Uma educadora social de 45 anos teve uma reação inesperada na boca após usar continuamente a pasta de dente Colgate Clean Mint, que teve a venda suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quinta-feira (27). Denise Correia Santiago disse ter sentido o produto mais forte já no primeiro uso, mas só após cinco dias começou a notar os sintomas como vermelhidão, inchaço e queimaduras.
Em nota, a Colgate informou que algumas pessoas podem ter sensibilidade a ingredientes da pasta Clean Mint, como fluoreto de estanho e corantes. A empresa recorreu contra a suspensão e obteve decisão favorável.(confira a nota na íntegra abaixo).
A moradora de Miracatu, no interior de São Paulo, relatou que sua família sempre usou pastas dentais da marca, e que a nova versão foi comprada pelo marido. "De imediato, na primeira vez que eu usei, senti uma diferença na composição. Senti que era um pouco mais forte".
Apesar da sensação, a educadora social continuou usando o produto aproximadamente quatro vezes ao dia. "Era uma sensação de limpeza mais forte. É como se causasse uma sensação de secura. Você sente que é um produto mais forte".
Segundo a mulher, quando os sintomas começaram a aparecer, se alastraram muito rápido. "Comecei a sentir uma secura na boca, aí depois apareceu uma mancha vermelha, como se fosse um queimado, só que aí esse queimado foi aumentando pela boca, ao redor, por dentro do lábio todo".
Na última quinta-feira (27), Denise sentiu que estava com ferida em cima da língua. No dia seguinte, o lábio estava bastante inchado. "A feridinha que estava na língua passou para baixo, e a minha garganta estava doendo. As minhas amígdalas estavam inchadas, sensíveis e doloridas".
Até então, Denise não sabia que esses efeitos estavam sendo causados pela pasta de dente e procurou um pronto-socorro na última sexta-feira (28). "Eu falei [para o médico], que não comi nada de diferente, não aconteceu nada de anormal".
Reação alérgica
Denise cogitou que pudesse ter ficado nessa situação após os gatos terem lambido o rosto dela, o que já aconteceu outras vezes sem causar problemas. No entanto, ela disse ter sido informada pelo médico que se tratava de uma reação alérgica, de origem desconhecida.
A mulher tomou duas injeções e medicação antialérgica. Depois, o médico recomendou que ela permanecesse em observação porque corria o risco de fechamento de glote [causado pelo edema de glote, uma reação alérgica grave que pode levar à morte].
Após algumas horas na unidade hospitalar, Denise foi liberada para casa com a orientação de retornar ao posto de saúde caso sentisse algo estranho novamente.
Como estava sem almoçar, ela decidiu comer e, na sequência, escovou os dentes com a mesma pasta, sem desconfiar que a reação fosse do produto. Após fazer a higiene bucal, Denise percebeu que os sintomas estavam voltando e que o lábio estava inchando novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário