quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Após tragédia, alunos de Heliópolis voltam às escolas nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (30), as escolas do município de Heliópolis, no nordeste baiano, reabrem as portas para o retorno dos alunos. As atividades ficaram interrompidas por 11 dias, após um ataque que vitimou três alunos da Escola Municipal Dom Pedro I, no povoado de Serra dos Correias. O autor do crime foi um outro adolescente que estudava na unidade e tirou a própria vida na sequência.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Eluiza Mendes, Heliópolis conta com 12 escolas que atendem cerca de 2.700 alunos. As unidades abriram nesta terça-feira para o acolhimento aos pais e professores junto às equipes de psicólogos ligadas ao Ministério da Educação (MEC) e à Secretaria de Educação (SEC). Todas as escolas receberam as dinâmicas, que incluíram uma apresentação de policiais militares acerca de um projeto voltado para rondas escolares.

Ainda segundo Eluiza, a recomendação do MEC é que o retorno seja feito de maneira gradativa, com atividades lúdicas e focadas na acolhida dos estudantes. A previsão é que a dinâmica de escuta realizada com os pais seja repetida com os jovens na quarta-feira (30).

Uma das unidades a reabrir é a Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador Waldir Pires. O professor de matemática Gilberto Barbosa dá aulas para as turmas do 5º ao 9º ano e fala que preparou uma sessão do filme ‘Divertidamente 2’ com o objetivo de trabalhar as emoções dos discentes.

“Estamos ansiosos para receber os alunos e realizar o nosso trabalho, tentando não abordar o assunto de forma direta. Vamos trazer reflexões sobre empatia e como se colocar no lugar do outro. Me sinto pronto para ajudar nossas crianças a superar esse trauma da melhor forma possível”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário