segunda-feira, 7 de julho de 2025

Orkut vai voltar! Rede social prepara relançamento especial no Brasil

nos anos 2000 teve seu retorno confirmado. Orkut Büyükkökten, fundador da rede prepara um retorno com foco especial para o Brasil, que já chegou a reunir 30 milhões de perfis ativos, e apostando na nostalgia.

Orkut foi criado em 2004 por Orkut Büyükkökten, então engenheiro da Google, e encerrou atividades em 30 de setembro de 2014. Nos anos aúreos, a rede social teve o Brasil como principal motor de crescimento, superando os 30 milhões de usuários.

O novo Orkut

O objetivo do criador é que o novo Orkut é:

Resgatar a essência das comunidades temáticas;

Promover conexões autênticas;

Afastar-se da lógica de algoritmos voltados ao engajamento tóxico.

Além disso, existe uma definição quando a moderação de conteúdios considerados inadequados, que serão geridos através do uso de inteligência artificial, mas comprometer a liberdade de expressão.

O foco para esse relançamento do Orkut está justamente no público brasileiro, que mantém forte memória afetiva da rede original. A equipe liderada por Büyükkökten conta com especialistas tanto em São Paulo quanto no Vale do Silício.

O Orkut ainda não tem uma data oficial de lançamento, mas já conta com perfil de produto robusto e confiável.

Além dos brasileiros, outro público-alvo é a geração Z, que busca experiências digitais menos exaustivas e mais genuínas. A proposta inclui criar um ambiente de pertencimento e simpleza, em contraste com a polarização e superficialidade das plataformas modernas dominantes.

Histórico

Orkut foi criado em 2004 por Orkut Büyükkökten, então engenheiro da Google, e encerrou atividades em 30 de setembro de 2014. A queda de popularidade aconteceu após a febre do Facebook, a partir de 2011.

Após 8 anos fora do ar, o endereço orkut.com foi reativado com uma carta do fundador anunciando o desenvolvimento de algo novo.
Histórico

Orkut foi criado em 2004 por Orkut Büyükkökten, então engenheiro da Google, e encerrou atividades em 30 de setembro de 2014. A queda de popularidade aconteceu após a febre do Facebook, a partir de 2011.

Após 8 anos fora do ar, o endereço orkut.com foi reativado com uma carta do fundador anunciando o desenvolvimento de algo novo.

O Orkut foi uma das primeiras redes globais a apostar em fóruns temáticos e comunidades. Conforme entrevistas recentes do seu criador, a rede social deverá ter uma abordagem mais humana e menos voltada à monetização do engajamento.

O que já se sabe até o momento

Qual o público-alvo do Orkut?

Brasil e jovens da Geração Z

Qual o foco principal?

Comunidades, segurança, resgate de essência e abordagem mais humana

Data de lançamento?

Ainda não foi divulgada, mas o projeto segue em desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário