domingo, 26 de outubro de 2025

Menino de 13 anos engole quase 200 ímãs e precisa remover parte do intestino

Um menino de 13 anos precisou remover parte do intestino em uma cirurgia após ingerir quase 200 ímãs de alta potência. O caso aconteceu na Nova Zelândia e mobilizou a equipe médica do Hospital Tauranga.

De acordo com relato publicado na revista científica The New Zealand Medical Journal, o adolescente deu entrada na unidade sentindo fortes dores abdominais. Ele admitiu ter engolido cerca de 100 ímãs de neodímio cerca de uma semana antes. No entanto, para surpresa da equipe médica, o número era ainda maior

Em um exame de raio-X, os médicos identificaram quatro cadeias lineares de ímãs em diferentes partes do intestino. O paciente passou por uma cirurgia que permitiu a remoção das peças do intestino delgado e do ceco intestinal, primeira porção do intestino grosso.

Segundo a publicação, os ímãs provocaram a morte de áreas do tecido intestinal por falta de irrigação sanguínea, processo conhecido como necrose por pressão. Apesar da necessidade de retirar parte do órgão, o adolescente se recuperou bem e recebeu alta oito dias depois.

Não há informações sobre o motivo que levou o menino a engolir os ímãs. No entanto, autoridades da Nova Zelândia vêm alertando para uma tendência recente em redes sociais, na qual crianças utilizam os objetos para simular piercings na língua, nariz ou lábios

Nenhum comentário:

Postar um comentário