quinta-feira, 5 de junho de 2025

Com 800 veículos elétricos, navio com 3 mil carros é abandonado no Pacífico após incêndio

Um navio cargueiro que transportava cerca de 3 mil automóveis com destino ao México precisou ser abandonado no Oceano Pacífico, após um incêndio registrado na última terça-feira (3). A bordo estavam aproximadamente 800 veículos elétricos, segundo informações divulgadas pela Zodiac Maritime, empresa responsável pela embarcação.

Batizado de Morning Midas, o navio teve o fogo identificado inicialmente em um dos conveses. A tripulação tentou conter as chamas, mas, diante da dificuldade de controle, a Guarda Costeira dos Estados Unidos foi acionada e realizou o resgate dos 22 tripulantes, transferidos para um navio mercante nas proximidades.

Ainda conforme a Zodiac, equipes especializadas estão sendo mobilizadas para auxiliar nas ações de combate ao incêndio e resgate da embarcação. A companhia não revelou quem são os proprietários dos veículos a bordo.

O Morning Midas deixou o porto de Yantai, na China, em 26 de maio. Antes disso, havia passado por Nansha e Xangai, também em território chinês, conforme dados da Bloomberg.

Especialistas têm alertado para os riscos crescentes envolvendo o transporte marítimo de veículos elétricos. De acordo com relatório recente da seguradora Allianz, as baterias de íons de lítio apresentam desafios consideráveis em situações de incêndio, especialmente devido à alta temperatura e à dificuldade de contenção do fogo em áreas confinadas, como o interior de cargueiros.

Esses incidentes, além de colocarem em risco a vida da tripulação, geram impactos diretos para montadoras, armadores e seguradoras. Em casos envolvendo carros elétricos, pode ser necessário utilizar até 30 mil litros de água para conter as chamas provocadas pela chamada “fuga térmica”, quando o fogo se espalha rapidamente entre as baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário