Moradores de uma casa em Feira de Santana cujo espaço foi descoberto água fervente devem ser realocados para outro imóvel. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26) pela prefeitura da cidade. Segundo a gestão, um relatório técnico apontou superaquecimento no piso da casa, situada no bairro Queimadinha. O laudo também descartou risco de explosão.
Na semana passada, o caso chamou a atenção após vídeos postados nas redes sociais. A residência tem um buraco aberto no hall de entrada onde a temperatura já chegou a 75°C (ver aqui). Segundo o secretário de meio ambiente, Antônio Carlos Coelho, o problema foi tratado como “pontual”, não sendo algo que atingiu outras casas.
Porém, a recomendação é que em casos como o ocorrido na Queimadinha, os moradores devem deixar o local, uma vez que ainda não se sabe quais gases e processos orgânicos ocorrem no subsolo das casas.
Ainda segundo a prefeitura, a professora doutora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Hilda Talma, reiterou que o problema é pontual e requer a instalação de piezômetros [equipamento que mede a carga de pressão] para diagnosticar e medir se existem gases sendo emitidos que causam explosões e riscos à saúde, como CO2, Óxido Carbônico, NOx, SOx e metano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário