Desenvolvida pela SpaceX, uma das empresas do bilionário Elon Musk, a internet da Starlink, que chegou recentemente ao Brasl, conta com a premissa de revolucionar as conexões globais, oferecendo um acesso emergencial sem custos a um sinal de internet até em locais onde outras operadoras não alcançam.
Porém, para fazer uso dessa tecnologia é preciso ter aparelhos compatíveis e saber como o serviço funciona.
Nem todos os celulares suportam essa função, geralmente esses são os mais antigos, já outros podem suportar e só precisam de uma atualização, e por fim, os mais recentes já costumam ser compatíveis automaticamente.
iPhones 14 e posteriores
- Google Pixel 9 e suas variantes
- Modelos da Motorola lançados a partir de 2024
- Samsung Galaxy A14, A15, A16, A35, A53 e A54
- Série Samsung Galaxy S21 em diante
- Sistema operacional atualizado:
Para que a conexão seja possível, o sistema operacional do usuário deve estar na versão mais recente possível, já que as mesmas possuem suporte integrado para as conexões via satélites emergenciais.
- Ativar a opção de conexão automática para redes de emergência:
Visto que o aparelho está atualizado e ele é compatível com a conexão, é preciso que a opção de conexão automática para redes emergenciais esteja ativa
Para fazer isso, vá para as “Configurações” depois “Redes Móveis” e habilite a opção de “Conexão automática para emergências via satélite”. Com isso, sempre que estiver fora de cobertura tradicional, o dispositivo vai iniciar automaticamente a conexão com a internet da Starlink.
Mas afinal, como funciona essa internet gratuita?
Atualmente ela funciona como um serviço de emergência, realizando somente a mensagens e outros meios de comunicação emergenciais, logo navegação, downloads ou streaming ainda não estão disponíveis.
Mas, a SpaceX já anunciou que tem planos para que essa oferta de serviços seja ampliada incluindo pacote pagos que oferecem dados móveis para navegação online e chamadas de voz.
Quais as limitações desse serviço?
Como dito, essa conexão emergencial suporta somente comunicações essenciais, como mensagens de texto e SOS, ou seja, navegação na internet ou chamadas tanto de voz quanto de vídeo, ainda não possíveis.
Somado a isso, a empresa Starlink ainda não disse se no futuro esta conexão terá limites específicos de uso ou mais restrições. Mas, tomando uma visão de situações de emergência, esse recurso já é um grande avanço quando se diz em termos de segurança e comunicação.
Esse é um dos planos que a empresa de Musk tem para uma expansão ao Brasil, outro plano que já está em vigor é seu pacote de internet partindo de R$55 por mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário