Realizar compras on-line é um hábito cada vez mais frequente entre brasileiros, o que também tem aumentado o número de crimes cibernéticos com prejuízos diretos, aponta um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o Instituto Datafolha.
A pesquisa mostra que, somente nos últimos 12 meses, entre junho de 2024 e julho de 2025, 29,9 milhões de pessoas no país pagaram por um produto que não foi entregue, o que corresponde a 17,7% da população brasileira.
O prejuízo médio para as vítimas é de R$ 446, o que chega a R$ 13 bilhões quando agregados todos os casos de pessoas lesadas.
Segundo o relatório, este é o tipo mais comum de crime virtual com prejuízo direto para a vítima, seguido de golpes via PIX ou boletos falsos, fraudes contra cartão de crédito, golpes de investimento veiculados em publicidades na internet e fraude bancária em conta corrente ou poupança.
Exceto o último item, que não constava na pesquisa de 2024, os demais delitos apresentaram crescimento, mesmo que dentro da margem de erro. Segundo os pesquisadores, isso mostra uma tendência no aumento de crimes cibernéticos que lesam financeiramente a vítima de forma direta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário