A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o surgimento de uma nova cepa do vírus mpox. Até o momento, apenas dois casos foram identificados — um no Reino Unido e outro na Índia. Apesar do número reduzido de ocorrências, a entidade reforçou a necessidade de vigilância contínua. A atualização foi divulgada no sábado (14).
De acordo com a OMS, a nova variante surgiu a partir de recombinação genética — um processo natural que pode ocorrer quando dois vírus relacionados infectam a mesma pessoa e trocam material genético, dando origem a uma nova versão do agente infeccioso. Ainda não há informações conclusivas sobre possível aumento de transmissibilidade ou gravidade da doença
Devido ao pequeno número de casos encontrados até o momento, conclusões sobre a transmissibilidade ou a caracterização clínica da mpox causada por cepas recombinantes seriam prematuras, e continua sendo essencial manter a vigilância em relação a esse desenvolvimento”, informou a organização em comunicado.
O caso registrado no Reino Unido foi identificado em dezembro de 2025. Já o paciente da Índia apresentou sintomas em setembro de 2025, após retornar de viagem a um país da Península Arábica.
“Todos os países devem permanecer alertas para a possibilidade de recombinação genética do MPXV”, destacou a OMS.

Nenhum comentário:
Postar um comentário