domingo, 20 de outubro de 2024

Cidade no Nordeste elege único gari prefeito no Brasil

Nerivan Alvares de Lima, o Nerivan Gari (MDB), de 38 anos, se tornou o único representante dos garis entre todos os eleitos para o Executivo no Brasil. Concursado há quase 15 anos, ele foi eleito prefeito de Caraúbas, na Paraíba.

As eleições deste ano, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tiveram 432 candidatos garis. Desse total, apenas três concorreram a cargos de prefeito e, dentre eles, somente Nerivan saiu vencedor.

Com isso, Caraúbas, cidade paraibana que fica na divisa com Pernambuco e que tem pouco mais de 4 mil habitantes, é a única do país que terá um prefeito gari. Neviran concedeu entrevista ao Metrópoles, afirmando que ter sido eleito foi uma grande conquista.

Até outro dia, a gente era gari e agora passou a ser ‘o patrão’, uma reviravolta grande demais. Com certeza, foi uma grande conquista”, comemou.

A vitória nas urnas teve um gosto especial para Nerivan. Nascido e criado na cidade, ele já havia se candidatado a prefeito em 2020 e obteve exatamente a mesma quantidade de votos que o adversário, que era o atual gestor em busca de reeleição. Cada um deles teve 1.761 votos e o gari perdeu a vaga no desempate por critério de idade.

A lei eleitoral estipula que, em caso de empate entre candidatos a prefeito em cidades onde não há eleitorado suficiente para justificar um segundo turno, a eleição é desempatada conforme alguns critérios, e a idade é o primeiro deles. Nesse caso, vence o candidato mais velho, e assim ocorreu em Caraúbas.

Nerivan foi eleito com 2.276 votos, 54,58% do total de válidos. Em entrevista ao Metrópoles, ele se emocionou ao fazer um retrospecto da vida, desde o trabalho como gari até chegar à prefeitura.

Eu nem sei o que dizer. Não sei, é uma vitória tremenda. Sair dali, de uma profissão mais dura, difícil e muitas vezes discriminada, para se tornar o prefeito é uma reviravolta”, diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário