É comum encontrar falhas de segurança em aplicativos Android, e muitos deles vêm infectados com vírus ou softwares falsos. Normalmente, esses aplicativos não têm muitos downloads, mas há um caso notável que desvia completamente dessa regra, aumentando o risco para milhares de usuários
Um aplicativo com aproximadamente 500 mil downloads e outro que já alcançou 1 milhão de instalações representam um perigo significativo para a segurança dos seus dados. De acordo com especialistas em cibersegurança, ambos devem ser desinstalados imediatamente para proteger sua privacidade
Pesquisadores descobriram que os aplicativos Fire Recovery & Data Recovery e Mail Recovery, ambos desenvolvidos pela empresa Wang Tom e focados na recuperação de arquivos, são extremamente perigosos. Eles estão expondo a privacidade dos usuários de forma agressiva e indiscriminada
Quais dados os apps estão roubando?
A principal função oculta desses aplicativos é a transferência de dados eficiente para fora do seu aparelho. Eles estão vazando fotos, vídeos, áudios e sua localização em tempo real, comprometendo sua intimidade. Além disso, compartilham informações detalhadas sobre o funcionamento interno do seu dispositivo.
Informações como sua lista de contatos, contas vinculadas, operadora de celular, marca, modelo e o número da versão operacional do seu dispositivo também são coletadas. Com essa última informação, os hackers conseguem invadir os sistemas operacionais com muito mais facilidade, deixando você vulnerável.
É crucial entender que essa vasta transferência de dados não é direcionada para apenas um servidor, mas para um grande número de servidores distintos. Isso torna a detecção e o bloqueio da ação criminosa ainda mais desafiadores, multiplicando os riscos de vazamento de suas informações.
Como se proteger se você instalou?
Várias denúncias foram feitas ao Google sobre a falta de segurança desses aplicativos, e a empresa agiu prontamente, removendo-os da loja de aplicativos do Android. Para os usuários que já os possuem instalados no celular, a única maneira de se proteger é excluí-los manualmente, o que requer uma ação rápida.
O que complica ainda mais a situação é que esses aplicativos, por sua natureza maliciosa, normalmente não aparecem na tela inicial do seu celular. Portanto, para realizar a exclusão, você deve acessar as Configurações do seu aparelho e, em seguida, ir até a Visão Geral do Aplicativo para encontrá-los e desinstalá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário