira (25), em Vitória da Conquista. A ocorrência foi registrada na Avenida Juracy Magalhães, uma das vias mais movimentadas da cidade.

Segundo informações iniciais, um ciclista acabou sendo atingido por uma motocicleta nas proximidades do Shopping Conquista Sul. Com o impacto, a vítima caiu ao solo e precisou de atendimento médico.

Uma equipe do Samu 192 esteve no local, realizou os primeiros socorros e encaminhou o ciclista para uma unidade hospitalar. O estado de saúde da vítima não foi informado até o momento.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Prefeito de cidade baiana é alvo de ação do MPF por suspeita de fraude em contratos municipais

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Santa Luzia, Fernando Brito (Avante), e agentes públicos municipais e particulares, entre eles, empresários e servidores. O gestor é suspeito por um suposto esquema de fraudes em contratos públicos no município do Sul baiano.

O MPF sustenta que há irregularidades nos contratos públicos com indícios de fraude e possível prejuízo aos cofres públicos. Na época dos fatos investigados (2017 a 2020), Brito exercia o cargo de vice-prefeito. baiano.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Santa Luzia, Fernando Brito (Avante), e agentes públicos municipais e particulares, entre eles, empresários e servidores. O gestor é suspeito por um suposto esquema de fraudes em contratos públicos no município do Sul baiano.

A ação tramita na 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Itabuna. O valor atribuído à causa é de R$ 845.356,08. Parte dos contratos investigados estaria relacionada ao fornecimento de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar e ao atendimento de secretarias municipais, com utilização de recursos federais, inclusive, da assistência social.

O MPF aponta que o grupo liderado pelo ex-vice-prefeito e seu irmão, Felipe Schueler Brito (operador financeiro), contava com a conivência do então Secretário de Educação, de um pregoeiro municipal e de um nutricionista do município.

O esquema utilizava três empresas de fachada registradas em nome de pessoas de baixa renda, incluindo beneficiários do Auxílio Emergencial do Governo Federal, para ocultar os verdadeiros donos e o destino do dinheiro.

Segundo a apuração do MPF, os contratos executados tinham sobrepreço médio de 31,13%. A empresa colocava valores baixos em produtos chamativos para vencer o pregão e compensava aumentando o preço de outros alimentos ou entregando menos quantidade do que o contratado.

O documento do MPF diz ainda que a quebra de sigilo bancário permitiu descobrir que a empresa Primax Comercial transferiu R$ 14.300,00 diretamente para a conta bancária do nutricionista que fraudava os pareceres.

Ainda segundo a ação, uma caminhonete Toyota Hilux, comprada pela empresa, era usada de forma rotineira pelo ex-vice-prefeito. Para não deixar pistas, o irmão do político teria realizado saques em espécie de forma fracionada.

Urgente: Homem é preso após abuso contra criança de 6 anos em Firmino Alves

Um homem foi preso em flagrante após estuprar uma criança de seis anos na cidade Firmino Alves, no sul da Bahia, na quarta-feira (24). O suspeito já tinha passagem pela polícia pelo mesmo crime.

De acordo com a Polícia Militar da cidade, após cometer o abuso o suspeito ameaçou a mãe da criança e uma vizinha que havia escutado os gritos da vítima.

Ao chegar no local, os policiais impediram os moradores de lincharem o suspeito.

Segundo o delegado de Firmino Alves, Cristiano Pereira, o suspeito foi encaminhado para o Complexo Policial de Itapetinga e segue à disposição da Justiça nesta quinta-feira (25).

Conquista: Comércio fechado na segunda-feira, saiba mais

O comércio de Vitória da Conquista terá horário especial de funcionamento na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira.

De acordo com o comunicado, as lojas encerrarão as atividades às 13h30 para que comerciantes, colaboradores e clientes possam acompanhar o jogo do Brasil, marcado para as 14h.

As atividades comerciais serão retomadas normalmente na terça-feira (30), seguindo o horário habitual de funcionamento.

A orientação é para que os consumidores se programem e antecipem suas compras, evitando contratempos no período de fechamento antecipado do comércio

Tragédia : Embarcação afunda e deixa três pessoas mortas em lagoa

Uma ocorrência triste marcou a tarde desta quarta-feira na zona rural de Maracás. Uma embarcação que transportava quatro pessoas afundou na Lagoa do Barro, localizada na região de Capivaras.

Três ocupantes não conseguiram se salvar e morreram. Entre as vítimas estão dois irmãos e uma cunhada. Uma criança, que também estava no barco, foi resgatada com vida e encaminhada para atendimento médico.

Equipes do Samu 192 foram acionadas e prestaram socorro no local. As circunstâncias que levaram ao afundamento ainda são desconhecidas e deverão ser investigadas pelas autoridades.

As buscas mobilizaram equipes de resgate, já que nem todos os corpos haviam sido localizados no momento das primeiras informações. O caso causou grande comoção entre moradores da região.

Dinheiro esquecido do PIS/Pasep começa a ser pago nesta quinta; veja quem recebe

O sexto lote do dinheiro esquecido do antigo fundo PIS/Pasep será pago nesta quinta-feira (25) aos trabalhadores e herdeiros que solicitaram o ressarcimento dos valores até o dia 31 de maio. O calendário de pagamentos prevê 13 lotes, com o último depósito programado para janeiro de 2027.

Os recursos pertencem a trabalhadores que tiveram vínculo formal entre os anos de 1971 e 1988 e que possuíam cotas no extinto fundo PIS/Pasep. Muitos beneficiários ainda não realizaram o saque dos valores, que passaram a ser considerados “dinheiro esquecido”.

Com a extinção do fundo, os recursos remanescentes foram transferidos para a conta única do Tesouro Nacional. Os valores que permaneceram sem saque desde 2023 podem ser resgatados pelos titulares ou seus herdeiros, desde que o pedido seja realizado dentro do prazo legal.

Segundo as regras atuais, os trabalhadores têm até cinco anos para solicitar o ressarcimento. Caso os recursos não sejam reclamados dentro do período estabelecido, eles serão incorporados definitivamente ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque posterior.

Neste ano, o prazo final para solicitar o recebimento dos valores é 31 de dezembro. Quem perder a data poderá ficar sem acesso aos recursos.

Como consultar os valores

A consulta pode ser realizada por meio da plataforma Repis Cidadão, disponibilizada pelo Ministério da Fazenda. O sistema informa se há valores disponíveis para saque após o login do usuário.

Outra opção é consultar a existência de recursos pelo aplicativo do FGTS, que também disponibiliza informações sobre as cotas do antigo fundo PIS/Pasep.

Quem tem direito

Têm direito aos recursos os trabalhadores que atuaram com carteira assinada ou como servidores públicos entre 1971 e 1988 e que ainda possuem cotas não sacadas do antigo fundo PIS/Pasep. Em caso de falecimento do titular, os herdeiros também podem solicitar o ressarcimento dos valores.

O governo reforça a importância de realizar a consulta dentro do prazo para evitar a perda definitiva dos recursos.

PRAIA DE TUBARÃO: Corpo de homem é encontrado na Bahia

O corpo de um homem, ainda não identificado formalmente, foi encontrado na noite desta quarta-feira (24/06), na Praia de Tubarão, bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A vítima estava na faixa de areia da Rua Doutor Eduardo Dotto e foi encontrada por populares que passavam pela região.

Uma guarnição da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi acionada via Centro de Comunicações (Cicom) e deslocou-se rapidamente para realizar a constatação do fato. Ao confirmarem que o homem já estava sem sinais vitais, os militares isolaram o perímetro da praia para garantir a integridade do espaço e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os peritos realizaram os primeiros levantamentos de campo e encaminharam os corpos ao Instituto Médico Legal (IML) Nina Rodrigues, onde passará por exames de necropsia e exames datiloscópicos para a identificação formal.

O caso foi registrado oficialmente no plantão da 5ª Delegacia Territorial (DT/Periperi), que vai investigar as causas da morte e se há indícios de crime.

Emendas Pix: auditoria com o TCE-BA descobre irregularidades em mais de 90% dos repasses

Uma auditoria nacional com participação do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) identificou irregularidades em mais de 90% das chamadas emendas Pix, modalidade de transferência direta de recursos parlamentares para estados e municípios. Na Bahia, onde municípios receberam R$ 990,9 milhões por meio dessas transferências entre 2023 e 2024, os auditores fizeram fiscalizações da aplicação das verbas para identificar possíveis inconsistências.


“As emendas têm seu valor e conseguem atender demandas importantes dos municípios. O que os órgãos de controle e o Supremo Tribunal Federal buscam é assegurar a moralidade, a transparência e a rastreabilidade da destinação desses recursos”, afirmou Gildásio Penedo, presidente do TCE-BA.

Na Bahia, foram analisadas a cidade de Caetité, que possui cerca de 54 mil habitantes e recebeu R$ 950 mil em emendas individuais entre 2023 e 2024 durante a gestão do prefeito Valtécio Neves de Aguiar (PDT), e Palmas de Monte Alto, com aproximadamente 22 mil habitantes, que recebeu R$ 1,75 milhão em 2023 na administração do prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD).

A procuradora-geral e presidente do Ministério Público de Contas da Bahia, Camila Luz, explica como surgiu a denominação “emenda Pix”: “Receberam esse nome justamente por estarem sujeitas a regras menos rígidas de rastreabilidade e transparência. A sistemática originalmente adotada dificultava significativamente o controle social e a fiscalização pelos órgãos de controle”.

Somente em 2024, municípios baianos e o Governo do Estado receberam mais de R$ 513 milhões via transferências especiais. Entre 2023 e 2024, o montante enviado aos municípios da Bahia totalizou R$ 990,9 milhões.

De acordo com a plataforma TransfereGov, houve um crescimento de 7,7% nos recursos destinados aos municípios baianos no período. Em 2023, foram liberados R$ 476,9 milhões, distribuídos em 495 planos de ação. Já em 2024, o valor chegou a R$ 513,9 milhões, contemplando 516 planos.

O relatório diz que os números não incluem o ano de 2022, por causa dos problemas de acesso à base pública de dados durante o período de coleta. Para Camila Luz, a ausência de exigências detalhadas sobre a aplicação dos recursos compromete a fiscalização.

“As transferências especiais foram desenhadas de forma a gerar baixa transparência quanto ao acompanhamento do recurso público. A não exigência de um plano de trabalho detalhado dificultava a rastreabilidade e tornava praticamente inexistentes as informações sobre o destino final e a efetiva aplicação da verba pelo beneficiário”, disse.

Terremoto na Venezuela: Agência americana aponta para entre 10 e 100 mil mortos

Após um terremoto de magnitude 7,5 atingir a Venezuela na noite desta quarta-feira (24), o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que é provável que os abalos sísmicos tenham provocado milhares de mortes e danos materiais. Em uma avaliação preliminar divulgada após os abalos, a agência estimou que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.

Segundo o USGS, há alta probabilidade de que o desastre tenha impactos generalizados nas áreas atingidas pelos tremores. “É provável que haja um alto número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado”, informou a agência norte-americana em sua análise inicial.

Informações do jornal Metrópoles indicam que a projeção americana faz parte de um modelo automático utilizado pelo órgão para estimar possíveis consequências de grandes terremotos.

O cálculo é baseado em fatores como magnitude, profundidade, localização do epicentro, densidade populacional e vulnerabilidade das construções. A estimativa é de que haja 44% de probabilidade de o número de mortos ficar entre 10 mil e 100 mil; 33% de chance de superar 100 mil óbitos. As estimativas devem ser revisadas conforme as atualizações das autoridades da Venezuela.

Até o momento, dados oficiais divulgados pelo governo venezuelo registram a confirmação de apenas 32 mortes e 700 feridos. A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que, equipes de resgate, segurança e assistência civil foram mobilizadas para atender as áreas afetadas.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Campeão do penta, Roberto Carlos chama atenção com iPhone de ouro na Copa do Mundo; aparelho pode valer mais que um carro

Nem só de futebol viveu a transmissão da vitória do Brasil sobre a Escócia pela Copa do Mundo de 2026. Um detalhe envolvendo o ex-lateral Roberto Carlos chamou a atenção dos torcedores e rapidamente viralizou nas redes sociais: o iPhone dourado utilizado pelo pentacampeão mundial.

As imagens exibidas durante a transmissão mostraram o comentarista segurando um aparelho com acabamento dourado, o que gerou uma onda de comentários entre os internautas. Muitos usuários passaram a especular sobre o valor do celular, apontando que o dispositivo poderia ultrapassar a marca de R$ 100 mil.

Embora Roberto Carlos não tenha revelado detalhes sobre o modelo, fãs sugerem que o aparelho seja uma versão personalizada de luxo, semelhante às produzidas pela empresa Caviar, conhecida por fabricar smartphones revestidos em ouro, titânio e outros materiais nobres. Modelos da marca podem custar dezenas de milhares de dólares, dependendo da configuração e dos materiais utilizados.

A repercussão foi imediata nas redes sociais, onde muitos torcedores brincaram que o acessório "roubou a cena" durante a transmissão do jogo da Seleção Brasileira.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre o modelo exato nem sobre o valor do aparelho exibido por Roberto Carlos.

Vereador Marco Antônio morre aos 32 anos em Dias d’Ávila

O vereador Marco Antônio de Sena da Silva, aos 32 anos faleceu na manhã desta quarta-feira (24). A informação foi divulgada pela Câmara Municipal, que publicou nota oficial de pesar, segundo informações do Mais Região, parceiro do Bahia Notícias.

De acordo com publicações em redes sociais, o parlamentar sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Até o momento, não há detalhes adicionais sobre as circunstâncias do ocorrido.

Em comunicado, o Legislativo municipal destacou a trajetória do vereador e manifestou solidariedade. “Nos solidarizamos com seus familiares, amigos, colegas de trabalho e toda a população dias-davilense, que hoje se despede de um representante público que dedicou sua atuação ao serviço da comunidade”, afirmou a Câmara.

A morte precoce gerou comoção nas redes sociais, com mensagens de autoridades, colegas políticos e moradores. O presidente da Câmara, vereador Júnior do Requeijão, também se manifestou publicamente. Em publicação, ele disse ter recebido “com profunda tristeza” a notícia e reforçou a amizade com o colega. “Neste momento de profunda tristeza, estendo minhas mais sinceras condolências à família e aos amigos, desejando que encontrem conforto e serenidade para enfrentar esta irreparável perda”, escreveu.

Marco Antônio nasceu em 28 de outubro de 1993 e exercia mandato na Câmara de Dias d’Ávila, com atuação voltada à comunidade e participação em discussões de interesse do município.