Dois tremores de terra foram registrados, no domingo (20) e terça-feira (22), em Vera Cruz, cidade da região metropolitana de Salvador, com cerca de 39 horas de diferença. A informação foi divulgada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis - UFRN).
O tremor foi sentido com intensidade por moradores da região, que relataram a movimentação de móveis e uma vibração perceptível no chão de suas casas. Um sismógrafo foi instalado pelo Labsis na cidade para monitorar atividade sísmica em tempo real.
No primeiro dia, o abalo foi registrado às 22h45 e a magnitude preliminar do tremor foi calculada em 2.4. Na ocasião, não houve relatos de moradores da região que tenham sentido algum
Já na terça-feira, a atividade foi sentida pela população e ocorreu às 14h13 de terça, com magnitude preliminar de 1.8
Dicas de segurança
O LABSIS informou dicas de segurança importantes de como agir durante um abalo sísmico. Confira abaixo:
Quando sentir um tremor forte, proteja-se sob uma mesa ou mesa resistente e use uma almofada para proteger a cabeça de objetos que caiam.
Uma vez que a agitação pare, verifique se há fontes de fogo e apague-as ou desligue-as (incluindo fornos a gás).
Procure manter a calma e evitar objetos caídos ou quebrados. Além disso, fique dentro de casa para evitar a queda de objetos, como placas na frente dos prédios, se possível.
Abra uma porta ou janela para poder escapar, se necessário, com cuidado, pois as portas e janelas podem ficar empenadas e emperradas.
Se estiver do lado de fora, tente ficar longe de paredes, portões ou qualquer objeto que possa tombar.
Em caso de perigo de incêndio ou tsunami, dirija-se a uma área de evacuação designada. Parta para terrenos mais altos se estiver na costa.
Obtenha informações precisas e oficiais, para seguir as instruções.
Em caso de evacuação, certifique-se de desligar o disjuntor e a rede de gás em seu escritório ou casa antes de sair, se o tempo permitir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário