Uma comitiva de vereadores de Vitória da Conquista, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro (PL), se reuniu na manhã desta terça-feira (25) com a presidente da Assembleia Legislativa (AL-BA), deputada Ivana Bastos (PSD). A comitiva pediu celeridade na tramitação do projeto de lei que cria a Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia (RMSB).
O PL, de autoria do deputado estadual Vitor Azevedo (PL) foi publicado em primeira mão pelo Bahia Notícias em dezembro do ano passado. Atualmente, o texto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
"Esse projeto do deputado Vitor, que é uma luta antiga nossa, é fundamental porque vai permitir que a nossa região receba mais investimentos e obras, a exemplo da construção do nosso Hospital Metropolitano, bem como benefícios na área do transporte público, duplicação de estradas e intervenções estruturantes. O leque de possibilidades se abre bastante", disse Ivan Cordeiro.
Ivana Bastos discutiu a possibilidade de a Assembleia fazer uma sessão itinerante em Vitória da Conquista para aprofundar o projeto. Ela se comprometeu a articular junto aos líderes do governo e da oposição a celeridade na tramitação do texto. Na semana passada, Ivana Bastos recebeu a visita da prefeita da Suíça baiana, Sheila Lemos (União), para tratar do mesmo tema.
"A Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia vai englobar 37 municípios, o que atinge um universo de um milhão de pessoas. Essa lei vai permitir o desenvolvimento integrando de todas essas cidades, facilitando a busca por recursos estaduais e federais na área de investimento e de custeio", declarou Vitor Azevedo.
Também participaram do encontro os vereadores Luciano Gomes (PCdoB), Cris Rocha (MDB), Ricardo Babão (PCdoB) e Ricardo Gordo (PSB), deputado Fabrício Falcão (PCdoB) e do prefeito de Encruzilhada e presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg), Dr. Pedrinho (PCdoB), além do próprio Vitor Azevedo.
O PL
A proposição, protocolada pelo deputado estadual Vitor Azevedo, reúne 37 municípios do Sudoeste Baiano liderados por Vitória da Conquista. Além da possível "nova metrópole", as cidades que formariam a RMSB são:
Brumado, Itambé, Itapetinga, Macarani, Maiquinique, Itarantim, Potiraguá, Iguaí, Nova Canaã, Caatiba, Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Malhada de Pedras, Tanhaçu, Ituaçu e Tremedal.
Ao todo, estamos falando de uma população estimada pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 1.031.860 habitantes. Em efeito comparativo, só a capital baiana tem 2.568.928 moradores, a nova região metropolitana do sudoeste baiano teria 40,15% da população de Salvador.
A RMSB ficaria da seguinte forma:
Nenhum comentário:
Postar um comentário