terça-feira, 17 de junho de 2025

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha terá tráfego parcialmente liberado após 1 mês interditada

O Ministério dos Transportes antecipou para esta quarta-feira (18), a partir das 6h, a liberação parcial da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no Km 661 da BR-101, em Itapebi, no sul da Bahia. A medida vale para veículos leves e de serviços essenciais e foi articulada com o governo da Bahia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para minimizar os impactos à mobilidade durante o período dos festejos juninos. A ponte estava interditada desde o dia 5 de maio.

“A liberação vai aliviar bastante a situação da população, que precisa circular para trabalhar, estudar, buscar atendimento de saúde e garantir serviços essenciais, como a limpeza urbana, que é muito importante naquela região. Vamos garantir essa reabertura parcial com segurança”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Estão autorizados a circular sobre a estrutura carros de passeio, vans de passageiros, ambulâncias e viaturas policiais.

O tráfego de caminhões e ônibus de qualquer natureza permanece proibido. A travessia funcionará em sistema de “Pare e Siga”, com monitoramento das forças de segurança. O descumprimento das regras implicará multa e retenção do veículo.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida, informou que a PRF atuará com efetivo reforçado, inclusive de outros estados, em regime de plantão 24 horas. A operação terá duração inicial de 30 dias, podendo ser prorrogada conforme a necessidade.

Tráfego parcial

O Dnit informou ter executado os serviços necessários para permitir a reabertura parcial da ponte, como a retirada da camada de asfalto, limpeza da drenagem e definição do plano operacional de tráfego. A estrutura será monitorada continuamente pelos 15 dias seguintes à liberação, e uma nova avaliação técnica será realizada ao fim desse período para verificar a possibilidade de ampliação do tráfego no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário