sexta-feira, 18 de julho de 2025

Cidades baianas registram temperaturas abaixo de 12ºC

Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, cidades localizadas no oeste da Bahia, registram a menor temperatura entre todos os municípios do estado na quinta-feira (17). A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no ranking diário de cidades mais frias do Brasil. Apesar de terem sido os mais frios do estado, os municípios aparecem nas 136º e 137º posições na lista nacional.

Em Luís Eduardo Magalhães, os termômetros marcaram 11,7 ºC, temperatura um pouco menor do que a registrada em Barreiras, que teve 11,8 ºC de mínima. As cidades ficam localizadas a uma distância de aproximadamente 90 quilômetros.

Além delas, em outras três cidades baianas os termômetros registraram temperaturas inferiores à marca dos 15 ºC. Foram elas: Correntina (12,7 ºC), Vitória da Conquista (13,1 ºC), Delfino (13,5 ºC) e Lençóis (14,6 ºC).

As baixas temperaturas são comuns no interior da Bahia durante o inverno. A estação teve início em 20 de junho e vai até 22 de setembro. Em 24 de julho do ano passado, a cidade de Vitória da Conquista registrou 6,5 ºC, a terceira menor temperatura desde 1976, quando os registros começaram a ser coletados pela estação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Além das baixas temperaturas, os municípios mais frios na quinta-feira (17), estão sob alerta de baixa umidade do Inmet. Só não estão sob aviso do órgão as cidades de Delfino e Lençóis. O alerta é válido até sábado (18), podendo ser prorrogado. Nessas cidades, a umidade relativa do ar pode chegar a 20%.

O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que a umidade esteja entre 40% e 60%. Enquanto isso, em Salvador, a previsão é de tempo nublado, com previsão de chuvas fracas até domingo (20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário