segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Pix por aproximação: veja como vai funcionar e passo a passo de como fazer

O Banco Central (BC) lançará o Pix por aproximação na próxima sexta-feira (28). O recurso permitirá que pagamentos via Pix sejam feitos de maneira instantânea através das carteiras digitais – também chamadas de wallets –, sem que seja necessário o acesso ao aplicativo dos bancos digitais.

Para poder usar essa forma de pagamento, os clientes das instituições financeiras precisarão seguir um passo a passo simples para habilitar esse recurso. São eles:

1. Baixar e instalar o aplicativo da carteira digital como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google, caso já não tenha o aplicativo

2. Abrir o app da carteira digital e adicionar um cartão de pagamento do banco da sua escolha

3. Habilitar o recurso de pagamento com Pix por aproximação e salvar

Ao ativar esse recurso, o cliente não precisará mais sair do ambiente de compras on-line, em e-commerces, para realizar o pagamento. Ele poderá vincular a conta previamente na loja virtual desejada e efetuar o pagamento diretamente nesse ambiente, sem a necessidade de outro aplicativo ou de ser redirecionado para outra aba do navegador.

Assim como já acontece com cartões de débito e crédito que têm a funcionalidade da aproximação ativada, ao escolher pagar por Pix, os clientes também poderão apenas aproximar o celular da máquina do lojista para fazer um pagamento presencial. Nesse caso específico, o procedimento para poder usar a nova função exige que antes sejam feita uma configuração. Ela pode ser feita da seguinte maneira ao:

1. Acessar o aplicativo do banco

2. Ativar a opção de Pix por aproximação

3. Salvar as preferências

Todas as transações que tiverem como meio de pagamento o Pix por aproximação terão limite padronizado de R$ 500, mas o cliente poderá alterar o valor máximo por transação ou por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário