sábado, 4 de outubro de 2025

VOO AUTORIZADO: iFood retoma entregas por drones

O iFood anunciou a retomada e expansão da operação de entregas por drones em Sergipe, em parceria com a Speedbird Aero, marcando uma nova fase do projeto e consolidando o avanço do modelo de logística multimodal da empresa.

A rota, considerada pioneira na América Latina, foi ampliada após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) conceder a primeira autorização permanente do país para voos sobre áreas com circulação de pessoas. Além disso, um novo modelo de drone, com capacidade para transportar até 5 quilos — antes o limite era de 3 kg —, passa a ser utilizado.

A operação conecta o Shopping RioMar, em Aracaju, à Barra dos Coqueiros, cruzando o rio Sergipe em um voo de menos de um minuto. O percurso total tem menos de quatro quilômetros e reduz o tempo médio de entrega para até 30 minutos. O entregador ainda é responsável pela chamada “última milha”, o trecho final até o consumidor.

Por terra, o trajeto levaria cerca de uma hora, devido ao trânsito e à distância total de 36 km entre ida e volta. Segundo o iFood, o uso de drones torna a operação mais eficiente e permite que os entregadores humanos sejam alocados em rotas mais produtivas.

“O iFood é multimodal: combina bicicletas, motos, carros, barcos, robôs e agora também drones. O drone entra para resolver trechos que não fariam sentido para o entregador”, explicou Rodolfo Klautau, diretor de logística do iFood.

O serviço funcionará sete dias por semana, durante 10 horas diárias, com capacidade de até 280 pedidos por dia. Para Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero, a retomada da operação é um marco para o setor de mobilidade aérea no Brasil.

“Essa é a primeira autorização permanente da Anac para voos sobre áreas com circulação de pessoas, um passo fundamental para a consolidação das entregas por drone no país. É um avanço que mostra a maturidade da inovação brasileira.”

A Speedbird Aero é atualmente a única empresa com dois modelos de drones certificados pela Anac para operações BVLOS (voos além da linha de visada do operador), o que inclui permissão para voos noturnos.

O iFood destacou ainda que o projeto reflete o compromisso da empresa em apostar em tecnologia nacional e soluções sustentáveis.

“A inovação feita no Brasil tem maturidade para transformar realidades urbanas, conectando cidades e encurtando distâncias que antes pareciam impossíveis”, completou Klautau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário