Mais tempo na estrada, perigo de acidentes e deslizamentos. Desde maio, motoristas de veículos de grande porte que precisam passar pela BR-101, na altura de Eunápolis, enfrentam um transtorno. Isso porque a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, que facilitava o caminho, está parcialmente interditada desde maio, fazendo com que motoristas precisem passar pelo chamado desvio da Veracel para seguir caminho. Há pelo menos um ano já se sabia que a ponte apresenta riscos.
Em dias comuns, esse desvio acrescenta até três horas ao percurso de caminhoneiros e motoristas de ônibus. Com as fortes chuvas dos últimos dias, porém, a estrada de terra ficou cheia de buracos e lama, aumentando ainda mais o tempo de viagem e a ameaça de graves acidentes.
“No tempo seco é muita poeira e buracos. No tempo chuvoso é atoleiro, buracos também e muita lama. Os caminhões escorregam muito por conta disso, muitas vezes o trânsito fica bloqueado. O caminhão escorrega, atravessa a via e trava tudo", conta o caminhoneiro Marcio Carneiro.
Frustrado, ele afirma que há muito prejuízo e o trecho não tem estrutura adequada para comportar tantos veículos pesados, além de não ter ao longo da rota nenhum posto de gasolina, comércio ou sinal de celular. "Então até um socorro, uma assistência fica difícil em caso de algum problema mecânico ou de algum acidente. Aliás, problema mecânico é algo recorrente por ali e o socorro e extremamente demorado. Só anteontem [dia 27], foram cinco caminhões e um ônibus quebrados, tudo por conta das péssimas condições do desvio", diz.
Marcio é um dos muitos motoristas que passam frequentemente por esse trecho. O desvio, que atualmente é a principal rota alternativa à ponte interditada, compreende as rodovias estaduais BA-274, BA-658, BA-275 e BA-687. São aproximadamente 75 km de extensão, dos quais cerca de 50 km ainda não são pavimentados.

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