sexta-feira, 22 de março de 2024

Alunos pedem ar-condicionado em colégio na Bahia durante protesto: 'pessoas passam mal dentro das salas'

Estudantes do Colégio Estadual Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, realizaram uma manifestação na frente da unidade de ensino, nesta sexta-feira (22), pedindo a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula. A mobilização afetou o trânsito da rua Oswaldo Cruz, onde fica a escola

Segundo os estudantes, o Colégio Manoel Devoto teria passado por uma reforma elétrica em 2023, que durou três meses, e visava a instalação dos equipamentos de refrigeração. Os alunos afirmam que os aparelhos nunca chegaram.

Como que estuda desse jeito? Queremos uma solução urgente. Pessoas passam mal dentro das salas por conta do calor", contou uma das estudantes ao Bahia Meio Dia, jornal da TV Bahia.

Ainda segundo os alunos, as salas de aula possuem ventiladores, mas os aparelhos não são capazes de garantir o bem-estar dentro do ambiente escolar.

Em nota, a Secretária de Educação do Estado da Bahia (SEC) informou que deu entrada no trâmite para o lançamento de uma licitação para construção a subestação de energia elétrica, que permitiria a instalação dos aparelhos de ar-condicionado no prédio.

Ainda conforme a SEC, será necessário fazer uma obra de requalificação técnica na rede elétrica para garantir a segurança durante o uso dos equipamentos.

O g1 questionou novamente a Secretaria de Educação, pois os estudantes da unidade afirmam que uma reforma na rede já teria sido feita em 2023.

Até o momento, não foi enviada uma resposta sobre qual foi a reforma citada pelos estudantes e se ela já não seria suficiente para instalação da subestação de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário