domingo, 23 de novembro de 2025

PF cumpre mandado de busca contra suspeita de fraude no Enem

Operação da PF (Polícia Federal) deflagrada neste domingo (23) cumpre mandado de busca e apreensão no Ceará para apurar suspeita de vazamento de conteúdos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2025, que tem levado estudantes a pedir a anulação da prova.

A PF afirma que a investigação começou depois de o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação, "detectar a publicação de vídeo em plataforma digital contendo questões com similaridade substancial àquelas aplicadas na prova oficial".

O conteúdo foi divulgado antes da data prevista para o exame.

"A atuação da Polícia Federal visa esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos", diz a PF em nota.

A suspeita de vazamento de conteúdo é também questionada por estudantes, e manifestações realizadas neste sábado (22) levou às ruas alunos de capitais brasileiras para pedir a anulação do Enem.
Protestos foram registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Manaus, segundo organizadores.

Os questionamentos sobre a integridade do exame surgiram porque, dias antes das provas de matemática e ciências da natureza, no último domingo (16), um universitário exibiu pela internet questões muito parecidas às efetivamente aplicadas.

O Inep chegou a anular três questões ante a suspeita de vazamento. Na sexta (21), o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o Enem não será anulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário