segunda-feira, 25 de novembro de 2013

BAHIA: Prefeito que não acabar com lixões pode ficar cinco anos na cadeia

O prazo para os prefeitos de todo o Brasil acabarem com os lixões e tomarem outras providências relacionadas à gestão do lixo produzido nos municípios que governam está logo ali. Por determinação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos (nº 12.305/2010), de autoria do Ministério do Meio Ambiente, os gestores municipais devem elaborar, até 2 de agosto do ano que vem, um plano de gestão integrada dos resíduos sólidos, focado no fim dos lixões e construção de aterros sanitários, além de implantar a coleta seletiva e promover a educação ambiental. A nova lei prevê ainda aos municípios regular o setor produtivo quanto ao manejo e disposição final dos resíduos e promover a inclusão social dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. No entanto, a realidade dos municípios baianos e depoimentos de prefeitos entrevistados pelo CORREIO mostram que dificilmente as determinações da lei serão cumpridas dentro do prazo, o que pode acabar complicando a vida dos gestores. É o que afirma a promotora de Justiça Coordenadora da Câmara Temática de Saneamento do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA), Karinny Guedes. “Após o prazo, os prefeitos poderão ser responsabilizados judicialmente, inclusive, por prática do crime. O desejável é que (os prefeitos) se conscientizem não só das imposições legais, como também das nefastas consequências aos munícipes da existência dos famigerados lixões”, afirmou. Leia mais no Correio*.


(EM ITARANTIM É DIFERENTE) O LIXÃO DO MUNICÍPIO, JÁ É MODELO PARA AS OUTRAS PREFEITURAS


                                                                                                VEJA AS FOTOS:
Esta iniciativa é mais uma ação da Prefeitura de Itarantim para a solução do problema do lixo . São devido às boas práticas de manejo, que a operação e compactação dos resíduos no aterro da sede do município que proporcionam a confiança que o lixão do município está sendo tratado como deve ser.
O aterro sanitário é o único método recomendável de disposição final de lixo. A implantação de aterros sanitários só traz benefícios para a sociedade, pois acaba com a agressão ao meio ambiente, evita o risco de poluição de mananciais ou de lençóis freáticos, impede a proliferação de vetores como moscas, baratas e ratos, além de possibilitar a utilização dos gases gerados pela decomposição da matéria orgânica como fonte de energia.
Eu tenho a oportunidade de trabalhar para que a nossa cidade seja uma das melhores da Região em qualidade de vida. Porque coragem para trabalhar e buscar soluções para os problemas dos moradores nunca foi problemas para a nossa equipe. Aceitamos os desafios e buscamos a solução sempre com a parceria dos órgãos do Governo.” Destacou o DR.
É o prefeito Dr Paulo cumprindo seus compromissos. Em apenas 10 meses, já fez muito pelo município. Ainda falta muito. Mas é impossível realizar tanto em cinco meses de gestão o que a oposição não fez em mais de 16 anos.

ADM: UMA CIDADE MELHOR PARA TODOS ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário