Localizada no sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista comemora neste domingo (9), 185 anos de emancipação política. Conhecida como a “Suíça Baiana” por seu clima predominantemente frio e seco, a cidade se destaca não apenas pelas baixas temperaturas - que podem chegar a 9ºC no inverno -, mas também pelo papel estratégico que exerce na economia e no desenvolvimento regional
Com quase 400 mil habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 7 bilhões, o município ocupa a 3ª posição entre as maiores economias do Estado, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana.
Em entrevista exclusiva a A TARDE, a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) ressaltou a importância da data para os moradores. Segundo ela, “é um momento de orgulho e gratidão - tanto para os conquistenses quanto para os conquistados, como carinhosamente chamamos aqueles que, mesmo não tendo nascido aqui, escolheram esta cidade para viver e construir suas histórias”.
O município tem vivenciado um ciclo de obras e investimentos voltados à modernização da infraestrutura e ao fortalecimento dos serviços públicos - marca da gestão da primeira mulher eleita para comandar o Executivo municipal.
“Vitória da Conquista é, hoje, o principal polo do sudoeste da Bahia e uma das cidades mais promissoras do interior do Nordeste. Somos referência em educação, saúde, comércio, segurança e serviços, e exercemos uma liderança natural em toda a região. Estamos trabalhando com determinação para garantir ainda mais qualidade de vida à população de Vitória da Conquista. Esse tem sido o eixo central das nossas ações: cuidar das pessoas, modernizar a cidade e entregar resultados concretos em todas as áreas”, afirmou.
Entre as principais entregas da administração estão:
UPA Municipal da Zona Oeste;
Nova Unidade Básica de Saúde do Ibirapuera;
Serviço Especializado de Atendimento à Mulher e à Infância (Seami)
Requalificação de mais de 100 escolas municipais e da ampliação do ensino em tempo integral.
A prefeitura também tem executado obras de revitalização da Avenida Brumado, a recuperação da Lagoa das Baleias, a criação do Complexo de Escuta Protegida e de novos espaços públicos de lazer.
A educação, segundo a chefe do Executivo, é uma das prioridades da gestão. “Trabalhamos para oferecer ensino público de qualidade em todas as etapas, com escolas mais estruturadas, acessíveis e acolhedoras. Avançamos na implantação do ensino em tempo integral, ampliando o tempo de permanência dos alunos na escola e oferecendo uma formação mais completa, com atividades esportivas, culturais e de reforço pedagógico”.
“Também temos investido na valorização dos professores e servidores da educação, na modernização dos métodos de ensino e no uso de novas tecnologias que aproximam o aprendizado da realidade dos nossos estudantes”, acrescentou.


Nenhum comentário:
Postar um comentário