Um homem que visitava a vila de Morro de São Paulo, no município de Cairu, morreu depois de ser picado por um animal peçonhento. Ele deu entrada na Unidade Básica de Saúde da ilha de Tinharé na quarta-feira (10), com um quadro de hiperemia, uma vermelhidão, na panturrilha. O turista precisou ser transferido, primeiro para Valença e, depois, para Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu e morreu no domingo (14). Nas redes sociais, surgiram hipóteses de ser uma picada de aranha, mas a causa ainda é investigada.
Em nota, a prefeitura de Cairu informou que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), foi acionado para a realização do protocolo específico para possível picada de inseto não identificado. A gestão municipal informa também que há o soro antiaracnídico na sede da regional de Saúde, em Gandu, e nas unidades hospitalares de referência, para onde o paciente foi transferido.
"Após avaliação inicial, o paciente foi encaminhado para a Santa Casa de Valença, o único hospital de maior complexidade na região. Posteriormente, foi transferido para o Instituto do Coração (Incar) em Santo Antônio de Jesus, onde permaneceu internado por alguns dias. Infelizmente, o paciente veio a óbito", diz a nota.
A morte foi confirmada neste domingo (14). A prefeitura informou que equipes da Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizarão uma varredura na área onde ocorreu o possível incidente para averiguar o ocorrido e verificar a presença de infestação de insetos ou aranhas.
A secretária de Saúde do Município de Cairu, Janine Fonseca, lamentou o ocorrido e afirmou que os protocolos vigentes estão sendo rigorosamente seguidos. “Estamos comprometidos em garantir a segurança e a saúde da nossa população e dos visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário