sábado, 14 de dezembro de 2024

Combustível adulterado: como evitar que ele prejudique sua viagem de fim de ano

De acordo com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo), cerca de 2,9% das amostras de combustível do país são adulteradas. Esse índice pode chegar a 10% conforme a região do país e os malefícios da gasolina ou do etanol adulterados tem efeitos desastrosos nos motores dos veículos. Especialmente no final do ano quando as viagens são mais comuns, muitos motoristas gostam de encher o tanque sem se dar conta sobre a qualidade do combustível.
Veja abaixo algumas dicas para identificar a má qualidade do combustível que seu carro utiliza e evite problemas de longo prazo. Lembre que além de simples falhas, aumento repentino no consumo e dificuldades de partida, o combustível ruim pode prejudicar o sistema de alimentação, tanque, linha de combustível e abreviar a vida do motor. Aprenda a identificar no comportamento do carro os efeitos do combustível adulterado.
Alteração de odor

Depois de abastecer caso note algum odor diferente, geralmente desagradável, é sinal de adulteração. Não quer dizer que a gasolina ou o etanol estão comprometidos mas é sempre uma das características.
Consumo excessivo

Após o abastecimento caso o motorista note um aumento no consumo esse pode ser um sinal negativo. O combustível menos concentrado, com mais dispersantes e aditivos podem prejudicar a autonomia. Pior: no caso do etanol o nível elevado de água pode comprometer a combustão e prejudicar o motor. Caso note alteração e consumo é importante verificar com o mecânico o que está acontecendo.
Dificuldade na partida e falhas na aceleração

Aquela partida matinal deve ser rápida ao acionar a chave. Se a partida ficar mais lenta pode ser sinal de adulteração de combustível. Isso porque a baixa concentração dificulta a leitura dos sistemas de injeção eletrônica e o veículo demora a “pegar”. Em caso de aceração ou ponto morto falhando também é sinal claro de combustível adulterado.
Preço baixo

O preço muito abaixo da média é um indício de adulteração de combustível. Ele sai das distribuidoras para as empresas varejistas que podem adicionar aditivos ou componentes bons ou ruins para o combustível e por isso é importante ficar atento à media de mercado pois milagres não existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário