quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Fortes chuvas causam estragos e deixam moradores desalojados em cidades da Bahia

Fortes chuvas provocaram estragos e deixaram moradores desalojados na cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia, nesta terça-feira (14). Em apenas 30 minutos, choveu 70 mm. Diversas pessoas precisaram sair dos imóveis e perderam eletrodomésticos, roupas e documentos pessoais.

Segundo a TV Sudoeste, a região do Riacho do Barro, no bairro Valdomiro Santos, foi uma das mais afetadas e está com diversas casas submersas. A Defesa Civil da cidade segue acompanhando a isolando as áreas de risco.

A Prefeitura de Itambé mobilizou as secretarias para dar suporte às famílias e elas vão receber cestas básicas.

Temporais também atingiram a cidade de Baixa Grande, no norte do estado. Segundo a Prefeitura, em apenas quarenta minutos choveu cerca de 66 mm. Não há registro de desalojados ou desabrigados

Segundo a Defesa Civil do estado, (Sudec), 66 municípios baianos foram atingidos pelos temporais desde fim de semana. Na maior parte dos casos, os registros são de alagamentos. [Veja lista ao final da matéria]

No total, em todo o estado, há 271 pessoas desabrigadas, 957 desalojadas, 2 feridas e 2.211 afetadas.

A região sul da Bahia também registrou prejuízos causados pela chuva no fim de semana. A cidade de Itapebi, decretou estado de calamidade pública, por causa dos temporais. Segundo a Prefeitura, 300 pessoas foram afetadas pela chuva, mas não há o número exato de pessoas desabrigadas ou desalojadas.

A gestão municipal disponibilizou dois abrigos para as pessoas que precisarem. O município tem previsão de chuvas até quinta-feira.

Em Itajuípe, em três dias choveu mais de 200 mm. Segundo informações da TV Santa Cruz, parte de uma casa desabou, ruas ficaram alagadas, casas foram invadidas pelas águas e famílias ficaram desabrigadas.

A Prefeitura decretou situação de emergência por causa das consequências das fortes chuvas que atingiram o município e nesta terça-feira, representantes do Corpo de Bombeiros estiveram na cidade monitorando as áreas atingidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário