sexta-feira, 21 de junho de 2024

2 milhões de brasileiros correm risco pelo aumento do nível do mar, diz estudo

O Brasil está entre os países mais afetados pelo aumento do nível do mar, consequência da crise climática. Um estudo da organização não governamental Climate Central mapeou as 100 cidades mais vulneráveis do mundo, e sete delas estão no Brasil: Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos.

De acordo com o levantamento, o nível do mar já subiu 9 cm nos últimos 30 anos e pode chegar a até 80 cm até 2100. No total, 2 milhões de brasileiros serão impactados pelas inundações costeiras.
O aumento do nível do mar não é um problema exclusivo do Brasil. As 100 cidades mapeadas pela Climate Central estão em 39 países diferentes. A organização utiliza dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para embasar suas projeções.

Embora o cenário seja preocupante, algumas cidades já estão tomando medidas para se adaptar à nova realidade. O Rio de Janeiro, por exemplo, fez parceria com a NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, em tradução livre) para monitorar o nível do mar. Em Recife, áreas de risco estão sendo desocupadas, e em Fortaleza, um lago subterrâneo está em projeto para conter o avanço da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário