quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Idoso brasileiro perde R$ 2 milhões ao acreditar que conversava com médica americana

Um homem de 73 anos foi vítima de um golpe ao acreditar estar se relacionando com uma médica americana através de um aplicativo. Ele transferiu cerca de R$ 2 milhões para golpistas que criaram perfis falsos. A Polícia Civil prendeu seis suspeitos envolvidos na fraude, incluindo um camaronês apontado como líder da operação no Brasil.

Depois de dois anos e do alto valor transferido, o homem percebeu que estava sendo vítima de estelionato e procurou a polícia, que desmantelou o esquema em operação na manhã desta quarta-feira (27).

Conforme a Polícia Civil, a vítima caiu em uma fraude virtual conhecida como "golpe do amor". Nessa trama, criminosos utilizam um perfil falso nas redes sociais e prometem enviar presentes à vítima, como joias e outros objetos. Em contrapartida, pedem valores referentes a impostos de alfândega e outros tributos.

Depois da denúncia do idoso de Jari, a Polícia Civil iniciou a Operação Dom Quixote, que identificou 13 suspeitos envolvidos na fraude — 12 de São Paulo e um deles do Ceará. O caso é investigado como estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Na operação, seis pessoas foram presas nas cidades de São Paulo, Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcellos e Osasco. Sete pessoas seguem sendo procuradas.

Também foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos como celulares e notebooks, e cartões bancários, além de serem bloqueados os bens e valores em contas bancárias dos criminosos.

A Polícia Civil de Tupanciretã, no noroeste gaúcho, segue trabalhando para desarticular a rede criminosa. Participaram da operação 25 policiais do Rio Grande do Sul, 14 agentes de São Paulo e quatro do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário