A Secretaria de Saúde do estado (Sesab) confirmou nesta quinta-feira (15), duas mortes por dengue em duas cidades da região sudoeste da Bahia, entre elas uma criança de 5 anos na cidade de Jacaraci, no dia 8 de fevereiro.
A outra morte foi registrada na cidade de Caetité, no entanto, a idade e a data da morte da vítima não foram divulgadas.
De acordo com a Sesab, um dos casos foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e o outro por diagnóstico clínico epidemiológo.
No mesmo dia em que aconteceu a morte da criança por dengue, a Sesab havia informado que o município de Jacaraci estava com epidemia da doença. Até esta quinta-feira (15), Jacaraci e outras 12 cidades estão na mesma situação. O levantamento foi feito pelo Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan).
Municípios em Epidemia:
Bonito, Novo Horizonte, Piatã, Morro do Chapéu, Lajedão, Rodelas, Macaúbas, Jacaraci, Piripá, Encruzilhada, Cordeiros, Vitória da Conquista e Ipiaú.
Segundo o levantamento, outros oito municípios estão em alerta ou sob risco. Veja abaixo:
Municípios em alerta para epidemia:
Ibicoara, Tanque Novo, Mortugaba e Brejões.
Municípios sob risco:
Adustina, Chorrochó, Belo Campo e Anagé.
Para reduzir a possibilidade do avanço de casos, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, se reuniu no dia 8 de fevereiro com prefeitos e gestores municipais de saúde de cerca de 70 municípios de localidades que encontram-se em atenção, seja por causa do histórico da doença ou por ter sofrido com as fortes chuvas do início do ano.
De acordo com a titular da pasta, as ações de combate ao vetor da dengue iniciadas em 2023 contribuíram para fazer com que a Bahia esteja, neste início de ano, com números menores que o mesmo período do ano passado
Nenhum comentário:
Postar um comentário