quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Avião com governador faz pouso forçado de emergência; saiba detalhes

O governador do Pará, Helder Barbalho, precisou fazer um pouso de emergência devido à fumaça provocada por incêndios no estado, na noite desta quarta-feira (18). Por causa da baixa visibilidade ao sobrevoar a região nordeste do Pará, o piloto foi forçado a fazer o pouso em Santa Maria do Pará. O governador retornava de um evento de inauguração em Irituia.

Helder Barbalho explicou, por meio das redes sociais, que a fumaça impediu seu deslocamento para São Caetano de Odivelas, onde ele participaria de outra inauguração. O governador pediu desculpas à população e anunciou que a cerimônia será remarcada, mas sem dar detalhes sobre a situação dos incêndios na área.

Os incêndios que afetam a região levaram o estado do Pará a declarar situação de emergência ambiental na noite de terça-feira (17). Tropas do Exército foram acionadas para ajudar no combate às chamas, que têm se intensificado devido às secas que atingem o estado.

Além do Pará, o Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional para combater os incêndios em outros estados da Amazônia Legal, como Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, alertou que 60% do Brasil está sob risco de incêndios devido ao "terrorismo climático".

Nenhum comentário:

Postar um comentário