quinta-feira, 18 de julho de 2019

Tomar muito café aumenta chance de pressão alta em pessoas predispostas

Tomar muito café aumenta chance de pressão alta em pessoas predispostas
Foto: Reprodução/Getty Images
A ingestão de mais de três xícaras de café diariamente potencializa em até quatro vezes a possibilidade de pessoas predispostas apresentarem pressão alta. Esta foi a constatação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Clinical Nutrition.

Durante o estudo, 533 pessoas foram entrevistadas no Inquérito de Saúde do Município de São Paulo. Os pesquisadores não observaram associação significativa entre o café e os níveis de pressão arterial no caso de pessoas que consumiam até três xícaras por dia.

Os cientistas consideraram como pressão arterial elevada valores acima de 140 por 90. Eles estabeleceram escores genéticos de risco e analisou o consumo de café dos participantes (menos de uma xícara, entre uma e três xícaras, e mais de três xícaras), além da pressão arterial deles.

A pesquisa mostrou que o grupo que tinha a pontuação mais elevada no escore genético e que bebia mais de três xícaras de café, a possibilidade de ter pressão alta era quatro vezes maior do que de quem não tinha a predisposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário