A conta de luz é algo que assusta grande parte dos brasileiros, ainda mais quando vem mais salgada. Diante disso, uma das preocupações é sobre os aparelhos domésticos que estão conectados nas casas. Existe um específico, que consome muito mais do que aparenta e pode ser um verdadeiro vilão.
Não é a geladeira, nem o ar-condicionado
A resposta está na cozinha e não é a geladeira. Por incrível que pareça, o grande responsável que pode colocar a conta nas alturas é o forno elétrico. Usado em determinados momentos, ele exige uma quantidade enorme de energia para atingir as temperaturas mais altas
Um forno elétrico comum pode consumir entre 1.500 e 2.500 watts por hora de uso, que equivale a deixar vários aparelhos ligados ao mesmo tempo. Dessa forma, quanto maior o tempo de preparo e a potência escolhida, maior vai ser o impacto no consumo e, consequentemente, no bolso.
Os fornos mais antigos que não possuem um sistema tão eficiente de isolamento térmico possuem ainda mais trabalho para manter o calor interno, fazendo com que suba ainda mais a conta de luz, sem ser notado.
Como reduzir o impacto
Existem maneiras que podem reduzir o impacto do forno, ajudando a economizar sem comprometer seu uso. O primeiro é evitar pré-aquecer por muito tempo. Algumas receitas nem requerem esse tipo de prática.
Outra maneira é evitar abrir a porta do forno enquanto ocorre o preparo do alimento, pois isso gera uma perda de 20% do calor interno, fazendo com que o aparelho compense a diferença com mais consumo de energia.
Deixar o forno sempre limpo também ajuda bastante, pois a sujeira acumulada faz o aparelho demorar mais de atingir a temperatura ideal, o que gera maior gasto elétrico e tempo de funcionamento
Outros aparelhos com alto consumo
Também existem outros aparelhos que são vilões da conta da luz e exigem atenção. São eles:
Chuveiro elétrico
Ferro de passar roupa
Microondas
Entender o impacto de cada aparelho e saber utilizá-los de maneira ideal é fundamental para não ter surpresas ao chegar o famoso boleto no fim do mês.

Nenhum comentário:
Postar um comentário