sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Candidatos a vereador conquistam mesmo número de votos em eleição de cidade da Bahia e o mais novo perde; entenda

Uma situação curiosa surpreendeu os eleitores de Ipiaú, no sul da Bahia, nas eleições municipais de domingo (6). Dois candidatos a vereador tiveram empate técnico na cidade e a decisão por quem ficaria com a cadeira na Câmara Municipal se deu com base na idade dos candidatos. Conforme determina o Código Eleitoral, o candidato mais velho tem prioridade na ocupação da vaga.

Milton Cruz, conhecido como Picolé, e Ivonilton Conceição, ambos do PP, disputavam a reeleição e cada um conquistou igualmente 660 votos. O empate impressionou também os políticos. Mais velho entre os dois, Milton, com 53 anos, garantiu a continuidade do mandato e se reelegeu. O colega de partido, Ivonilton, de 44 anos, perdeu a disputa.

A ficha até hoje não caiu. Eu e Ivonildo somos muito amigos e eu queria que fôssemos eu e ele. Isso entrou para a história e eu espero que não aconteça mais porque é difícil você ter um colega e ele ficar de fora”, disse Milton Cruz, o vencedor.

A TV Santa Cruz apurou que o fato reforçou nas ruas de Ipiaú o debate sobre como cada voto conta em uma eleição. O vereador que não se reelegeu também comentou o episódio. “Eu tive uma boa quantidade [de votos]. Agora é continuar trabalhando. É uma luta muito grande, tanto a minha quanto a dele, mas agora é trabalhar e seguir”, disse Ivonilton.

A Câmara Municipal de Ipiaú contará com 13 vereadores. A cidade será governada pela prefeita Laryssa Dias (PP), que venceu com 57,4% dos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário