O desvio provisório na BR-101, aberto após a interdição parcial da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, no Extremo sul do estado, entrou em colapso, nos últimos dias devido às fortes chuvas na região. Com o colapso a região gerou engarrafamento na manhã desta sexta-feira (24), sobretudo, afetando os veículos que transportam grandes cargas.
O trecho, que já era de terra, transformou-se em um cenário de buracos, lama e carretas atravessadas, resultando em interrupções constantes e longos engarrafamentos que afetam o transporte de cargas, a mobilidade de moradores e o transporte escolar.
O Radar News, esteve no local. A ponte original permanece liberada apenas para veículos leves, com peso máximo de cinco toneladas, enquanto todo o tráfego pesado precisa utilizar a estrada de terra alternativa.
Diante do caos no tráfego e da falta de uma solução duradoura para o problema estrutural da ponte, o deputado federal Neto Carletto (Avante) protocolou um requerimento formal ao Ministério dos Transportes e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O parlamentar exige explicações e transparência sobre a situação, classificando como "inadmissível" que a região continue afetada com o abandono de uma das principais ligações rodoviárias do estado. Carletto cobra o laudo que motivou a interdição, o cronograma de recuperação da ponte, detalhes dos contratos firmados e as medidas de segurança emergenciais adotadas.
O DNIT informou que uma nova ponte está em fase de planejamento para substituir a estrutura interditada. O custo da obra é estimado em cerca de R$ 100 milhões. No entanto, o órgão ainda não estabeleceu uma data para o início das obras, o que mantém a dependência da comunidade e dos caminhoneiros no desvio precário

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