A Operação Off Label está em execução desde as primeiras horas desta terça-feira (30), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), pela Polícia Federal (PF). Ocorrido também no estado do Maranhão, a força-tarefa combate a importação de medicamentos para tratamento da diabetes.
Quatro mandados de busca e apreensão são executados para desarticular um esquema praticado por médicos e clínicas. Os profissionais têm indicado remédios na forma off label – que configura a prescrição de medicamentos com fins diferentes daqueles descritos na bula – para emagrecimento de pacientes.
Essa operação é um desdobramento da prisão de um brasileiro, que desembarcou de voo procedente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com conexão na Inglaterra. Ele portava 32 caixas do medicamento, com uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porém sem venda no Brasil, de acordo com informações do portal Metrópoles.
Na oportunidade, o detento tentou forjar o pagamento de R$ 30 mil em impostos, quando apresentou laudo médico e receitas. Por outro lado, depois de análise de técnicos da Anvisa, os documentos foram identificados como falsos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário