terça-feira, 13 de dezembro de 2016

ITARANTIENSE HUDSON ROCHA, SE DESTACA EM OFICINA PROMOVIDA PELA FUNARTE

Já não é novidade que o itarantiense se destaca, onde quer que esteja, seja por sua irreverência, criatividade ou por seus talentos, ainda mais, quando falamos de CULTURA.
Entre os dias 08 a 11 de Dezembro 2016, foi a vez do jovem Orientador Social, Artista e Produtor Cultura, HUDSON ROCHA, honrar essa tradição. 

Em parceria com a FUNDAÇÃO NACIONAL DAS ARTES (FUNARTE), A SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA (SECULT BA), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), realizou entre os dias 08 e 11 de dezembro a Oficina O Avesso da Cena, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. A oficina foi realizada através do Programa de Oficinas de Capacitação Técnica e Artística em Artes Cênicas da Funarte 2016.

Ministrada pelo gestor cultural e membro dos conselhos gestores do Galpão Cine Horto e da Casa do Beco, Romulo Avelar, a formação teve como objetivo estimular o empreendedorismo, discutir a sustentabilidades dos grupos locais e incentivar o desenvolvimento de ações coletivas e colaborativas.

HUDSON, foi o único participante selecionado pela organização do evento, que não era de Vitória da Conquista. Para participar do curso, era necessário inscrever-se no site dos espaços culturais mediante currículo artístico, além das participações em 2 edições do FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE TEÓFILO OTONI, com o grupo de teatro, Diadema de Pedra, apresentações na UESB campus de Itapetinga com o personagem, CURIÓ e no IF Baiano, com o grupo de teatro, Adorart, ainda destaca-se em seu currículo, as inúmeras apresentações no CRAS de Itarantim e em eventos municipais com o PLUS Artes Cênicas e o NUCA, alem de uma vasta lista de formação técnica e artística. Sendo ele, o destaque no site ESPAÇOS CULTURAIS DA BAHIA, em matéria sobre o evento.

Em avaliação, Avelar constatou que esse tipo de ação é raro na região e o espaço da oficina foi uma oportunidade de reflexão sobre as políticas culturais na cidade. “Além do aprendizado, acho que houve um desdobramento do encontro dessas pessoas, mais do que sobre processos de gestão e produção, mas sobre o cenário cultural da cidade”, analisa. 

O orientador social Hudson Rocha viajou de Itarantim para acompanhar todos os dias de aula em Vitória da Conquista. Ele acredita que a oficina foi um aspecto motivador para os grupos locais, por ter criado um ambiente para o intercâmbio não só de experiências, mas também de trocas materiais. “Os grupos se sentem acolhidos nesse tipo de oficina, pois é como se acendesse uma chama no processo criativo deles, fazendo-os perceber que existem outros caminhos e portas que podem ser trilhadas”, diz Rocha. 

para maiores informações acesse:
www.espacosculturais.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário